Pepinos conservados ao estilo búlgaro para o inverno lembram os tempos da URSS. Foi então que esse produto, considerado escasso, foi imediatamente varrido das prateleiras das lojas. O incrível sabor agridoce das verduras crocantes não deixou indiferentes crianças nem adultos. Guardamos um pote desta iguaria para um grande feriado ou aniversário. Agora está disponível a receita dos famosos pepinos búlgaros e toda dona de casa pode repeti-la.
- Sutilezas de cozinhar
- Como selecionar e preparar pepinos búlgaros
- Receitas para conservar pepinos em casa durante o inverno
- Um método simples de cozinhar em uma jarra de litro
- Método de cozimento
- Receita da época da URSS
- Método de cozimento
- Com cenoura e cebola
- Método de cozimento
- Sem esterilização
- Método de cozimento
- Com mostarda
- Método de cozimento
- Com ácido cítrico
- Método de cozimento
- Com tomate
- Método de cozimento
- Características de armazenamento de picles
Sutilezas de cozinhar
Existem sutilezas no preparo de pepinos enlatados de acordo com a receita búlgara. O mais importante é a quantidade mínima de temperos utilizados. Não acrescentam alho, especiarias, groselha preta e raiz-forte, tradicionais da nossa marinada. Folhas de endro finamente picadas, folhas de louro e grãos de pimenta são usados em pequenas quantidades. Se desejar, adicione uma pequena quantidade de sementes de mostarda. Esta disposição permite preservar o sabor natural do pepino e não sobrecarregá-lo com especiarias.
Ao preparar pepinos búlgaros, recorrem ao método de decapagem a frio. Consiste em colocar todos os ingredientes em recipientes preparados e enchê-los com água fria. Só depois disso tudo é esterilizado junto. Isso permite que você economize significativamente o tempo de cozimento e as próprias verduras permaneçam crocantes.
Para deixar o preparo mais picante, acrescenta-se cebola à marinada. Pode ser cortado em rodelas ou usado inteiro. Pepinos búlgaros contêm vinagre em grandes quantidades. Não há cheiro no prato acabado, mas é improvável que os oponentes deste conservante gostem deste momento. As receitas culinárias também exigem a adição de grandes quantidades de açúcar.
Como selecionar e preparar pepinos búlgaros
Para enlatar pepinos de acordo com a receita búlgara, são selecionados pepinos verdes com comprimento não superior a 10 cm, apenas variedades de decapagem são adequadas para isso. Para uma conservação, é melhor selecionar frutas da mesma variedade.Se você não os colheu no jardim, precisará mergulhá-los em água fria por várias horas para garantir a crocância adequada durante a decapagem.
Antes da conservação, os pepinos são bem lavados, deixados secar um pouco e as pontas cortadas. A seguir siga as recomendações da receita selecionada.
Receitas para conservar pepinos em casa durante o inverno
Anteriormente, não era possível obter uma receita para preparar pepinos búlgaros originais. As donas de casa tentaram de todas as maneiras repetir esta obra-prima da culinária, mas nem tudo era igual. Agora a receita ficou acessível, surgiram até várias opções de cozimento diferentes, mas a base permanece a mesma.
Um método simples de cozinhar em uma jarra de litro
Esses pepinos crocantes são ideais para preparar se você tiver uma família pequena. Depois de abertos, não terão tempo de desaparecer e, se as proporções aumentarem, será conveniente contar os componentes. Para a receita você vai precisar de:
- pepinos jovens frescos – 0,6 kg;
- dentes de alho – 3 unid.;
- cebola pequena – 1 unid.;
- folhas de louro – 2 unid.;
- pimenta em grão – 5 unid.;
- água purificada – 0,5 l;
- sal de cozinha – 2 colheres de chá;
- açúcar granulado – 4 colheres de chá;
- vinagre de mesa - 4 colheres de sopa. eu.
Método de cozimento
Para esta receita, é preferível selecionar verduras de até 8 cm de comprimento, elásticas e fortes. Eles precisam ser bem lavados e embebidos durante a noite em água muito fria. Recomenda-se ainda adicionar alguns pedaços de gelo. Pela manhã pasteurize os potes e ferva as tampas em água fervente por 5 minutos. Descasque a cebola e as cabeças de alho.
Separe o alho em dentes e, se necessário (se a cabeça for grande), corte a cebola em rodelas. Retire os pepinos da água e deixe secar sobre uma toalha. Coloque os temperos preparados no fundo do prato.Encha os potes esterilizados com pepinos, tentando compactá-los o mais firmemente possível. Despeje a água purificada em uma panela vazia, deixe ferver e despeje nas verduras.
