Dificilmente é possível imaginar um vegetal mais versátil que o repolho roxo, pois é fácil de preparar para o inverno de diversas maneiras. Cultivado em seu próprio jardim, pode se tornar um acompanhamento barato, mas sofisticado, para um gourmet.
Propriedades benéficas do repolho roxo
Além das propriedades que limpam o corpo, o vegetal possui uma série de outras qualidades positivas para a saúde.Um deles é o fortalecimento dos vasos sanguíneos. Além disso, será útil para pessoas que têm problemas de pressão arterial, pois pode normalizá-la.
Por fim, consumir este produto ajuda a estabilizar os níveis de colesterol e açúcar, o que obviamente não fará mal aos amantes de frituras e doces.. As variedades vermelha, roxa e azul possuem essas propriedades.
Preparando os ingredientes principais
Como este vegetal tem um sabor suculento e levemente picante, é adequado para muitos pratos. Podem ser sopas, ensopados, saladas... Este vegetal também pode ser fermentado e em conserva. Um prato bem preparado traz notas requintadas de aroma e sabor.
Se quiser desfrutar ao máximo da couve roxa nas suas diversas formas, pode experimentar várias das receitas descritas a seguir. Para começar, você deve estocar os seguintes ingredientes básicos, além do próprio repolho:
- vinagre;
- beterraba;
- pimenta;
- cenoura;
- sal;
- açúcar.
Como resultado, você terá muitas opções culinárias interessantes que não deixarão os gourmets indiferentes. Bem, mesmo que essas receitas não sejam do gosto de ninguém, nada impede que você invente algo de sua preferência.
Receitas culinárias
Existem vários métodos de cozimento que irão revelar a paleta de qualidades gustativas. Cada uma dessas receitas é original e, ao mesmo tempo, não é muito difícil para um cozinheiro amador.
Clássico, com vinagre para o inverno
Em primeiro lugar, esse prato pode ser um excelente ingrediente para acompanhamentos e saladas no inverno. Bem, em segundo lugar, alguém ficará feliz em comê-lo de qualquer maneira. Aqui estão os ingredientes que você precisará para preparar um frasco:
- 1 quilo de vegetal principal;
- 2 xícaras de vinagre 9%;
- 2 folhas de louro;
- 1-2 colheres de sopa de óleo vegetal;
- 2 dentes;
- 50 gramas de sal;
- 60 gramas de açúcar;
- 4 grãos de pimenta preta;
- 1 litro de água.
Você precisará misturar lascas de repolho com 20 gramas de sal, esfregar com as mãos com força média e cobrir com um pano de prato limpo. Agora a mistura deve repousar por cinco horas, e durante esse tempo você pode preparar um recipiente para conservas.
Quando tiver passado tempo suficiente, você precisará embalar bem o repolho roxo nos recipientes. Uma marinada é preparada com os temperos e sal restantes e depois colocada em um recipiente. A marinada não deve atingir 1 centímetro das bordas. Resta encher tudo até a borda com óleo refinado pré-calcinado, após o que o pote pode ser enrolado.
Picante com beterraba
Um prato muito delicioso, embora muito simples de fazer. Aqui estão os ingredientes necessários para 5 quilos de repolho:
- 200 gramas de beterraba;
- 2 vagens de pimenta;
- 50 gramas de mel;
- 100 gramas de sal;
- 0,5 limão;
- 1,5 copos de água.
A cabeça do repolho deve ser cortada em vários pedaços pequenos, mas não em lascas. Depois é preciso retirar as sementes de meio limão e ralar. O limão deve ser misturado ao repolho e a mistura resultante transferida para um recipiente para costurar.
Durante o processo de transferência, é necessário polvilhar tudo periodicamente com beterraba e ervas. Agora o sal e o mel são dissolvidos em água quente e depois adiciona-se pimenta. Esta mistura precisa ser preenchida com o conteúdo do recipiente. Por fim, resta resfriar o produto, fechá-lo cuidadosamente com uma tampa e colocá-lo em local fresco. Em uma semana, um prato simples, mas saboroso estará pronto.
