Os tomates em conserva frios para o inverno revelam-se incrivelmente saborosos e aromáticos. O método frio permite preservar o máximo de vitaminas e minerais encontrados nos vegetais frescos. Você pode colocar esses tomates tanto na mesa do dia a dia quanto na mesa festiva.
- Características de cozinhar tomates a frio para o inverno
- Requisitos para ingredientes principais
- Como preparar adequadamente os recipientes para o início do processo
- Como cozinhar tomates frios em casa
- Receita simples com vinagre
- Opção com mostarda
- Receita antiga
- Usando tomates verdes
- Usando tomates salgados
- Com mel
- Com alho
- Com pimentão
- Com cenouras
- Termos e condições de armazenamento
Características de cozinhar tomates a frio para o inverno
Tomates cozidos a frio podem ser usados não apenas frescos, mas também para fazer adjika aromático, ketchup ou molho.
A salga a quente é bastante difícil, pois requer aquecer várias vezes a água e esterilizar o recipiente. O frio requer um pouco menos de tempo, mas certas características devem ser observadas. Caso contrário, a peça de trabalho irá inchar e todos os esforços da dona de casa irão por água abaixo.
A salga a frio, além de economizar tempo, apresenta outras vantagens. Entre eles estão:
- o tomate não perde nutrientes e microelementos;
- a tecnologia é bastante simples e você pode lembrá-la imediatamente;
- Os tomates de acordo com as receitas ficam prontos em 3-4 semanas.
Os vegetais ficam elásticos, a casca não se desfaz, como costuma acontecer se você deitar várias vezes água fervente sobre eles (com o método de salga a quente).
Requisitos para ingredientes principais
Os tomates para todas as receitas são selecionados para serem de tamanho médio, mas carnudos. Virão da sua própria horta, de uma loja ou mercado, mas sempre caseiros. Certifique-se de escolher tomates vermelhos. Os verdes e rosa não são adequados para o método de marinada fria. Cada fruta é cuidadosamente inspecionada quanto a podridão ou mofo. Os tomates devem estar com o mesmo grau de maturação, mas em nenhum caso maduros demais - eles se desfarão e se depositarão no fundo como mingau.
Cada vegetal é bem lavado e seco. Retira-se o pedúnculo e faz-se um pequeno furo com um palito próximo ao local onde está separado. Isso é necessário para que a pele não rache durante o armazenamento.
Como preparar adequadamente os recipientes para o início do processo
Os recipientes são preparados da seguinte forma:
- Pegue potes de três litros, lave bem com detergente e refrigerante;
- Segure cada recipiente sobre o vapor d'água por 5 minutos;
- Cubra com uma toalha e deixe do pescoço para baixo.
Ao contrário da crença popular, você pode usar qualquer sal na receita do método frio. Mas certos acentos aparecem na hora de escolher um ou outro. Então, se você adicionar sal iodado, vai aparecer um pouco de amargor na salmoura, o que não agrada a todos. Marine também é adequado, mas é o mais inútil (é preciso levar 1,5 vezes mais). Os pretos contêm no máximo potássio, portanto compensarão sua deficiência no corpo humano. É aconselhável usar sal grosso. Existe o risco de que a utilização de grãos pequenos faça com que os tomates se desfaçam.
Como cozinhar tomates frios em casa
Pegue uma das receitas que você gosta.
Receita simples com vinagre
Você precisará levar:
- 2 quilos de ingrediente principal;
- 20 gramas de vinagre 9 por cento;
- 1 colher de sopa de açúcar e sal.
A marinada é clássica, que também é utilizada no método quente. A ele, com base em uma jarra de três litros, adicione 4 dentes de alho, 2 guarda-chuvas de endro fresco, folhas de groselha, raiz-forte e cerejas.
Primeiro, todas as folhas são colocadas no fundo. Coloque os tomates bem apertados, mas sem pressioná-los. Adicione endro e alho por cima. Em seguida, despeje a água fria, acrescente os temperos, o sal, o açúcar e reserve em local fresco.
Após três dias, o líquido ficará turvo e aparecerá um cheiro específico. É preciso coar a salmoura, despejar novamente nos vegetais e deixar por mais alguns dias. Depois disso, os potes são colocados na geladeira e guardados por 2 semanas.
Opção com mostarda
Ingredientes:
- 2kg de tomate;
- 150g de sal;
- 1 Colher de Sopa. eu. Saara;
- provar louro, alho, endro, cravo, aipo, pimenta;
- 3 colheres de sopa. eu.mostarda o mais fresca possível.
Os tomates são colocados em camadas em um recipiente esterilizado e temperos são adicionados entre cada camada. A marinada é preparada separadamente. Para isso, acrescente açúcar, sal e temperos a dois litros de água. Despeje a mistura resfriada sobre os tomates.
A peculiaridade da receita é que ela faz o chamado tampão de mostarda. O algoritmo é o seguinte:
- dobre bem a gaze;
- forre o gargalo da jarra;
- Coloque três colheres de sopa em cada frasco. eu. mostarda;
- cubra com uma segunda camada de gaze.
Deixe em local escuro por vários dias.
Receita antiga
Para preparar de acordo com a receita antiga você precisará de:
- 2kg de ingrediente principal;
- 3 colheres de sopa. eu. sal e açúcar;
- 5 colheres de sopa. eu. vinagre;
- endro, alho, salsa, aipo, manjericão, cravo, louro.
A salmoura é feita de forma padrão e resfriada. Apenas é retirada água mineral ou de poço. Os tomates são colocados com folhas e alho em um balde, cheio de salmoura por cima e coberto com folhas. Após três dias, a marinada é decantada e clarificada por fervura.
Usando tomates verdes
São utilizados produtos totalmente padronizados. A diferença da receita padrão é que o corte é feito próximo ao pedúnculo - as versões verdes não conseguem absorver umidade e temperos por meio de um pequeno furo.
Usando tomates salgados
Esses produtos são incrivelmente saborosos. A peculiaridade é que a marinada é feita com tomates já salgados. Eles são colocados em cima do recipiente e deixados para cozinhar por quatro ou até cinco dias.
Com mel
É feito de acordo com a receita clássica, mas acrescenta-se metade da quantidade de açúcar granulado. O mel é derretido antes de usar.
Com alho
Para uma jarra de três litros, adicione 4 dentes de alho, endro e folhas de plantas.
Primeiro, as folhas são colocadas no fundo, os tomates por cima e o endro e o alho por cima. Em seguida, despeje a água fria, acrescente os temperos, o sal, o açúcar e reserve em local fresco.
Com pimentão
A receita não difere da clássica. Por quilo do ingrediente principal, tome 0,6 kg de pimenta. É melhor escolher pimentões multicoloridos para ficarem bonitos.
Com cenouras
As cenouras são carregadas junto com os tomates. Corte em tiras finas ou rale em um ralador grande.
Termos e condições de armazenamento
Você pode comer tomates após a decapagem em três semanas. Mas pode ser armazenado por até três ou até quatro meses. Mantenha em um quarto escuro e fresco.