A abóbora marinada com pepino é um alimento muito saboroso e ao mesmo tempo fácil de preparar, ideal tanto para um evento especial como para um jantar normal em casa. Para deixar o lanche crocante e agradável ao paladar, é preciso selecionar cuidadosamente os ingredientes, seguir as nuances do preparo e conhecer todos os truques da decapagem de vegetais.
Sutilezas de conservar pepinos com abóbora
A abóbora é um tipo de abóbora em forma de pires.Inúmeras receitas permitem preparar deliciosos petiscos de uma forma ou de outra - o produto pode ser salgado, em conserva, utilizando uma grande variedade de ingredientes e aditivos.
O nome do vegetal vem do francês “patê”, que significa “torta” e está diretamente relacionado à aparência do produto.
Como a estrutura e o sabor da abóbora são quase iguais aos da abobrinha, você pode usar a receita da abobrinha para conservar o vegetal. As culturas jovens são mais adequadas para cozinhar, enquanto se recomenda adicionar frutas maduras às saladas. Se vegetais maduros foram comprados para decapagem, eles devem ser divididos em partes. Geralmente não é recomendado o uso de abóboras muito maduras, pois são muito duras e não apresentam mais o sabor incomum anterior.
Não é necessário retirar a casca antes da conservação, pois a casca é muito fina e se presta bem ao processamento. Porém, é importante observar a regra de higiene - enxaguar abundantemente a pele do produto com uma escova. Os talos devem ser removidos.
Conservar vegetais envolve escaldá-los. Graças a este procedimento, o vegetal permanece crocante. A ideia é tratar a abóbora com água quente por 5 a 10 minutos. Uma forma alternativa é despejar água fervente sobre o produto ou deixá-lo nele por um tempo. Para preservar o tom dourado, utiliza-se um banho de contraste - após o processamento a quente, os vegetais são imersos em água fria.
Lista de ingredientes
Para marinar pepinos com abóbora de acordo com a receita padrão, você precisará dos seguintes ingredientes:
- abóbora - 1 quilograma;
- pepinos – 3 quilogramas;
- pimenta preta – 12 peças;
- pimenta da Jamaica – 10 peças;
- endro - 4 guarda-chuvas;
- folha de louro – 4 peças;
- alho – 6 dentes;
- raiz-forte - uma folha;
- sal e açúcar - 60 gramas cada;
- essência de vinagre - 30 mililitros;
- água limpa – 2 litros.
Você também precisará de potes de vidro para armazenar alimentos enlatados. Para obter um resultado satisfatório, o recipiente deve estar bem fechado.
Seleção e preparação de produtos
Nesta fase, é necessário selecionar cuidadosamente os produtos para a próxima conservação, pois o sabor da abóbora em conserva com pepino e o prazo de validade do lanche dependem da qualidade dos vegetais. Os vegetais são preparados da seguinte forma:
- Selecione pequenas frutas jovens. As abóboras crescidas são muito duras, por isso só são adequadas para saladas.
- Não retire a pele, mas lave bem com uma escova de cerdas macias.
- Remova a haste. Neste caso, o círculo no local do corte não deve ultrapassar dois centímetros.
- Antes de salgar e conservar o produto, a abóbora é escaldada. O procedimento ajuda a suavizar os tecidos do produto.
- Imediatamente após o branqueamento, os frutos são mergulhados em água gelada. Graças a isso, a casca manterá uma tonalidade amarelada.
- Os pepinos são embebidos em água fria por 3 horas antes de serem preservados.
Para garantir que os alimentos enlatados permaneçam frescos e saborosos pelo maior tempo possível, devem ser armazenados em recipientes de vidro estéreis. A esterilização é realizada a vapor ou outros métodos (por exemplo, no microondas).
Como preparar pepinos e abóboras para o inverno?
Uma receita padrão para conservar vegetais permite preparar de forma rápida e fácil um excelente lanche crocante. Além disso, esta opção é aplicável a qualquer preparação para o inverno. O processo de enlatamento inclui as seguintes etapas:
- Os vegetais pré-selecionados e cuidadosamente processados são divididos ao meio.
- As especiarias são colocadas no fundo do recipiente.
- Os vegetais são compactados na jarra até o topo.
- Ferva a água, acrescente sal, açúcar, encha os potes e deixe o conteúdo fermentar por 15 minutos.
- Após o aquecimento dos vegetais variados, a água deve ser colocada na panela e fervida novamente, acrescentando essência de vinagre.
- Despeje a salmoura quente no recipiente e aperte bem.
- Aguarde até que a temperatura do conteúdo atinja a temperatura ambiente e, em seguida, retire as peças para armazenamento em uma adega ou outro local adequado.
Os recipientes não podem ser usados sem esterilização. Além dos principais ingredientes vegetais, cenouras, tomates e limão podem ser usados como complemento.
Como e por quanto tempo você pode armazená-lo?
Os blanks são armazenados na adega, despensa ou varanda envidraçada durante 12 meses. É importante que os indicadores de temperatura estejam entre 15 e 18 graus. Não deve haver dispositivos de aquecimento ou outras fontes de calor nas proximidades.
O prazo máximo de validade é de 2 anos, mas desde que o ambiente esteja sempre seco e ventilado regularmente.
Abóbora marinada com pepino é uma excelente opção de lanche para qualquer ocasião. Seguir as regras de enlatamento e armazenamento permitirá que você desfrute de vegetais crocantes por muito tempo.