Os frutos em formato de pêra ou oblongos, cobertos por casca roxa brilhante, são plantados na região sul. As berinjelas têm polpa saborosa e macia, mas crescem rapidamente e acumulam compostos tóxicos. Os vegetais jovens são utilizados no preparo de refeições e lanches, as berinjelas assadas são as mais úteis, no inverno saturam o corpo com fibras e vitaminas.
- Características do preparo de berinjelas assadas para o inverno
- Preparando recipientes e ingredientes principais
- Métodos de colheita
- Receita clássica de berinjela assada no forno
- Berinjelas assadas “como numa fogueira”
- Método de cozimento sem vinagre
- Sem esterilização
- Em molho de tomate
- Pimentão Assado com Berinjela
- Armazenamento adicional de preservação
- Por quanto tempo os espaços em branco podem ser armazenados?
Frutas maduras também são consumidas, mas só se tornam comestíveis depois de imersas em água salgada.
Características do preparo de berinjelas assadas para o inverno
A polpa dos mirtilos jovens é muito macia, mas quando os vegetais amadurecem começa a ter um sabor amargo. O sabor desagradável é dado aos frutos pela carne enlatada, que se acumula nas lavouras de erva-moura. Antes de assar ou fritar, primeiro é necessário remover o amargor das berinjelas. Para isso, os vegetais são cortados em rodelas, colocados por 30 ou 40 minutos em um litro de água, dissolvendo nele uma colher de sal e colocando um peso por cima.
Preparando recipientes e ingredientes principais
Os potes onde são colocadas as berinjelas assadas são limpos de contaminação com refrigerante, colocados em uma assadeira com o gargalo para baixo, aquecidos a 160 ° C, e retirados quando as paredes estão secas. Em banho-maria, o recipiente é esterilizado por um quarto de hora. As berinjelas encharcadas são lavadas na torneira e deixadas escorrer.
Métodos de colheita
Os pequeninos azuis são assados, embrulhados em papel alumínio, no forno, no fogão a gás, no fogo, na grelha. Acompanha bem outros vegetais, com carne picada e queijo, cozido inteiro, em rodelas, recheado, com requeijão, frito e marinado. Os melhores petiscos são feitos com tomate e alho.
Receita clássica de berinjela assada no forno
Os pequeninos azuis são bons quentes ou frios, comidos como segundo prato ou como acompanhamento. Para o inverno, algumas donas de casa tentam assar berinjela com legumes. Para selar um quilo e meio de jovens azuis em potes, use:
- alho;
- 500g de tomate;
- 1 pimentão;
- vinagre e óleo vegetal - 40 mm cada.
Todos os componentes devem ser bem enxaguados em água corrente, os caules devem ser retirados da berinjela, a casca não deve ser retirada, mas perfurada em vários lugares.
Cubra a assadeira com papel manteiga, disponha os mirtilos e os pimentões, leve ao forno os legumes a 200 ° C por 40–45 minutos. Os tomates são escaldados com água fervente e deixados na água por um curto período de tempo. Retire as berinjelas do forno e retire as cascas. Os pimentões são cortados em tiras.
No pote preparado é necessário dispor os legumes em camadas, adicionar os tomates pelados, polvilhar com alho amassado e sal, temperar com azeite e vinagre. Esterilizei a alface por 20-30 minutos até que as alfaces azuis soltem o suco.
Berinjelas assadas “como numa fogueira”
Os vegetais preparados de acordo com esta receita têm um sabor incomum, como se tivessem sido cozidos em fogo aberto e não assados no fogão a gás:
- Combine 3 colheres de sopa em uma tigela. colheres de azeite ou óleo de girassol, 1 colher de chá. suco de limão, uma pitada de açúcar.
- Pique as verduras, pique o dente de alho e pique a cebola.
- Duas pimentas são colocadas em uma grelha montada em um queimador de gás, assadas até ficarem macias e depois colocadas em um saco.
- Proceda de forma semelhante com 2 berinjelas, pique-as e coloque-as numa tigela junto com o pimentão cortado em tiras.
Para evitar que o lanche estrague, transfira-o e esterilize-o em potes. Os vegetais ficam aromáticos, como se fossem assados no fogo.
Método de cozimento sem vinagre
Você pode fechar o delicioso refogado para o inverno, para isso as berinjelas verdes são cortadas em cubos. As cenouras são picadas no ralador grosso. Numa frigideira frite a cebola, acrescente as tiras de pimenta, depois de 3 minutos acrescente o restante dos legumes e cozinhe até ficar macio sob a tampa.
