Existem opiniões divergentes sobre o sabor da russula. Alguns acreditam que não vale a pena desperdiçar comida e esforço no preparo desse tipo de cogumelo, pois no final eles ainda ficarão sem gosto. Outros insistem que a russula é uma iguaria incomparável. Esses cogumelos podem ser preparados de qualquer forma: você pode fervê-los, fritá-los com cebola ou mariná-los. Os conhecedores estão mais entusiasmados com o último método. A seguir veremos como preparar russula em conserva para o inverno usando diversas receitas.
Variedades e propriedades benéficas de cogumelos
Uma pessoa que sabe muito sobre cogumelos pode facilmente distinguir a russula comestível das não comestíveis. Para quem duvida do seu conhecimento, ou não consegue determinar se um cogumelo é adequado para cozinhar, seguem abaixo as variedades de russula que podem ser consumidas:
- Produto comestível - possui tampa marrom cremosa, também pode apresentar tonalidade rosada e possui notas de nozes no paladar. O diâmetro da tampa não ultrapassa 9 centímetros. Em condições de alta umidade torna-se ligeiramente pegajoso.
- Verde - apresenta, portanto, tonalidades esverdeadas, o gorro ultrapassa significativamente o diâmetro da subespécie anterior, podendo atingir 15 centímetros.
- Sólido - apresenta cor marrom profundo, tampa quase plana.
- Azul esverdeado - a aparência faz jus ao seu nome. Além disso, os registros possuem uma característica especial - maior flexibilidade.
- Pântano - a cor é próxima do bordô e a tampa lembra um sino ligeiramente aberto.
- Desbotamento - possui uma paleta de tons que vai do laranja ao vermelho. Habitat: floresta de coníferas.
- Amarelo claro - distingue-se pela sua calota esférica.
Se você encontrar um cogumelo na floresta e não conseguir lembrar seu nome, poderá determinar sua comestibilidade pela cor: a presença das cores azul e verde indica um sabor adocicado de nozes, e a presença de tons vermelhos indica pungência.
Apesar de os cogumelos serem chamados de “russula”, não é recomendável comê-los crus. Mas você não terá que esperar muito pela decapagem – já no dia seguinte os cogumelos em conserva estão prontos para consumo.
Russula, apesar de sua ampla distribuição, contém muitos microelementos úteis.Eles incluem fibras alimentares, vitaminas e microelementos que são importantes para a limpeza do intestino. O baixo teor calórico permitirá que você consuma cogumelos durante a dieta.
Além disso, a composição química contém uma enzima especial - a russulina, que é capaz de coagular o leite de forma muito ativa: para 100 litros de leite é necessário apenas meio grama da substância, a coagulação ocorrerá em apenas 30 minutos.
Preparando russula para decapagem
Preparar os cogumelos é muito importante. Nesta fase, o trabalho deve ser feito rapidamente, pois após algumas horas de atraso verá tampas escurecidas e após 24 horas os cogumelos podem tornar-se não comestíveis. É muito fácil preparar cogumelos em casa. Então, a sequência de ações:
- Classifique os cogumelos: inteiros - em um recipiente, danificados ou com vermes - em outro.
- Detritos aderidos em forma de grama seca, limpe as folhas, enxágue bem o material primário em uma peneira.
- Remova a película da tampa do cogumelo usando uma ferramenta de corte composta por uma lâmina e um cabo.
- Coloque as matérias-primas resultantes em um recipiente alto, despeje água fervente e sal e leve ao fogo.
- Depois que a água ferver, retire a espuma, espere cerca de 10 minutos e despeje a água.
- O processo deve ser repetido mais 2 vezes. Depois disso, coloque os cogumelos em uma peneira e espere até a água escorrer.
A última opção de digestão demora um pouco, é preferida pelas donas de casa para quem cada minuto conta. No entanto, os colhedores de cogumelos experientes preferem o segundo método – imersão. Consiste em colocar os cogumelos em água e sal (quantidade conforme a receita), deixar agir por cinco horas e depois enxaguar.
Importante! A primeira opção é muito atrativa pelo seu preparo rápido, mas tem como desvantagem a falta de crocância nos cogumelos acabados.
Opções para colher cogumelos para o inverno
Existem muitas maneiras de preparar esta iguaria, mas as melhores delas estão reunidas a seguir.
