Mesmo com os cuidados mais cuidadosos, nem sempre é possível evitar o crescimento excessivo de pepinos. Nesse caso, as donas de casa experientes não desistem, mas preparam pepinos no próprio suco para o inverno, sem esterilização, usando com sucesso verduras de baixa qualidade. Existem receitas fáceis e rápidas de preparar para os preparativos de inverno.
É bem conhecido o quão rápida e abundantemente um pepino pode liberar suco; basta adicionar sal a ele. Além disso, se for cortado ou picado com ralador, cortador de legumes ou moedor de carne.É assim que pepinos deformados e crescidos são transformados em uma base suculenta e aromática para várias receitas.
Zelentsy é fermentado com suco próprio, produzindo deliciosas saladas, pratos frios, produtos semiacabados para sopas, picles e marinadas. Com a ajuda de ervas aromáticas, aditivos picantes e picantes, o sabor do preparo do pepino é alterado. Eles são ótimos lanches para lamber os dedos.
A lista de ingredientes e temperos depende muito das preferências pessoais. Tradicionalmente, são utilizadas sementes de mostarda, todos os tipos de pimentão, endro, aipo, salsa, manjericão e folhas de groselha. Cada adição não apenas altera o aroma e o sabor neutro do pepino em conserva, mas também adiciona uma parcela de vitaminas benéficas à composição geral do prato. Usando a receita básica para preparar pepinos no próprio suco, você pode transformar uma colheita abaixo do padrão em um lanche delicioso.
Surpreenda seus amigos e familiares com descobertas culinárias inusitadas.
Receita tradicional
Para a receita você deve usar pepinos recém colhidos. Os Zelentsy são classificados, deixando espécimes fortes sem sinais de deterioração. Os frutos pequenos são dobrados separadamente para serem utilizados como um todo.
A receita de pepino no próprio suco é muito simples. Selecionamos cerca de 1,5-2 kg de pepinos pequenos e cerca de um quilo de verduras crescidas para fazer suco. O conservante para decapagem será sal-gema comum. Selecionamos temperos a gosto.
Ingredientes:
- pepinos – 2,5 kg;
- sal – 100g;
- alho – 6 dentes;
- pimenta da Jamaica, preta – 4-5 unidades;
- cravo, louro, folhas de raiz-forte, guarda-chuvas de endro - 2 peças cada;
- pimenta vermelha picante opcional.
Receita culinária passo a passo:
- mergulhe os pepinos por 3-4 horas em água fria, lave;
- Cortamos frutas abaixo do padrão.Isso pode ser feito passando-os por um moedor de carne, ralando-os no ralador grosso ou simplesmente cortando-os em vários pedaços;
- Polvilhe a massa de pepino resultante com sal, deixe até dissolver completamente e o suco ser liberado por 30 minutos;
- Coloque os temperos, o purê de pepino e os pepinos pequenos em camadas em potes de vidro limpos;
- Para se proteger do mofo, coloque uma folha de raiz-forte bem no gargalo do pote;
- Adicione o suco restante e feche o pote com uma tampa de plástico.
- Depois de algumas semanas, o processo de decapagem estará concluído e os pepinos estarão prontos. Eles são armazenados em uma adega fria ou geladeira em temperatura de 0 a 10 graus por no máximo 2 meses.
Os pepinos em conserva assim preparados para o inverno no próprio suco apresentam agradável sabor fresco, aroma, textura crocante e retêm vitaminas e microelementos em sua composição quase inalterados.
Se não houver raiz-forte, use 12 colheres de chá. sementes de mostarda, que são colocadas por cima antes de tampar o frasco.
Cozinhar pepinos em conserva no próprio suco
As verduras são pré-embebidas durante várias horas e lavadas em água corrente. Durante esse tempo, você precisa preparar recipientes para enlatados. Geralmente são potes de vidro. São lavados com refrigerante e esterilizados. Usamos vinagre de mesa, açúcar e sal como conservante.
Para a receita você vai precisar de:
- pepinos – 1kg;
- sal – 12 colheres de sopa. eu.;
- açúcar – 1 colher de sopa. eu.;
- óleo vegetal – 25 ml;
- vinagre de mesa 9% - 50 ml;
- alho – 5-6 dentes;
- folha de louro – 3 unid.;
- pimenta vermelha a gosto.
Corte os pepinos longitudinalmente em quatro partes, os grandes em 8 partes e coloque em uma tigela funda. Adicione todos os ingredientes e deixe por 2 horas para formar o suco no qual será feita a marinada.Misture algumas vezes a mistura de pepino com especiarias.