Com pimentão
Este maravilhoso prato marinado será uma surpresa requintada para os hóspedes gourmet. Aqui está o que você precisa:
- 1 quilo de repolho;
- 200 gramas de açúcar;
- 1 quilo de pimentão multicolorido;
- 1 litro de água;
- 3 gramas de sementes secas de endro;
- 70 gramas de sal;
- 150 gramas de cebola.
Primeiro é preciso lavar a pimenta e depois colocá-la em água fervente por 5 minutos. Após o prazo de validade, deve-se colocá-lo imediatamente em água gelada. Quando o vegetal esfriar, retire a película superior, retire as partições e as sementes e corte em tiras. Depois terá que picar o repolho e misturar com pimenta.
Cebolas de cor clara são descascadas, lavadas e depois cortadas em metades de anéis na mistura resultante. Depois, tudo isso é misturado com sal e açúcar, além de sementes de endro. É necessário moer um pouco a mistura. Tudo é colocado em um recipiente limpo e enrolado. Resta pasteurizar a peça: um pote de 0,5 litro deve ser colocado no fogo por 20 minutos.
Em potes de aspirina
É claro que, se uma pessoa tentar tomar o mínimo de medicamentos possível, esta receita não lhe servirá. Mas para quem não tem escrúpulos, o repolho roxo com aspirina é uma opção interessante. A aspirina ajuda a manter o repolho em boas condições por muito tempo. Aqui estão os ingredientes que você precisa para a receita de repolho em conserva com cenoura em uma jarra de três litros:
- o próprio repolho (quanto cabe no pote);
- 3 colheres de açúcar;
- 3 folhas de louro;
- 2 cenouras;
- 6 grãos de pimenta preta;
- 3 comprimidos de aspirina;
- 3 colheres de sopa de sal grosso.
Primeiro, o repolho é picado. Em seguida, as cenouras são raladas no ralador grosso e misturadas com o repolho. Você precisa misturar essa mistura com as mãos. A jarra é regada com água fervente. Adiciona-se um terço de açúcar, pimenta e sal, após o que se adiciona uma folha de louro e 1 comprimido de aspirina.
Metade do pote é preenchido com uma mistura de cenoura e repolho, tudo é compactado, após o que o recheio dos ingredientes é repetido algumas vezes. Agora você precisa derramar água fervente até os chamados “ombros” da jarra, e após 5 minutos você deve adicionar água fervente até o topo e rosquear a tampa. Você terá que virar o frasco e esperar até que esfrie. Então ela vai para um lugar frio.
Com passas
O repolho roxo pode apresentar qualidades de sabor incríveis. Um dos pratos mais interessantes são os legumes cozidos com tomilho e passas.. Aqui está o que você precisa:
- 500 gramas de repolho;
- 1 raminho de tomilho;
- 1 colher de sopa de passas light;
- 30 gramas de manteiga;
- pimenta e sal a gosto;
- 50 mililitros de vinagre de vinho branco;
- 20 gramas de açúcar mascavo.
Uma colher de sopa de água, vinagre, açúcar e manteiga são misturadas em uma panela. Agora é preciso fechar o reservatório e aquecer em fogo médio até a manteiga derreter. Adicione as passas, o tomilho e o repolho roxo pré-ralado.
Você precisa adicionar pimenta, sal e misturar o resultado. Depois, tudo isso precisa ser levado à fervura, tampado e levado ao forno. Neste momento, este último já deve estar aquecido a 160 graus. A preparação leva duas horas. Nesse caso, é necessário mexer o repolho a cada meia hora.
Marinado em pedaços, cozimento rápido
Uma excelente opção para saladas nos dias frios. É extremamente fácil de preparar. Aqui estão os componentes que você precisará:
- 1,5 quilo de repolho;
- 0,5 litros de água;
- 0,5 colher de sopa de pimenta preta inteira;
- 1 colher de sopa de sementes de coentro;
- 2 folhas de louro;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 cenoura;
- 2 colheres de sopa de açúcar granulado;
- 0,5 colheres de sopa de sementes de cominho;
- 0,75 xícaras de vinagre de maçã;
- 3 dentes de alho.
Primeiro você precisa cortar o vegetal principal. O alho é descascado e lavado e depois espremido no repolho. As cenouras são lavadas e descascadas, esfregadas em tiras finas na mistura já preparada. Ao adicionar sal, não há necessidade de mexer o produto.