Receita clássica
Método clássico de preparação testado pelo tempo. Essa receita sempre fica ótima, o sabor é incrível.
Ingredientes:
- Rússula – 5 quilogramas.
- Água – 2 litros.
- Vinagre de mesa – 750 mililitros.
- Açúcar – 25 gramas.
- Sal – 3 colheres de sopa.
- Folha de louro – 10 peças.
- Pimenta preta (ervilhas) – 20 peças.
- Cravo - a gosto.
O procedimento de marinada durará cerca de 30 minutos. Você deve ferver água, adicionar sal, açúcar e temperos. Cozinhe por cerca de 6 minutos. Em seguida adicione o vinagre e os cogumelos, deixe ferver e espere mais 10 minutos. Enquanto isso, você pode começar a preparar os potes.
Em seguida, você precisa transferir os cogumelos para os potes, adicionar a solução e selar.
Método quente com vinagre em potes
Os Sinyavki marinados segundo esta receita têm um sabor próximo do clássico e uma crocância agradável. Prepará-los não é nada difícil e leva apenas um pouco de tempo.
Para 1 quilo de russula precisaremos:
- Água – 0,5 litros.
- Essência de vinagre (30%) – 0,05 litros.
- Açúcar – 0,5 colher de chá.
- Sal – 1 colher de sopa.
- Folha de louro – 2 peças.
- Endro – 2 ramos.
- Cravo – 2-3 peças.
- Pimenta da Jamaica (ervilhas) – 15 peças.
Os cogumelos devem ser preparados com cuidado, os inteiros devem ser selecionados, limpos e lavados.
Coloque os cogumelos em um recipiente, adicione água e sal. Esperamos ferver, então aparecerá uma espuma branca.Em seguida, despeje toda a massa em uma peneira, coloque sob a torneira aberta e espere alguns minutos para que o líquido escorra.
Por enquanto, vamos nos concentrar na marinada. Despeje açúcar, sal, louro, pimenta e cravo na água. Mexendo de vez em quando, deixe ferver e depois transfira os cogumelos para um recipiente.
Cozinhe até que os cogumelos assentem no fundo. Quando isso acontecer, os ingredientes restantes devem ser adicionados. Esperamos até que o líquido ferva novamente e possamos transferir os cogumelos para os potes. Deixe o líquido ferver neste momento. Depois de tudo resolvido, despeje o líquido ali, sempre até o gargalo. Tudo pode ser arrolhado.
Marinado com raiz-forte picante
Os fãs de iguarias fora do padrão certamente apreciarão os cogumelos desta receita. Eles acabaram sendo bastante únicos.
Ingredientes:
- Cogumelos – 2,3 quilogramas.
- Água – 1,8 litros.
- Vinagre de vinho (mesa) – 3 colheres de sopa.
- Raiz de raiz-forte crua – 1 peça (média).
- Sal – 1,5 colheres de sopa.
- Açúcar – 2 colheres de chá.
- Pimenta preta (ervilhas) – 13 peças.
- Alho – 4 dentes.
Você deve primeiro preparar o alho e a raiz-forte. O primeiro precisa ser cortado em pratos, o segundo com um ralador. Transfira para potes esterilizados. A seguir, prepare a marinada.
Despeje a água em um recipiente, adicione sal, açúcar, pimenta e vinagre. Espere até a marinada ferver e acrescente os cogumelos. Aguarde 15 minutos e depois separe em potes de vidro. Despeje a marinada e enrole.
Com adição de cebola
Para 1 quilo de cogumelos precisaremos de:
- sal – 1 colher de sopa;
- água – 2,5 litros;
- cebola – cerca de 10 peças, dependendo do tamanho;
- açúcar – 0,5 colher de chá;
- vinagre de mesa – 150 mililitros;
Temperos:
- cravo - 6 peças;
- folhas de louro - 2-3 peças;
- pimenta da Jamaica – 5 peças.
Um ponto importante para determinar o sabor dos cogumelos é o trabalho preparatório. Os hematomas com tonalidade vermelha devem ser fervidos em água com adição de sal; outras variedades devem ser fervidas no próprio suco e passadas por uma peneira.
