Depois de colher uma boa colheita de pimenta, é hora de processá-la. Hoje existem muitas opções de receitas com esse ingrediente, então você pode escolher a que preferir. Alguns deles permitem a obtenção rápida de picles, que não requerem tempo de esterilização. Para economizar energia, é recomendável que você se familiarize com antecedência com as receitas mais populares de preparo de pimentões picantes para o inverno.
- Escolhendo as melhores variedades de pimentão para preparo
- Prepare os ingredientes necessários
- Métodos para preparar pimentas picantes
- Pimenta em óleo
- Em marinada agridoce
- Em tomate
- Picante em conserva
- Enlatado, não esterilizado
- Estilo georgiano para o inverno
- Decapagem de pimenta
- Regras para armazenar preparações de pimenta
Escolhendo as melhores variedades de pimentão para preparo
Escolher a pimenta certa é a chave para conseguir uma iguaria saborosa. Um papel importante é desempenhado pelo sabor do vegetal, seu tamanho e espessura da parede. Para preparar o lecho, é recomendável prestar atenção às suculentas variedades de plantas amarelas e vermelhas, pois ficam mais brilhantes e apetitosas quando preparadas. Para essas receitas, opta-se por frutas grandes e suculentas, pois trazem benefícios em termos de suculência e sabor, além de facilitar o processo de preparo da matéria-prima.
Para as marinadas, recomenda-se levar vegetais menores - cabem mais facilmente nos potes e não perdem a aparência após a exposição ao calor. Para a conservação, escolhem-se pimentões com espessura de parede de pelo menos 4 milímetros, cujo sabor apresenta leve amargor e doçura predominante. O peso ideal da fruta é de 80 a 150 gramas. As melhores variedades para lecho e enlatados incluem:
- Avangard é uma variedade grande com frutas pesando até 450 gramas; sua suculência e carnudo o tornam ideal para preparar lecho e marinadas; a espessura da parede é de 6 a 7 centímetros.
- Adept é um vegetal de uso universal, o peso do fruto chega a 110 gramas, a espessura da parede é de 6 a 6,5 centímetros.
- Bogdan é uma variedade de maturação tardia que produz pimentões amarelos brilhantes, pesando até 250 gramas e espessura de parede de 6 a 8 centímetros.
- Ideal - os pimentões são vermelhos e pesam até 150 gramas; Uma característica distintiva da variedade é o teor de açúcar.
Algumas receitas requerem variedades especiais; usar variedades tradicionais não é adequado para elas. Inclui opções de preparo de preparações picantes que envolvem o uso de pimenta amarga ou picante.
Prepare os ingredientes necessários
Para os preparos são utilizados frutos maduros, com superfície lisa e lisa, sem sinais de podridão ou danos. Os pimentões são bem lavados e o excesso de objetos e detritos são removidos. Se necessário, corte as áreas danificadas.
O método de processamento depende do tipo de receita, portanto são possíveis várias opções. No processamento das variedades tradicionais de pimenta, corta-se a base, retira-se o miolo e as sementes. Para receitas picantes, você pode usar frutas inteiras. Os tipos de corte mais utilizados são:
- frutas sem base;
- fatias em forma de 2 ou mais partes;
- círculos.
A colheita deve ser aproveitada imediatamente após a colheita, pois o armazenamento prolongado leva à perda da aparência e das características de qualidade dos pimentões.
Métodos para preparar pimentas picantes
Hoje existe um grande número de receitas de preparo de pimentões para o inverno. Podem envolver conservas de vegetais inteiros ou cortados em pedaços, apresentação individual ou com adição de outros vegetais. Muitas vezes o vegetal é cozido com abóbora, abobrinha, cenoura, tomate e depois enrolado em potes.
Independentemente da receita que escolher, deverá seguir uma série de regras que lhe permitirão obter uma guloseima saborosa e conservá-la durante toda a temporada. Os principais incluem:
- limpeza - não só os potes, mas também todos os utensílios de cozinha, inclusive colheres e facas, são bem lavados;
- rapidez - os recipientes são esterilizados imediatamente antes de colocar o produto neles; se as tampas esfriarem após o processamento, ferva-as novamente por pelo menos 10 minutos;
- qualidade - as matérias-primas devem ser colhidas sem defeitos e sinais de podridão, os vegetais “companheiros” devem estar isentos de fissuras e danos.
