Muitas donas de casa praticamente não descansam no verão, aproveitando esta época do ano de forma frutífera: fazem conservas de tomates e pepinos para o inverno. Agora aprenderemos a fazer pepinos picantes e estudaremos diferentes receitas para seu preparo.
Pepinos em conserva ou em conserva são especialmente saborosos no inverno. Podem ser utilizados não só como lanche normal, mas também no preparo de uma grande quantidade de pratos: saladas, vários tipos de sopas, tártaro azu e muito mais. Hoje estudaremos as receitas mais populares de pepinos picantes para o inverno.
Para donas de casa novatas
Para completar esta receita você precisará dos seguintes produtos:
- pepinos (de preferência pequenos);
- folha de louro - três peças;
- pimenta - 0,5 peças.
- alho - alguns dentes;
- aneto;
- sementes de mostarda;
- vinagre 9% - 3 colheres grandes.
Para um litro você precisará de:
- Açúcar granulado - 3 colheres grandes.
- Sal grosso - 1,5 colheres de sopa.
Etapas do trabalho:
- Observe que a quantidade de vegetais é indicada aproximadamente, mas para obter pepinos picantes é necessário escolher frutas jovens. Os frascos devem ser completamente esterilizados antes do uso.
- Primeiro coloque a folha de louro, o alho e a pimenta (cortada em pedaços pequenos) no recipiente preparado.
- Em seguida, adicione alguns guarda-chuvas de endro.
- É melhor conservar pepinos pequenos. Lave bem os vegetais, retire o rabo e coloque-os uniformemente em um recipiente.
Ferva a água, adicione sal na proporção de 1 litro de água para cada 1,5 colheres de sopa de sal e açúcar. Primeiro você precisa colocar 3 colheres grandes de essência de vinagre a 9% em um pote de pepino. Os potes cheios são mantidos abertos por cerca de quinze minutos, até que a cor dos pepinos mude. Em seguida, enrolam e deixam esfriar de cabeça para baixo sob uma toalha até a manhã seguinte. Só isso, pepinos em conserva picantes podem ser guardados na adega durante o inverno.
Pepinos com raiz-forte
Para um pote desses pepinos você precisará de:
- pepinos jovens;
- raiz-forte - 4 folhas;
- folhas de nogueira e cereja - 5 peças cada;
- folhas de groselha - 4 peças;
- folha de louro - 3 peças;
- pimenta - 1 peça;
- cebola e alho - meia cabeça;
- água;
- sal - 1 colher;
- açúcar granulado - 5 colheres;
- vinagre - 70%;
- pimenta da Jamaica - 5 peças;
- coentro;
- endro - 1 cacho.
Mergulhe os pepinos em água e deixe por seis horas. Depois lavamos bem e cortamos a parte superior. Preparamos os potes - devem ser lavados e esterilizados, todos os ingredientes devem ser lavados.No fundo de cada recipiente é necessário colocar várias folhas de groselha, raiz-forte, cerejas e nozes, não se esqueça do louro e da pimenta (corte em pedaços pequenos). Coloque os pepinos por último em colunas iguais, bem apertados, um a um.
Ferva a água e despeje com cuidado nos potes, espere vinte minutos. Ao final deste tempo, escorra a água dos potes, acrescente todos os ingredientes e ferva novamente. Adicione uma colher pequena de vinagre. Encha com salmoura e encomende os potes. Vire os recipientes com pepinos e deixe até a manhã seguinte.
Esses pepinos em conserva picantes irão agradar a toda a família. Mas não é só isso, há outras receitas interessantes que vale a pena falar!
Pepinos com uma rodela de limão
Esta receita é muito simples, mas apesar disso o preparo fica muito saboroso e saudável. Para preparar pepinos com limão você precisará de:
- pepinos (é aconselhável levar tamanhos pequenos, é mais conveniente fechá-los em potes de litro);
- cebolas (cabeças cortadas em rodelas);
- limão fresco;
- alho, cravo, louro;
- pimenta;
- embalagens de ácido cítrico;
- açúcar granulado, sal.
Pegue um pote limpo e coloque no fundo a folha de louro, o alho, a pimenta da Jamaica e o cravo. Você terá que mexer na cebola - é preciso colocá-la com cuidado para que o anel não fique danificado. Em seguida, coloque os pepinos (corte primeiro o rabo). Por último, é adicionada uma rodela de limão - ela deve ser colocada com cuidado na lateral do pote.
Depois que tudo estiver pronto, despeje água fervente sobre os potes e cubra com tampas estéreis. Após quinze minutos, despeje a água em um recipiente, acrescente o açúcar, o sal e ferva tudo, depois acrescente o ácido cítrico. Em seguida, a salmoura pode ser colocada em potes e fechada com tampas.Coloque os potes prontos sobre uma toalha de cabeça para baixo e cubra com um pano. Deixe-os ficar nesta posição por um dia e depois podem ser transferidos para a adega.
Saiba que você vai surpreender seus convidados e entes queridos com pepinos tão picantes para o inverno.
As receitas são diferentes: como você pode ver, esta é bem simples. Mas também existem opções de decapagem mais complexas, vamos estudá-las com mais detalhes!
Pepinos em conserva com mostarda
Lave bem os pepinos e deixe-os de molho em água fria. Além do pepino, você vai precisar de: folhas de raiz-forte, cereja e groselha preta, louro, açúcar granulado, sal, vinagre de mesa.
Para pepinos picantes você vai precisar de vagens de alho, sementes de mostarda (este é o ingrediente principal), pimenta da Jamaica, pimenta preta e cravo. Se você não quiser cravo, não precisa usá-lo.
Se os pepinos forem colhidos recentemente, basta mantê-los em água por uma hora. Se já passou um dia ou mais, deixe os vegetais na água por três horas. Durante esse tempo, os pepinos terão tempo para absorver água e ficar suculentos.
Folhas de louro, cereja e groselha devem ser despejadas em água fervente por dois minutos. Em seguida, escoamos a água e passamos a preparar os pepinos - cortando a parte superior e o rabo. Os frascos devem ser preparados esterilizando-os completamente. Quando tudo estiver pronto, coloque no fundo do recipiente duas folhas de groselha e cereja, uma folha de louro, um palito de raiz-forte e algumas vagens de alho. Você deve jogar um cravo e duas ervilhas, cada uma com ervilhas doces e pretas, na jarra. Selecionamos até pepinos e os colocamos em uma fileira: você precisa encher o pote com pepinos com mais densidade, pode colocar legumes picados por cima.
Quando tudo estiver pronto, você pode encher os potes com água quente e deixar fermentar por vinte minutos.
Agora vamos preparar a salmoura. Colocamos a água das latas em uma panela, fervemos e depois colocamos em recipientes.Depois de dez minutos, despeje a água novamente na panela, mas agora adicione duas colheres grandes de açúcar granulado (calculado por litro de água) e uma colher grande de sal. Enquanto a salmoura está sendo preparada, coloque mostarda em cada frasco e encha com salmoura, depois adicione uma colher pequena de vinagre e torça.
Assim, os pepinos picantes em lata para o inverno estarão prontos, o que significa que podem ser consumidos em três semanas.