Em seguida, encha um recipiente fundo com água, sal, açúcar, coloque os temperos, metade das cebolas inteiras. Ferva a água, acrescente o vinagre, mexa os cogumelos. Leve ao fogo por 5 minutos, depois acrescente a segunda metade da cebola (em rodelas). Depois disso, é preciso retirar a russula do fogo, pegá-la e transferi-la para potes de litro pré-esterilizados. Ferva o líquido no fogão por mais 10-15 minutos, despeje em potes e enrole.
Em uma marinada picante
Uma opção para quem já experimentou muitas receitas e tem fome de novas sensações. Os cogumelos têm um aroma forte e apetitoso, o sabor tem um toque picante e é ligeiramente picante.
Ingredientes:
- Cogumelos – 2,2 quilogramas.
- Água – 2 litros.
- Endro – 6 ramos.
- Alho – 6 dentes.
- Folhas de groselha - 4 peças.
- Raiz de raiz-forte – 2 centímetros.
- Sal – 45 gramas.
- Açúcar – 10 gramas.
- Pimenta preta (ervilhas) – 10 peças.
- Essência de vinagre – 20 mililitros.
Para esta quantidade de ingredientes serão necessárias 5 latas de 0,5 litros. Todos os ingredientes devem ser colocados neles. Ferva os cogumelos e coloque-os em potes, 3-4 centímetros antes do gargalo. Ferva o líquido, acrescente sal e açúcar, deixe por 10 minutos. Adicione a essência de vinagre e mexa bem.
Retire imediatamente do fogo, despeje água nos potes e o líquido deve cobrir completamente os cogumelos. Cortiça.
Via rápida
Para quem não tem muito tempo, mas também quer saborear deliciosos cogumelos em conserva no inverno, existe uma receita simples e rápida.Este produto é bom porque não precisa ser guardado alguns meses para adquirir o sabor desejado. Com esta receita, você pode servir cogumelos na mesa da família em questão de horas. Será importante preparar esses cogumelos se houver um banquete à noite.
Aqui está o que precisamos:
- Rússula – 1-2 quilogramas.
- Cebola – 1 peça.
- Sal – 0,5 colher de chá.
- Vinagre de mesa – 2 colheres de sopa.
- Pimenta preta (moída) – 0,2 colher de chá.
- Óleo de girassol – 3 colheres de sopa.
Então, primeiro você deve começar a preparar os cogumelos - enxaguar em água, descascar, cozinhar. Enquanto os cogumelos sobem, corte a cebola em meias argolas ou rodelas, como desejar. Coloque os cogumelos cozidos em um recipiente com água fervente e adicione todos os outros produtos junto com eles. Deixe-os tapados durante pelo menos algumas horas, mexendo várias vezes durante este tempo.
É isso, os cogumelos estão prontos. É interessante servir com cebola que estava na frigideira, ou com as recém picadas, polvilhar com vinagre e óleo de girassol para realçar o sabor.
Métodos para armazenar o produto acabado
Agora, ao que parece, o trabalho está feito, agora espere até o inverno e aproveite os resultados. Mas, na realidade, se você não seguir as regras simples de armazenamento de potes lacrados, poderá ficar sem guloseimas - o mofo os cobrirá ou os cogumelos simplesmente começarão a apodrecer.
Abaixo estão algumas regras, seguindo as quais você preservará o produto acabado.
Os cogumelos são melhor armazenados em locais frescos, como porão ou despensa. A sala deve ser bem ventilada e protegida da luz. Para quem não possui esses quartos, utiliza-se uma geladeira.A uma temperatura de 3 a 6 graus Celsius, os cogumelos são armazenados apenas por até 8 meses, exceto aqueles que contêm óleo de girassol - aumenta o prazo de validade em até um ano.
A técnica de vedação adequada garante que esporos de mofo não possam entrar sob a tampa. Neste caso é muito importante que a marinada cubra completamente os cogumelos e chegue até ao pescoço.
Para maior confiabilidade, recomenda-se verificar o bloqueio pelo menos uma vez por mês. Se aparecer mofo, não se desespere! Retire os cogumelos danificados e passe-os num passador com bastante água a ferver. Depois você terá que fazer uma marinada seguindo uma receita idêntica, ferver a russula nela e depois enrolar novamente em potes esterilizados.