As groselhas são uma das bagas a partir das quais se prepara a compota ou o doce sem a utilização de agentes gelificantes adicionais. Assim como a groselha ou a maçã, contém pectina - um espessante natural que permite obter uma sobremesa espessa. Junto com a receita clássica de geléia de groselha e laranja, são preparadas opções para o inverno com adição de maçã, gengibre, banana e outros aditivos aromáticos.
- Características de fazer geléia de groselha e laranja para o inverno
- Preparação de matérias-primas
- Como preparar recipientes?
- Como fazer geléia de groselha e laranja em casa?
- Receita sem cozinhar
- Com suco de limão
- Com kiwi
- Com maçã e canela
- Com mel
- Com banana
- Com gengibre
- Com limão em um moedor de carne
- Confiture transparente com hortelã
- Regras para armazenar o produto acabado
Características de fazer geléia de groselha e laranja para o inverno
A tecnologia não é um prato simples. Mesmo uma dona de casa experiente não conseguirá fazer geléia se não conhecer algumas regras de culinária. Dizem respeito à preparação dos frutos silvestres para cozinhar, à escolha dos pratos e à determinação do grau de preparação.
Recursos gerais da receita:
- Bagas verdes (assim como amostras estragadas) estragam o sabor da massa doce. Ao mesmo tempo, podem ser usadas groselhas ligeiramente machucadas (se ainda não apareceram vestígios de podridão).
- As caudas, talos e grãos de cada baga são removidos. Embora o processo seja minucioso, não deve ser negligenciado porque os fragmentos removidos permanecem duros após o cozimento.
- Você não pode adicionar água. Isso fará com que o confiture não adquira a espessura desejada.
- É proibido ferver geléia em panelas de inox. Quando o metal entra em contato com os ácidos das frutas vermelhas, formam-se compostos prejudiciais ao corpo.
É importante não perder o momento de prontidão. Tanto a massa doce mal cozida quanto a demais resultarão na transferência de produtos. A única maneira de reconhecer o grau de espessura desejado é colocar um pouco de geléia no pires e passar uma colher sobre ele. As bordas devem retornar lentamente à sua posição original. Se isso acontecer rapidamente, a massa será ainda mais cozida.
Preparação de matérias-primas
A receita clássica contém apenas 3 ingredientes: groselhas, laranja e açúcar. Os cítricos devem ser suculentos, sem partições secas. Se a geléia for feita com raspas, é aconselhável cortar a parte branca da casca (adicionará forte amargor).
A etapa mais trabalhosa do preparo é a limpeza dos bagos. As caudas com estacas são removidas apenas manualmente. Tesouras de unha são adequadas para esse fim.
O processo de extração de sementes pode ser bastante simplificado. Para isso, as groselhas são fervidas separadamente até ficarem macias e depois passadas por uma peneira.
Como preparar recipientes?
Para fazer sua própria geléia de groselha e laranja para o inverno, você precisará de pratos para preparo e potes para armazenamento. Uma bacia esmaltada seria a opção ideal para cozinhar. Seu design proporcionará a maior área de evaporação possível, de modo que a fervura ocorrerá mais rapidamente e a probabilidade de queima do doce será reduzida.
Os recipientes de armazenamento devem ser de vidro e hermeticamente fechados. Antes de colocar a geléia neles, os potes e as tampas são esterilizados de forma conveniente (no vapor, no forno ou no micro-ondas).
Como fazer geléia de groselha e laranja em casa?
São dezenas de receitas de geléia de groselha e laranja. Alguns excluem o cozimento para maximizar a preservação das vitaminas, outros passam os ingredientes por um moedor de carne para acelerar o processo e outros acrescentam sabores naturais (hortelã, gengibre, canela, limão).
Receita sem cozinhar
Se você precisar conservar groselhas por no máximo 2 semanas, a melhor maneira de fazer isso é fazer geléia “crua” sem tratamento térmico.
Composto:
- groselhas - 2 quilogramas;
- laranja – ½ parte;
- açúcar – 6 copos.
Passe as groselhas lavadas e secas por um moedor de carne. Faça o mesmo com frutas cítricas. Adicione o açúcar e misture. Despeje a mistura em recipientes esterilizados, cubra com tampas plásticas e leve à geladeira.