As especificidades da receita devem ser levadas em consideração.Alguns sugerem o uso de pimentões grandes e de paredes grossas, outros recomendam a escolha de frutas de paredes finas.
Pimenta em óleo
Segundo esta receita, o vegetal é adequado como prato independente, podendo ser utilizado como ingrediente no preparo de diversos pratos. Para preparar você precisará de:
- pimenta - 6 quilos;
- sal - ½ xícara;
- óleo vegetal - ½ xícara;
- Vinagre 6% - ½ xícara;
- alho - 1 cabeça;
- verduras - endro e salsa.
O vegetal é cortado em partes iguais, colocado em uma panela e derramado óleo por cima. Obtenha uma distribuição uniforme de sal e açúcar. Cozinhe a mistura de vegetais por 20 minutos, lembrando de mexer sempre. No final do processo, acrescente o alho picado e o vinagre. A mistura vegetal é deixada ferver por mais 5 minutos, após os quais é colocada em recipientes estéreis e coberta com tampas.
Em marinada agridoce
Fazer esta receita é um lanche ideal com sabor agridoce. O mel presente na composição acrescenta picante. Principais ingredientes:
- pimenta - 2,5 quilogramas;
- água - 450 mililitros;
- óleo de girassol - 85 mililitros;
- açúcar - 175 gramas;
- sal - 1,5 colheres de sopa;
- vinagre 9% - 150 mililitros;
- mel - 1,5 colheres de sopa;
Para dar brilho, recomenda-se levar variedades de pimenta amarela e vermelha, essa combinação aumenta o apetitoso do preparo. O vegetal é cortado em 2 a 4 pedaços dependendo do tamanho, as membranas são cuidadosamente removidas e lavadas. Os palitos, se desejar, são cortados em cubinhos, sendo aceitável o preparo em rodelas.
Todos os ingredientes, exceto pimenta, são misturados e a marinada é preparada. No momento da fervura, mergulhe cuidadosamente os legumes no líquido e cozinhe por 10 minutos até obter uma estrutura macia, ou 7 minutos para obter um lanche crocante.
Recomenda-se levar potes de 0,5 litro, o consumo médio de cada um deles será de 800 gramas de pimenta. A peça de trabalho é disposta após esterilização completa dos recipientes. A etapa final do trabalho é o procedimento de enrolar e manter as latas de cabeça para baixo para esfriarem cobertas.
Em tomate
Você pode marinar o vegetal inteiro em suco de tomate. Este preparado pode ser utilizado como lanche, ou como base para recheio de carne ou vegetais. Para preparar você precisará de:
- pimentão - 3 quilogramas;
- tomates - 2 quilos;
- sal - 1,5 colheres de chá;
- vinagre - 0,5 colher de chá.
Os tomates inteiros são lavados, a área do caule é retirada e depois passada por um moedor de carne. Ferva a mistura de tomate por 15 minutos e adicione sal no final. Os pimentões são lavados, sem caroço, colocados inteiros em um recipiente e fervidos por 20 minutos. Em seguida, adiciona-se vinagre, os pimentões são distribuídos uniformemente pelos potes, despeja-se a marinada por cima e fecham-se as tampas.
Picante em conserva
Esta receita irá agradar aos amantes de pratos picantes. O tempo total de cozimento é de 45 minutos, dos quais 15 serão necessários para preparar o pimentão vermelho e 30 para o cozimento. Para 1 frasco com volume de 300 mililitros você precisará de:
- pimenta vermelha - 10 peças;
- coentro, endro - 3 raminhos cada;
- hortelã - 1 raminho;
- alho - 1 cabeça;
- vinagre de uva - 100 mililitros;
- temperos - 2 colheres de chá de coentro, 6 ervilhas pretas e 3 pimentas da Jamaica, 2 cravos;
- folha de louro - 3 folhas;
- sal - 2 colheres de chá;
- açúcar - 1 colher de chá.
As verduras são pré-processadas, retiram-se apenas as folhas - os troncos não são adequados para a receita devido à sua aspereza.Ervas picantes e alho descascado precisam ser picados finamente.
Para cozinhar, utilizam-se vagens de pimenta totalmente preparadas, sem veios verdes, que não precisam necessariamente ter o formato correto. Os vegetais são perfurados na área do caule com uma lâmina de faca fina, caso contrário o ar se acumulará na cavidade. Coloque os legumes em um recipiente, acrescente água e ferva tampado por 3 minutos.
