Patisson pertence à família das abóboras. O sabor e a textura externa deste vegetal são semelhantes aos da abobrinha, é criado através de um processo natural de hibridização. A abóbora, que não é difícil de cultivar e cuidar em campo aberto, está adaptada e frutifica bem nas mais diversas condições climáticas. Esses vegetais saudáveis têm propriedades superiores às abobrinhas: as frutas jovens são saturadas com carboidratos, açúcares (glicose), substâncias pectínicas, sais minerais e gorduras.
Variedades de abóbora
Para que o cultivo de abóbora em campo aberto tenha uma boa colheita, é necessário escolher a variedade adequada para cada zona climática. Existem muitas variedades deste vegetal, por isso antes de comprar sementes é necessário se familiarizar com as espécies de cultivo mais comuns, escolher aquelas que se adequam ao seu gosto, rendimento, tempo de maturação e tamanho.
A abóbora difere da abobrinha pelo formato externo, pela cor da casca e pela polpa mais densa.
Dependendo do momento de amadurecimento dos frutos, a abóbora é dividida em tipos:
- precoce - o amadurecimento dos frutos ocorre 37-50 dias após o aparecimento dos primeiros brotos;
- médio - pronto para consumo em 55-60 dias;
- tarde - os frutos amadurecem totalmente 60-70 dias após o plantio.
Se você quer que a abóbora se delicie com seus frutos durante todo o verão, compre sementes com diferentes períodos de maturação.
Abóbora branca
Entre as abóboras brancas existem as de maturação precoce, média e tardia. Eles têm pele e carne brancas. Mas existem variedades que são esbranquiçadas ou esverdeadas por dentro. Todas as variedades brancas são universais, adequadas para decapagem, enlatamento e cozimento.
Polo F1 é um híbrido precoce com arbustos compactos e frutos redondos e achatados. Seu peso pode chegar a 300-400 G. A cor verde clara da casca torna-se branca à medida que amadurece. A polpa é saborosa, densa, adequada para enlatados e preparo de diversos pratos. A produtividade do Polo F1 é consistentemente alta, a variedade é resistente ao míldio.
UFO White é uma abóbora de meia temporada com frutas que lembram sinos com bordas dentadas arredondadas. O peso de um vegetal maduro chega a 400-500 g.No ovário apresenta coloração verde clara, no período de maturidade biológica a pele endurece e fica branca. O fruto, com até 8 mm de diâmetro, tem polpa tenra e saborosa, na qual as sementes não são sentidas.
A mais comum é a variedade tardia Branca 13. É despretensiosa, resistente ao frio e tem bom rendimento. Tem formato de placa, as bordas são emolduradas por dentes fracos. A casca é dura, a polpa é de densidade média e sabor neutro.
A abóbora desta espécie pode crescer rapidamente: alguns exemplares cresceram até 6-7 cm de diâmetro e pesando de 85 ge 500 G. Em comparação com outras variedades, a abóbora White 13 é considerada uma das melhores para cultivo em campo aberto, e é bem preservado após a colheita.
Abóbora amarela e laranja
Para criar esta espécie, tomou-se como base a abóbora branca. Têm sabor excelente e são úteis para pessoas que sofrem de doenças oculares e de pele. As frutas amarelas e laranja são ricas em vitamina A e luteína, que neutraliza os radicais livres e é utilizada na prevenção de patologias vasculares.
A variedade intermediária Fuete é popular entre os agricultores - uma variedade arbustiva com formato de prato bem alinhado e bordas recortadas. O peso médio de um fruto maduro é de 270-300 g, sua casca é dura e de cor amarelo-laranja brilhante. Os arbustos crescem de forma compacta e produzem altos rendimentos.
A variedade Solnyshko se distingue pelo alto rendimento, frutos pequenos e arbusto compacto. Refere-se ao meio da temporada. O fruto tem formato de xícara com bordas nervuradas. O peso médio é de 250-300 g Os frutos jovens são amarelos, os maduros adquirem uma rica tonalidade laranja. A polpa bege é macia e de sabor delicado. Usado para decapagem, cozimento, armazenamento. A variedade é resistente ao oídio.
A variedade OVNI, uma abóbora precoce, tem bom rendimento. De um arbusto você pode colher até 5 kg de vegetais por temporada. O peso do fruto em forma de disco é de 400-450 g e sua casca apresenta uma rica cor amarelo-laranja. A polpa densa é pouco suculenta, tem sabor agradável e tonalidade amarelada. Crescer Abóbora OVNI tanto em terreno aberto quanto em ambientes fechados.