Cubra o recipiente com as tampas preparadas, embrulhe e deixe repousar um pouco. Despeje o líquido de volta no recipiente e repita os passos novamente. Pela 3ª vez adicione sal e açúcar, ferva e despeje o vinagre. Misture tudo bem e encha os potes com verduras. Preparar!
Se precisar de pepinos picantes, coloque uma vagem de pimenta em cima dos pepinos ao colocá-los em potes.
Receita da época da URSS
Os mais famosos e deliciosos pepinos búlgaros foram produzidos durante a era soviética. Esse gosto permanece na minha memória até hoje. Para uma jarra de um litro você precisa de:
- pepinos frescos pequenos – 0,7 kg;
- cebola pequena – 1 cabeça;
- salsa fresca - 3 raminhos;
- pimenta preta – 3 ervilhas;
- cravo (cabeças) – 3 unid.;
- sal de cozinha – 1 colher de sopa. eu.;
- açúcar granulado - 3 colheres de sopa. eu.;
- vinagre de mesa – 100 ml;
- folhas de louro – 6 unid.
Método de cozimento
Coloque as verduras selecionadas em água bem fria por 2 a 3 horas. Você não pode usar variedades de salada para esta receita. Lave e esterilize os copos. Lave bem as frutas e corte as pontas dos dois lados. Lave também a salsa, descasque e pique a cebola. Coloque especiarias, ervas e cebolas no fundo de um recipiente de vidro preparado com o volume necessário.
Coloque as verduras na jarra o mais firmemente possível. Despeje água limpa em uma panela, adicione sal, açúcar, coloque uma folha de louro e ferva por alguns minutos. Despeje o vinagre, retire do fogo e despeje a marinada preparada em potes com verduras. As folhas de louro devem ser removidas antes de fazer isso.
Cubra os recipientes com as tampas preparadas, coloque em um recipiente largo com água e esterilize por 15 minutos. Neste momento, em hipótese alguma as tampas devem ser abertas. Passado o tempo necessário, desligue o fogo, retire com cuidado os potes e enrole. Pepinos enlatados búlgaros estão prontos.
Com cenoura e cebola
Pepinos marinados com vegetais são consumidos instantaneamente. Para prepará-los para uma jarra de 3 litros você precisará de:
- pepinos frescos pequenos – 2300 gr.;
- cebola grande – 1 cabeça;
- cenouras pequenas – 1 unid.;
- folhas de louro – 2 unid.;
- pimenta da Jamaica – 6 ervilhas;
- endro fresco - 2 guarda-chuvas;
- água purificada – 2 litros;
- açúcar granulado – 4 colheres de sopa. eu.;
- sal de cozinha – 2 colheres de sopa. eu.;
- essência de vinagre - 1 colher de sopa. eu. (70%).
Método de cozimento
As verduras selecionadas são bem lavadas e regadas com água fervente. Os recipientes de vidro são esterilizados. Cebolas e cenouras são descascadas, lavadas e esmagadas em rodelas finas. Ferva a água em uma panela, depois acrescente o açúcar e o sal e deixe esfriar bem. Os temperos preparados são jogados no fundo da jarra e também são adicionadas cenouras e cebolas.
Coloque os pepinos o mais firmemente possível, despeje a marinada preparada, despeje a essência do vinagre e cubra com as tampas. Coloque o recipiente em uma panela, acrescente água e esterilize por 10 minutos em fogo baixo. Depois disso, o recipiente deve ser cuidadosamente retirado e enrolado.
Sem esterilização
Se não houver desejo ou oportunidade de esterilizar seus preparativos, você poderá conservar pepinos búlgaros sem esse procedimento. Você precisará levar para uma jarra de um litro:
- pepinos frescos pequenos – 0,65 kg;
- dentes de alho – 2 unid.;
- cebola pequena – 1 unid.;
- folhas de louro – 2 unid.;
- pimenta – 4 ervilhas;
- água purificada – 0,5 l.;
- sal de cozinha – 2 colheres de chá;
- açúcar granulado – 4 colheres de chá;
- vinagre de mesa – 4 colheres de sopa. eu.
Método de cozimento
As verduras são colocadas em água bem fria por 2 a 3 horas, depois bem lavadas e as pontas cortadas. Os frascos de vidro são esterilizados. Cebola e alho são descascados e lavados, cortados em rodelas. Os temperos são colocados no fundo dos potes preparados.
Eles tentam embalar os pepinos o mais firmemente possível. Numa panela, leve a água para ferver e despeje com cuidado sobre as verduras, deixando-as por 20 minutos. O procedimento é feito duas vezes, na 3ª vez adicione sal e açúcar à água, depois de ferver adicione o vinagre, mexa bem e despeje as verduras. O pôr do sol está pronto.