Em seguida, desligue o fogo e mantenha o vegetal na solução quente por 15 minutos.
Leve o recipiente ao fogo, acrescente 300 mililitros de água fria, açúcar, sal, uma lista completa de temperos, alho e ervas. No momento da fervura, acrescente o vinagre de uva. Usar o usual leva à perda de aroma, por isso a essência não é aproveitada. Deixe a panela no fogo por 3 minutos, deixe fermentar por 15 minutos e coloque o conteúdo em potes pré-esterilizados.
Enlatado, não esterilizado
A receita de enlatamento permite obter um delicioso lanche frio e requer um mínimo de tempo, pois não envolve processo de esterilização. Para cozinhar, usa-se um vegetal doce e de paredes grossas. Os seguintes ingredientes são necessários:
- pimenta - 3 quilos;
- açúcar - 1 copo;
- sal - 1 colher de sopa;
- vinagre 6% - 1 copo;
- óleo vegetal - 1 xícara;
- ervilhas, louro - 3 peças cada;
- água - 1 litro.
Os pimentões são lavados, sem sementes e cortados em rodelas. Despeje a água em uma panela grande, acrescente os ingredientes principais, exceto a pimenta, e leve o líquido para ferver. Coloque os legumes e deixe ferver por 5 minutos, depois coloque-os em potes o mais rápido possível e enrole.
Estilo georgiano para o inverno
O sabor picante do aperitivo georgiano acompanha bem acompanhamentos e pratos de carne.O tempo de preparo do produto é mínimo, pois não há necessidade de esterilizar os potes. Para 2 latas de 0,5 litro cada, você precisará de:
- pimentão - 1 quilo;
- salsa - 1 cacho;
- óleo de girassol - 5 colheres de sopa;
- açúcar - 2 colheres de sopa;
- sal - 1 colher de sopa;
- alho - 1 cabeça;
- vinagre - 2 colheres de sopa;
- khmeli-suneli - 1 colher de sopa.
Coloque os legumes picados em um recipiente e esprema o alho por cima. Adicione ervas picadas, temperos, açúcar, sal e manteiga. A mistura é bem misturada e deixada por uma hora. Depois disso, o procedimento é repetido, o recipiente é levado ao fogo para cozinhar por 15 minutos e no final é adicionado vinagre. O lanche bem misturado é colocado em potes pré-tratados e enrolado.
Decapagem de pimenta
Para conservar legumes de acordo com esta receita, é melhor levar variedades verdes. Na versão clássica utiliza-se apenas o aipo, se desejar pode-se usar hortelã, endro ou coentro como ingrediente adicional, o que dará ao preparo um sabor mais rico. A receita requer os seguintes ingredientes:
- pimenta - 1 quilo;
- água - 3 litros;
- sal - 0,25 quilogramas;
- folha de louro - 7 peças;
- alho - 1 cabeça;
- aipo - 150 gramas.
Uma marinada é preparada com sal, especiarias e água. Após esfriar, despeje a solução sobre os legumes e coloque-os sob pressão. Eles costumam usar um prato pressionado em cima com uma jarra de água. Após 15 dias, os vegetais são colocados em potes pré-tratados por esterilização. O restante da marinada é fervido e colocado em recipientes, que devem ser cobertos com tampas de náilon.
Regras para armazenar preparações de pimenta
Os espaços em branco com pimenta enrolada em potes são removidos para um local de armazenamento permanente somente depois de esfriarem completamente. Para isso, utilizam-se mais frequentemente adegas ou galerias, para consumo direto as conservas são armazenadas na geladeira.
As seguintes regras devem ser observadas:
- a sala deve estar seca, a alta umidade causará ferrugem nas tampas de metal;
- os recipientes não devem ser expostos à luz solar, caso contrário o produto começará a deteriorar-se;
- antes de retirar a peça de trabalho, deve-se verificar o aperto, para isso o frasco é virado e verificado quanto a vazamentos;
- Caso apareça turbidez, mofo, espuma ou outras manifestações suspeitas, é necessário jogar fora a peça de trabalho e não arriscar a própria saúde.
O tempo de armazenamento recomendado para marinadas é de 1 ano, mas vegetais devidamente processados podem ser armazenados por mais tempo.