Coloque os tomates, o alho, a salsa no liquidificador e bata até ficar homogêneo. O molho é colocado na frigideira e cozido por mais 10 minutos com o restante dos ingredientes. Para preparar o refogado você vai precisar de:
- 2kg de berinjela;
- 700g de tomate;
- 4 pimentas;
- 400 gramas de cenoura.
Para conservar o aperitivo por muito tempo, com uma colher de pau, transfira cuidadosamente os legumes para potes, que são imersos em água fervente por um quarto de hora, enrolados e isolados com uma manta.
Sem esterilização
Usando uma quantidade mínima de ingredientes, as berinjelas ficam fechadas para o inverno. Os vegetais adquirem um sabor tal que podem ser confundidos com cogumelos. A não necessidade de esterilização permite preservar componentes úteis e economizar tempo:
- Dois quilos e meio de mirtilos são cortados em cubos, mergulhados em água fervente e fervidos por 2-3 minutos.
- Coloque as berinjelas em uma frigideira com azeite, frite até dourar, acrescente o endro picado e o alho picado.
- O vinagre é colocado nos vegetais, sem desligar, apenas reduzindo o fogo, e transferido com cuidado para potes esterilizados.
Se já apareceram sementes nas berinjelas, cozinhe-as por um quarto de hora. Além dos azuis, são utilizados 100 ml de vinagre, um copo de óleo de girassol, 100 g de sal, 2 ou 2,5 litros de água e uma cabeça de alho.
Em molho de tomate
Berinjelas assadas com molho de tomate retêm o máximo de vitaminas e minerais, nos quais ambas as frutas são ricas. Os jovens azuis são furados com um garfo em vários locais e levados ao forno durante meia hora, aquecido a 150 °C.
Tomates cortados em rodelas, pimentões em tiras e alho picado são colocados no liquidificador. O purê acabado é misturado com açúcar, temperos e sal, levado ao fogo, onde é fervido por um quarto de hora e combinado com vinagre.
Os azuis assados são descascados e transferidos para uma jarra, que é recheada com molho de tomate. Para 2 berinjelas você precisa de:
- ¼ quilo de tomate;
- 1 pimentão;
- pimenta e ervilhas a gosto;
- uma colher de vinagre e açúcar;
- 15g de sal.
Para guardar para o inverno, os vegetais na panela são esterilizados por cerca de 20 minutos, os potes são hermeticamente fechados e virados de cabeça para baixo.
Pimentão Assado com Berinjela
Lanches ricos em vitaminas levam muito tempo para serem preparados, mas depois você terá o que servir com pratos quentes. Os azuis, junto com a casca, devem ser cortados em rodelas finas e embebidos em água salgada. Pimentões de cores diferentes são retirados das sementes, as cebolas e os alhos são descascados, cortados em rodelas, misturados e deixados em uma tigela para que os vegetais liberem o suco.
Após 3 ou 4 horas, todos os ingredientes são colocados em potes de 0,5 litro e levados ao forno frio, aquecendo gradativamente até 200 ° C, após a fervura da massa a temperatura é reduzida para 150, leve ao forno por mais 50-60 minutos.
Para preparar 4 kg de berinjela você precisa levar:
- 500 ml de óleo de girassol;
- cebola e pimentão - 1,5 kg cada;
- essência de vinagre - 1 colher de sopa. eu.;
- um monte de endro;
- alho - 10 cabeças;
- sal - 60g.
Os potes de legumes são retirados do forno, torcidos e virados de cabeça para baixo. O lanche acaba sendo aromático e muito saudável para o corpo.
Armazenamento adicional de preservação
As berinjelas frescas não duram até a primavera, como as batatas ou as cenouras, mesmo que você as deixe na geladeira. Os vegetais estragam dentro de um mês ou um mês e meio.
A preservação com vinagre é armazenada em temperatura de 5 °C e baixa umidade. Se os potes de berinjela assada estiverem esterilizados há um certo tempo, não precisam ser levados para o porão, mas sim guardados na despensa ou no quarto.
Por quanto tempo os espaços em branco podem ser armazenados?
A conserva deixada no apartamento deve ser consumida no prazo de 12 meses. Você pode guardar lanches com vinagre de vegetais em casa se todas as regras forem seguidas durante o preparo.
Na adega, os potes hermeticamente fechados e esterilizados com mirtilos são armazenados por 2 a 3 anos, mas é melhor enrolar legumes frescos todo outono.