Com mostarda
Os fãs de pratos picantes podem marinar pepinos búlgaros com mostarda. Para uma jarra de litro você precisará de:
- pepinos pequenos – 0,7 kg;
- sementes de mostarda – 1,5 colher de chá;
- pimentão quente – 1 unid.;
- cebola pequena – 1 unid.;
- endro (ervas frescas) – 10 gr.;
- folhas de louro – 3 unid.;
- pimenta em grão – 5 unid.;
- cravo – 2 peças;
- água – 0,6 litros;
- açúcar granulado – 4 colheres de chá;
- sal de cozinha – 2 colheres de chá;
- vinagre de mesa – 50 ml.
Método de cozimento
Os pepinos são colocados em água gelada por várias horas, depois bem lavados, secos e as bordas cortadas. Coloque-os em uma bacia, despeje água fervente sobre eles, depois de um minuto escorra e despeje novamente a água fria. Mantenha por 5 minutos, escorra o líquido e deixe as frutas secarem.
Os recipientes e tampas de vidro são pasteurizados, as verduras são lavadas, as cebolas são descascadas e cortadas em vários pedaços. Os temperos são colocados no fundo do frasco e os pepinos são bem embalados. Coloque pimenta por cima e polvilhe mostarda. Ferva a água e adicione açúcar, sal e vinagre. A marinada preparada é despejada sobre as verduras e enrolada.
Com ácido cítrico
Se não quiser adicionar vinagre à marinada acabada, pode substituí-lo por outro componente, por exemplo, ácido cítrico. Para preparar 7 litros de pepino búlgaro você precisará de:
- verduras pequenas – 5 kg;
- endro - 7 guarda-chuvas;
- cebola pequena – 7 unid.;
- alho – 2 cabeças;
- rizoma de raiz-forte – 10 g;
- pimenta em grão – 21 unid.;
- sementes de mostarda – 7 colheres de chá;
- folhas de louro – 7 unid.;
- água – 5 litros;
- açúcar granulado – 6 colheres de sopa. eu.;
- sal de cozinha – 3 colheres de sopa. eu.;
- ácido cítrico – 7 colheres de chá.
Método de cozimento
Os pepinos são colocados em água gelada, as tampas e os recipientes são pasteurizados, as verduras são lavadas, o alho é descascado e dividido em rodelas. A cebola também é descascada e cortada em vários pedaços. A raiz da raiz-forte é dividida em 7 pedaços.
Os temperos são jogados no recipiente preparado e, em seguida, os pepinos e a mostarda são colocados por cima. Ferva a água, acrescente açúcar e sal, despeje cuidadosamente a marinada resultante sobre os pepinos e adicione uma colher de chá de ácido cítrico por cima. Pepinos búlgaros em conserva estão prontos.
Com tomate
Para esta receita incomum você precisará selecionar tomates pequenos, você pode escolher a variedade Cereja. Ingredientes necessários para 2 litros de picles:
- pepinos pequenos – 0,7 kg;
- tomates pequenos – 0,7 kg;
- alho – 3 dentes;
- cebola pequena – 1 cabeça;
- pimentão – 5 rodelas;
- sementes de mostarda – 1 colher de chá;
- folha de louro – 2 unid.;
- sementes de coentro – 0,5 colher de chá;
- cravo – 2 peças;
- sementes de endro – 1 colher de chá;
- água – 2 litros;
- açúcar granulado - 3 colheres de sopa. eu.;
- sal de cozinha – 1,5 colheres de sopa. eu.;
- vinagre de mesa – 90 ml.
Método de cozimento
Os pepinos ficam de molho durante várias horas, os tomates e os pimentos são lavados. O alho é descascado e dividido em dentes. O interior do pimentão é limpo e cortado em rodelas. A cebola também é descascada e cortada em rodelas ou rodelas.Os recipientes e as tampas de vidro são esterilizados, os temperos são colocados neles, as ervas e os tomates são dobrados o mais firmemente possível e os pimentões e as cebolas são colocados por cima.
Despeje água fervente sobre tudo e deixe esfriar um pouco. O líquido é colocado de volta na panela, fervido, acrescenta-se açúcar e sal e adiciona-se vinagre. A marinada resultante é derramada sobre picles e enrolada.
Características de armazenamento de picles
Recomenda-se experimentar pepinos preparados ao estilo búlgaro, no máximo um mês depois. A conservação pode ser armazenada não só na cave, mas também à temperatura ambiente. É aconselhável utilizar uma despensa ou outro local escuro para isso.
Não é recomendável guardar potes com tampa de ferro em ambientes com alta umidade. Nessas condições, eles enferrujarão rapidamente e a preservação se deteriorará.