Com suco de limão
Adicionar suco de limão prolongará ligeiramente a vida útil da geléia crua.
Composto:
- groselhas e açúcar - 2 quilos cada;
- laranja e limão - 2 peças cada.
Moa os frutos lavados, junto com a laranja, em um moedor de carne. Adicione o açúcar e mexa até que os cristais se dissolvam. Esprema o suco dos limões e despeje no purê preparado. Despeje a geléia em potes esterilizados e leve à geladeira para armazenamento.
A presença de suco de limão pode deixar a geléia líquida. Neste caso, será necessário um cozimento adicional e a introdução de um espessante (ágar-ágar, pectina).
Com kiwi
A introdução de um componente exótico – o kiwi – dará um toque verde à sobremesa.
Composto:
- groselhas e kiwi - 1 quilo cada;
- açúcar – 2 quilos;
- suco de limão – 3 colheres de sopa;
- laranja - 2 peças.
Faça um purê de frutas vermelhas e kiwis descascados. Moa a laranja em um moedor de carne e adicione à mistura base junto com o suco de limão. Adicione o açúcar e leve ao fogo baixo. Assim que começar a ferver, cozinhe a geléia por 30 minutos. Despeje a sobremesa pronta em potes esterilizados e enrole.
Com maçã e canela
Se você adicionar 2 maçãs e 1 colher de chá de canela à receita sem cozinhar, obterá geléia com um tom pronunciado de marmelada. Para isso, moa os frutos silvestres com a laranja e o açúcar e ferva-os. As maçãs são escaldadas em um pouco de água. Depois tudo é moído na peneira, temperado com canela e fervido até engrossar.
Com mel
Se desejar, o açúcar pode ser substituído por mel, mas este produto não pode ser armazenado por mais de 14 dias.
Composto:
- bagas – 2 quilogramas;
- laranjas – 1 quilograma;
- mel - a gosto.
Ferva levemente o purê de frutas vermelhas com frutas cítricas. Se a composição ficar muito espessa, adicione um pouco de água. Retire a geléia do fogão e acrescente o mel. Despeje em recipientes estéreis.
Com banana
Composição clássica: 1 quilo de groselhas e açúcar + 2 laranjas, complementadas com 2 bananas, 1 colher de canela e 8 cravos.Purê de frutas e bagas usando qualquer método disponível. Adicione o açúcar e deixe por 2 horas. Ferva por cerca de 7 minutos, acrescente os temperos e despeje em potes.
Com gengibre
A raiz de gengibre ajuda a realçar o sabor da geléia de uma nova maneira.
Composto:
- purê de 2 laranjas;
- groselhas - 2 quilogramas;
- açúcar – 1,4 quilograma;
- gengibre ralado – 2 colheres de chá;
- canela em pó – 1 pitada.
Cubra as groselhas picadas com o purê de laranja com açúcar e deixe por 6 horas. Adicione especiarias e cozinhe por 40 minutos. Distribua a geléia pronta em recipientes estéreis.
Com limão em um moedor de carne
Uma das receitas rápidas para fazer geléia. Os produtos são consumidos nas mesmas proporções da versão com suco de limão. A diferença é que os dois tipos de frutas cítricas, junto com as frutas vermelhas, são virados em um moedor de carne. O purê resultante é coberto com açúcar e deixado por uma hora. Por fim, a geléia é fervida por 16 minutos com agitação contínua.
Confiture transparente com hortelã
A geléia adquirirá um aroma refrescante especial se você adicionar algumas folhas de erva-cidreira ou hortelã.
Composto:
- groselhas e açúcar - 2 quilos cada;
- hortelã – 10 folhas;
- laranja - 3 peças.
Bata os frutos silvestres e a polpa da fruta no liquidificador. Deixe ferver com o restante dos ingredientes e cozinhe por 10 minutos. Passe por uma peneira e aqueça por mais 15 minutos. Coloque a geléia em potes limpos e feche bem.
Regras para armazenar o produto acabado
Para garantir que a geléia tenha uma vida útil longa (até 2 anos), é necessário prestar atenção especial à esterilização dos recipientes. Os potes devem estar completamente secos antes de despejar a confeitaria. O período máximo de armazenamento só é possível para produtos cozidos com grande quantidade de açúcar.
A temperatura ambiente deve ser fria. Também é melhor evitar os raios solares.