A couve-flor é um objeto ideal para preservação. Acompanha bem outros vegetais, fica bem na mesa e mantém a sua forma perfeita. É por isso que a couve-flor em conserva com beterraba costuma ser reservada para o inverno. Antes de começar a preparar este prato, você deve estudar as receitas para seu preparo.
Receita clássica
Existem diferentes receitas de preparo de couve-flor e beterraba para o inverno. Na maioria das vezes, uma receita clássica é usada para conservar lanches.
Para criar este prato, você deverá preparar com antecedência os seguintes ingredientes:
- quilograma de repolho;
- uma beterraba;
- três cabeças de alho;
- Pimenta preta;
- 150g de sal;
- 80g de açúcar;
- um ramo de salsa;
- 400ml de vinagre;
- 20g de ácido cítrico;
- 200 ml de óleo.
O cozimento começa com a preparação dos principais ingredientes utilizados. Primeiro você precisa desmontar o repolho em várias inflorescências. Em seguida, vários litros de água com ácido cítrico são colocados em um pequeno recipiente. As inflorescências são mergulhadas no líquido e colocadas no fogão a gás. A água deve ferver, após o que deverá ferver mais alguns minutos em fogo baixo. Este procedimento é realizado para que durante o cozimento os vegetais não comecem a escurecer.
Enquanto os vegetais cozinham no fogão, você pode trabalhar nos outros ingredientes. As beterrabas são bem lavadas com água fria, descascadas e cortadas em pequenos pedaços.
Depois disso, o alho picado com salsa e outras ervas são colocados em potes esterilizados. Em seguida, acrescentam-se alguns pedaços de beterraba com repolho cozido. Tudo isso é cuidadosamente compactado com uma espátula ou com a mão para que caibam mais vegetais no pote.
Quando o recipiente está completamente cheio, a marinada é colocada nos recipientes e eles são tapados com tampas por 30 minutos.
Depois disso, adiciona-se um pouco de açúcar, pimenta-do-reino e sal em cada frasco. Depois de meia hora, o líquido do recipiente é colocado na panela, levado para ferver e colocado de volta nos potes. Encha o conteúdo dos potes com óleo vegetal e vinagre e deixe marinar. Assim que o lanche enlatado esfriar completamente, ele pode ser levado para o porão para armazenamento.
Com cenouras
Às vezes, outras receitas são usadas para conservar repolho e beterraba, que podem diferir nos ingredientes.Algumas donas de casa acrescentam cenouras ao preparar beterraba em lata. Para fazer um lanche segundo esta receita, você deverá preparar com antecedência os seguintes componentes:
- quilograma de repolho;
- duas cenouras;
- uma beterraba;
- quatro pimentas;
- 60g de manjericão;
- 100g de sal;
- 80g de açúcar;
- aneto;
- três cabeças de alho;
- 200 ml de vinagre.
Para fazer conservas, você precisa usar apenas beterraba, cenoura e repolho saborosos e doces. Você pode até usar vegetais com cravos, pois eles podem ser removidos durante o cozimento. A criação de um lanche começa com a preparação dos vegetais. A couve-flor é lavada e cortada em vários pedaços grandes. Em seguida, é colocado em uma panela com água. Você também deve adicionar cenouras descascadas e raladas. Depois de adicionar todos os ingredientes à panela, você pode colocar um pouco de pimenta da Jamaica, sal e açúcar na água. A mistura é levada à fervura e cozida em fogo baixo por 5 a 10 minutos.
Enquanto a marinada é preparada, você pode adicionar um pouco de alho picado e ervas em cada frasco.
Depois disso, adicione a beterraba à marinada no fogão. Porém, antes disso, deve ser bem limpo e cortado em pequenos pedaços. Após 10 minutos, todo o conteúdo da panela é distribuído entre os potes. A preservação deve ser infundida por vários minutos, após os quais se adiciona um pouco de vinagre e sal. Depois é preciso marinar a decapagem e agitar bem. Pepinos em conserva devem esfriar por um dia após serem costurados. Somente depois de esfriarem completamente é que podem ser transferidos para a adega para posterior armazenamento.
Conclusão
Couve-flor em conserva é um ótimo aperitivo que pode ser conservado para o inverno. É muito difícil prepará-lo, principalmente para pessoas que nunca estiveram envolvidas na conservação.Para conservar o repolho, é recomendável familiarizar-se previamente com as peculiaridades de seu preparo e as receitas mais comuns.