Okroshka é um prato delicioso cujos principais ingredientes são vegetais frescos e ervas. Há uma opinião de que okroshka é um prato exclusivamente de verão. Porém, você pode saborear o sabor do prato no inverno. Para isso, basta preparar os ingredientes com antecedência. Para preparar okroshka para o inverno, você precisará dos mesmos produtos usados para prepará-lo fresco. Basta seguir as regras de armazenamento para que não percam suas qualidades.
Especificações do preparo do molho okroshka para o inverno
Os ingredientes da okroshka devem manter o frescor e não perder nutrientes durante o armazenamento. Alimentos mal preparados deterioram-se rapidamente e tornam-se impróprios para consumo.
Para garantir que os produtos mantenham suas propriedades por mais tempo e não se estraguem, eles são colocados em recipientes estéreis e armazenados em local fresco. Para melhor conservação, adiciona-se sal e vinagre ao produto. A raiz-forte também é um conservante natural.
Além disso, a mistura preparada de vegetais e ervas é pasteurizada, depois coberta com tampas e armazenada.
Lista de ingredientes
Para preparar okroshka para o inverno você precisará de:
- pepinos – 500-600 g;
- raízes de raiz-forte – 200-300 g;
- rabanetes – 10 unid.;
- endro – 400 g;
- cebolinha – 300-400 g;
- sal – 2-3 colheres de sopa. eu.;
- vinagre – 2 colheres de chá.
Recursos de seleção de produtos
Os vegetais e ervas devem estar limpos, sem sinais de danos ou podridão. É aconselhável levar pepinos jovens para okroshka. Neste caso, você não precisa cortar a pele deles.
Pepinos maduros devem ser descascados e sem sementes.
Devem ser escolhidas raízes de raiz-forte que sejam lisas, firmes, sem danos ou manchas e não secas. A polpa deve ser branca e uniforme. O comprimento das raízes maduras é de 20 a 25 cm.
Como preparar adequadamente o recipiente?
Frascos de vidro com tampas bem ajustadas são usados como recipientes. Eles não devem apresentar lascas ou rachaduras. Os recipientes devem ser bem lavados em água quente com sabão e refrigerante, enxaguados e secos.
Em seguida, são colocados com o pescoço para baixo sobre uma gradinha, que é colocada sobre uma panela com água fervente. Os potes são esterilizados com vapor por 15 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe os recipientes esfriarem na mesma posição sobre o vapor. Após o resfriamento, são transferidos, sem virá-los, sobre uma toalha limpa.
As tampas são fervidas separadamente ou esterilizadas junto com os potes com vapor. Transfira-os para uma toalha usando uma pinça limpa.
Processo de cozimento
Legumes e ervas são lavados em água fria corrente. Os pepinos podem ser pré-embebidos em água para ajudar a remover melhor a sujeira. A comida é então colocada em uma peneira para drenar o excesso de água. Depois disso, os ingredientes da okroshka são transferidos para uma toalha limpa e bem secos.
Se necessário, descasque os pepinos. Em seguida, as pontas são cortadas e os vegetais cortados em cubinhos. A raiz-forte é picada em um moedor de carne. Você pode ralar pepinos com raiz-forte.
As caudas dos rabanetes são removidas. Os vegetais são cortados em pedaços ou ralados. O endro e a cebola são picados finamente e adicionados aos restantes ingredientes. Em seguida, o prato é salgado e bem misturado.
A mistura é colocada em potes e adicionado vinagre. Os recipientes são pasteurizados durante 5-10 minutos numa panela com água a uma temperatura de +80...+90 °C. Coloque a panela em fogo baixo. O nível da água deve estar 2 cm abaixo do gargalo dos potes. Após o processamento, os recipientes são fechados com tampas.
Como e por quanto tempo você pode armazená-lo?
A peça em potes bem fechados com tampa é armazenada em geladeira, porão ou adega a uma temperatura de 0 ... + 5 ° C sem acesso à luz solar. Nessas condições, os produtos mantêm o frescor por até 6 a 8 meses.
Para aumentar o prazo de validade, a mistura pode ser congelada. Para isso, vegetais e ervas picados são colocados em sacos plásticos. Vinagre e sal não são adicionados. Este produto pode ser armazenado por até 12 meses.