Os frutos da árvore, que não toleram bem as geadas, mas resistem à seca, são ricos em ácidos orgânicos, flavonóides e sacarídeos. Os damascos contêm pequenas quantidades de pectina, mas à medida que a fruta amadurece, a concentração dessa substância diminui. Para obter um doce espesso, a mistura de frutas precisa ser cozida por muito tempo. Você pode evitar o tratamento térmico prolongado se adicionar pectina à geléia de damasco, e a receita não é difícil de encontrar. O espessante é vendido em lojas e é feito de frutas, geralmente maçã.
Características do preparo de geléia de damasco com pectina para o inverno
Para agradar a sua casa com uma sobremesa perfumada feita de frutas vermelhas, utiliza-se um agente gelificante. As frutas têm caroços porque contêm ácido tóxico. Cozinhe a geléia em fogo baixo, retirando constantemente a espuma.
Lista de ingredientes
Além dos damascos, para preparar a iguaria você vai precisar de açúcar e um espessante. Algumas donas de casa adicionam canela, cravo ou gengibre em pó à massa de frutas.
Preparo da comida
Os damascos maduros são lavados na torneira e os caroços são removidos. As frutas são cortadas em rodelas sem retirar a casca ou moídas no liquidificador.
Como preparar recipientes
A geléia é colocada em pequenos potes de vidro. A integridade da louça é verificada, lavada de poeira e sujeira com mostarda ou refrigerante. Então o recipiente é esterilizado:
- sobre vapor;
- no microondas;
- em um recipiente com água fervente;
- no forno.
Pratos de meio litro são desinfetados por 10 minutos. Após a desinfecção, os frascos são secos.
Como fazer geléia de damasco com pectina
O espessante, obtido a partir de maçã, casca de limão e polpa de abóbora, é inodoro, não interrompe o aroma das frutas e não altera sua cor. Para preparar geléia de damasco para armazenamento a longo prazo, leve:
- 1kg de frutas;
- 4 colheres de sopa. Saara;
- 10 g de pectina.
As frutas devem ser lavadas na torneira, a polpa sem caroço colocada no liquidificador e picada. Coloque o purê em uma tigela, acrescente o açúcar e leve ao fogo. Durante o cozimento, é necessário retirar a espuma. Quando a massa ficar homogênea, os cristais se dissolvem, resfrie, acrescente a pectina e ferva por 5 ou 6 minutos.
A geléia de damasco também é preparada de outra forma:
- Um quilo e meio de frutas, você pode pegar as quebradas e maduras, dividir em partes, tirar as sementes.
- As frutas são transferidas para uma tigela onde é derramado um copo de água fervente. Cubra o recipiente e deixe agir por um quarto de hora.
- Moa os damascos numa peneira e retire as cascas.
- A massa é combinada com açúcar em proporções iguais.
- Ferva o purê adicionando 200 ml de água por 20 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.
Uma sobremesa brilhante e aromática assim preparada fica espessa mesmo sem gelatina. Quando quente, a iguaria é colocada em um recipiente estéril e lacrado com tampa vaporizada.
Como armazenar geléia adequadamente
A geléia de damasco, preparada estritamente de acordo com a receita, pode durar muito tempo sem perder o sabor e o aroma, se você guardar os potes na geladeira ou no porão, onde não há mudanças bruscas de temperatura e não há luz solar direta.
A geléia em recipiente estéril não estraga por 2 ou 3 anos; recomenda-se que a sobremesa de damasco com caroço seja consumida em até 12 meses.
Se o doce for cristalizado, não é jogado fora, mas sim digerido. O vinho é feito de geléia fermentada.
Sobremesas preparadas sem tratamento térmico, bagas ou frutas simplesmente moídas com açúcar, são conservadas apenas na geladeira por no máximo seis meses.