Em seguida, o açúcar e os temperos são colocados em um recipiente com água quente. Após 2-3 minutos, o vinagre é colocado na mistura e tudo é levado para ferver. O caldo é despejado no repolho por uma peneira fina. Resta fechar o recipiente e deixar agir por 4 horas.
Crocantes
Uma opção interessante com ameixas marinadas. O sabor não é para todos, mas alguns provavelmente acharão muito elegante e saboroso. Para preparar você precisará de:
- 1 cabeça de legume principal;
- 1 litro de água;
- 100 gramas de sal;
- 125 gramas de açúcar;
- 250 gramas de vinagre;
- algumas sementes de cominho;
- ameixas pesando 20% do peso do repolho.
Para começar, a cabeça do repolho é lavada e retirada das folhas superiores. Depois é picado finamente. Depois é preciso despejar água fervente sobre o vegetal principal e esperar até que o repolho esteja completamente amolecido. Isso pode levar aproximadamente 15 minutos. Depois que isso acontecer, o líquido deve ser drenado completamente.
À parte, misture o açúcar e o sal com a água e, deixando ferver, mantenha neste estado por um tempo. O vinagre é adicionado no final. O repolho e as ameixas picadas são colocados em uma jarra de 0,5 litro e são adicionadas sementes de cominho. A salmoura deve ser despejada de forma que seu nível coincida com o nível do repolho. Depois que o prato descansar por tempo suficiente, ele estará pronto.
Salada de repolho
Sabor incrível e aroma requintado - é o que proporciona uma salada deste vegetal com suco de beterraba marinada. Os componentes são os seguintes:
- 2-3 cabeças de repolho azul;
- especiarias favoritas adequadas para decapagem;
- 100 mililitros de água;
- 6 colheres de sopa de sal de cozinha;
- 4 dentes de alho;
- 2 beterrabas pequenas;
- 100 gramas de açúcar;
- 1,5 xícaras de vinagre de mesa 9%.
Dois frascos de 3 litros são esterilizados. O vegetal principal é cortado em tiras em algum tipo de recipiente. São adicionados sal, açúcar e especiarias, como louro. Enruga um pouco com as mãos. Agora você precisa ferver a beterraba e ralá-la. Esprema a polpa de beterraba em água fervente e adicione vinagre por cima. Agora o repolho é colocado em potes, recheado com a mistura preparada e depois fechado com tampas plásticas.
Em conserva
Este é um prato muito simples de preparar, se é que se pode chamar assim. Seja como for, o repolho roxo em conserva tem um sabor requintado e traz alguns benefícios. Aqui está o que você precisa para se preparar:
- 5 quilos de repolho;
- 100 gramas de açúcar (areia);
- 100 gramas de sal sem iodo.
O componente principal é picado e colocado num prato. Depois é polvilhado com açúcar e salgado. Ao polvilhar, é importante mexer e pressionar a mistura com as mãos. Após cinco minutos, você pode transferir o repolho para uma jarra preparada. Você precisa compactar cada porção. Deve haver 2-3 centímetros restantes no topo. O melhor é guardar o prato resultante na cozinha. O repolho deve repousar por três dias. É necessário fazer periodicamente um furo para permitir a saída do excesso de gás. Só falta escorrer o suco e o prato está pronto.
Regras de armazenamento
Vale a pena pensar no armazenamento na hora de escolher um vegetal. A cabeça do repolho deve ser densa e pesar pelo menos um quilo. É necessário retirar o vegetal a tempo e usando o método correto. Isso é feito no início de outubro, em clima seco e relativamente quente, deixando algumas folhas de cobertura.O talo deve ter cerca de 2 centímetros.
O repolho deve ser guardado em local fresco e protegido da luz. A maioria dos pratos e acompanhamentos descritos acima, já em sua receita, contêm apenas aqueles componentes que permitirão seu armazenamento por bastante tempo, o que não dispensa a necessidade de um armazenamento adequado.
Concluindo, é importante destacar que a couve roxa é um daqueles produtos que pode servir como acompanhamento de muitos pratos. Portanto, cultivar esta hortaliça é uma excelente solução para um veranista gourmet.