Quando houver líquido suficiente, transfira os pepinos fatiados para potes pequenos e encha com o suco resultante. Esterilize os alimentos enlatados em potes pequenos por cerca de 5 minutos e feche bem com as tampas. Colocamos os potes de cabeça para baixo e cobrimos com algo quente para um resfriamento mais prolongado.
Guarde pepinos enlatados em seu próprio suco em uma adega ou despensa fria durante quase todo o inverno. A receita pode ser variada adicionando seus temperos preferidos, ou um pouco de pimentão amarelo e vermelho.
Pepinos em conserva no próprio suco com mostarda
Nesta receita, aos ingredientes tradicionais foi adicionada mostarda, que tem propriedades bactericidas e altera o sabor do produto. O resultado deve ser pepinos em conserva no próprio suco, com vida útil mais longa e um sabor novo e agradável.
Ingredientes necessários para pepinos com recheio de mostarda:
- pepinos – 4kg;
- sal – 3 colheres de sopa. eu.;
- mostarda seca – 2 colheres de sopa. eu.;
- alho, guarda-chuvas de endro, pimenta da Jamaica, um pequeno pedaço de raiz de raiz-forte, louro, groselha - a gosto.
Metade dos pepinos destinados à marinada são ralados com um ralador grosso. Sal e mostarda seca dissolvem-se no suco de pepino. Especiarias, pepinos ralados e pepinos pequenos inteiros são adicionados camada por camada ao recipiente de fermentação e assim por diante até que o recipiente esteja cheio. A opressão é colocada no topo.
O recipiente com pepinos é armazenado em temperatura ambiente até que o processo de fermentação do ácido láctico seja concluído. Sua duração depende da temperatura e dura de 10 a 15 dias. Posteriormente, o recipiente com decapagem é levado ao frio.
A temperatura para armazenar pepinos em seu próprio suco durante o inverno não deve exceder 1-3 graus. O produto acabado pode ser transferido para potes menores e fechados com tampas plásticas comuns. Neste caso, a peça é armazenada na geladeira.
Cozinhar pepinos levemente salgados em seu próprio suco
Pepinos levemente salgados são preparados de forma rápida e simples. Existem dois métodos tecnológicos muito semelhantes para conservar pepinos em seu próprio suco.
- No primeiro caso, pepinos inteiros são colocados em um saco com adição de sal. Depois de algum tempo, o suco secretado transforma-se em salmoura. Este método pode ser chamado de “preguiçoso”, pois não requer tempo de preparação. O processo de salga é mais demorado.
- No segundo caso, as verduras crescidas são esmagadas e combinadas com sal, obtendo-se salmoura para a maior parte dos pepinos. O processo de salga é mais rápido e de melhor qualidade.
Cada um escolhe um método adequado para si, como conservar pepinos em seu próprio suco. Vamos dar uma olhada neste último.
Para uma jarra de 3 litros você precisará de:
- pepinos para decapagem - 10-12 peças;
- purê de frutas crescidas – 1,5 l;
- sal – 3 colheres de sopa. eu.;
- se desejar, adicione endro, folha de groselha, raiz-forte, pimenta malagueta e alho.
Lave bem os pepinos. Grandes - moa em um moedor de carne ou com um ralador. Combine-os com alho e sal. Corte as pontas dos pepinos pequenos para uma decapagem mais uniforme. Se os picles forem preparados com raiz-forte, as raízes são colocadas no fundo do pote e as folhas em cima de todos os pepinos.
Faça camadas de especiarias, purê de pepino e pepinos inteiros. Encha o recipiente completamente com o suco restante. Após 5-8 horas, pepinos em conserva podem ser consumidos.
Pepinos levemente salgados podem ser cozidos ainda mais rápido se o recheio for pré-aquecido em fogo baixo.Nesse caso, você poderá experimentar pepinos em conserva após 4-5 horas.
Nas preparações caseiras, são utilizadas receitas que permitem o processamento da colheita com perdas mínimas. Claro, a conserva tradicional de pepino é mais familiar e permite armazenar o produto por muito tempo.
Mas as preparações de inverno fermentadas a frio retêm muito mais vitaminas e microelementos. Esses produtos são muito mais saudáveis. Se foram preparados de acordo com todas as regras, ficarão armazenados durante todo o inverno. E as características do sabor dependem muito de como cozinhar, quais temperos usar, quais receitas de pepino no próprio suco para o inverno foram escolhidas.