Abóbora verde
Dentre esta variedade, vale destacar o híbrido verde escuro Chartreuse F1, uma variedade precoce com frutos brilhantes. É fácil cuidar dessas plantas, plantadas em campo aberto, pois à medida que crescem formam arbustos compactos. Quando maduro, Chartreuse F1 pode apresentar listras amarelas ou brancas na casca. A polpa do fruto jovem é verde claro, tornando-se branca à medida que amadurece. Este é um saboroso híbrido destinado a enlatados.
Outro híbrido verde de maturação precoce é a abóbora Gosha. À medida que se desenvolve, cresce em um pequeno pedaço de terra e se transforma em arbustos altos e exuberantes. Como resultado da floração surgem frutos em forma de disco, com peso entre 300 e 400 g, cuja casca é verde escura, escurece à medida que amadurece e torna-se preta. A polpa é crocante, densa, de bom sabor e de cor creme leitosa. Os arbustos deste híbrido frutificam por muito tempo e produzem bons rendimentos.
Seleção do local
O mesmo local para abóbora em rotação de culturas pode ser utilizado 4 a 5 anos após o último plantio desta planta nesta área. Se o jardineiro se esforça para obter uma boa colheita, é aconselhável plantar adubo verde (predecessores) útil para a abóbora - repolho de vários tipos, erva-moura, incluindo batata, cebola, cenoura, salsa.
Não é recomendado semear ou plantar mudas desta cultura em solo onde anteriormente foram cultivados vegetais relacionados (abobrinha, pepino), pois a polinização cruzada é possível. Para uma boa germinação, devem ser observados parâmetros ideais de temperatura do ar: até +25 °C durante o dia, cerca de +18 °C à noite.
Fertilizando o solo
A preparação do local para o plantio desta planta deve começar no outono. Você precisará cavar profundamente o solo e preenchê-lo com fertilizante - a fertilização da abóbora em terreno aberto equivale a 50 g de superfosfato por 1 metro quadrado. m de terreno. Você também precisará adicionar esterco, composto ou turfa de sua escolha - 5-7 kg por 1 metro quadrado. M. Com a chegada da primavera, é preciso espalhar a mistura pelo jardim e desenterrá-la novamente.
A peculiaridade do preparo do solo para o plantio da abóbora é que esta cultura necessita de solo neutro com pH = 6-7. Se for utilizada uma área com solos acidificados, fertilizados exclusivamente com minerais por muito tempo, o solo deste local deve ser desoxidado. Para isso, utiliza-se isolamento - adição de cinza de madeira na proporção de 0,2-0,3 kg por 1 m². m área. Ao usar cinza de turfa desoxidada, sua quantidade deve ser aumentada aproximadamente 1,5-2 vezes.
Para evitar que as cinzas sejam adicionadas ao solo em formas inacessíveis às plantas, a desoxidação outonal do solo com cinzas deve ser realizada sem mistura com fertilizantes, pois com eles entram em reação química. Se for usado isolamento, é melhor aplicar fertilizantes na primavera, durante o plantio da abóbora.
É aconselhável aplicar fertilizantes minerais na primavera, além da fertilização primavera-verão.
Preparação de sementes
A germinação das sementes de abóbora depende de um tratamento adequado antes do plantio no solo.Devem ser preparados para a semeadura, desinfetados por 20 minutos em solução de permanganato de potássio. Para lavar, use água em temperatura ambiente. Para aumentar a germinação das sementes, elas são mantidas por 2 a 3 dias em solução de ácido bórico preparada na proporção de 20 mg por 1 litro de água, após o que a semente é lavada e seca.
Imediatamente antes do plantio no solo, as sementes são embebidas em água para inchar ou eclodir. Se não tiver tempo de molhar, pode semear os secos.
Preparando mudas
Para que as abóboras se adaptem mais rapidamente ao campo aberto e comecem a dar frutos, elas podem ser transferidas para a horta como mudas, o plantio e o cuidado não causam dificuldades.
Você precisa semear sementes de abóbora para mudas nos últimos dez dias de abril ou início de maio.
Solo especialmente preparado é colocado em copos plásticos especialmente preparados ou outros pratos, que você pode comprar em uma loja de jardinagem ou fazer você mesmo. Para fazer isso, você precisa de solo de grama misturado com solo de jardim, areia de rio e húmus. Os fertilizantes minerais são adicionados conforme diagrama impresso na embalagem.
Algumas sementes são plantadas em cada cova a uma profundidade de cerca de 4 cm e cobertas com terra e cobertas com filme para criar um efeito estufa. Quando os dois brotos aparecem, o mais fraco é removido. A temperatura ideal para o cultivo de abóbora desta forma é de + 25 °C durante o dia e de +18 °C à noite.
Após a emergência, as mudas de abóbora são abertas para reduzir a temperatura. De manhã a temperatura deve ser de até +18 °C, à noite - cerca de +16 °C. Isso diminuirá a taxa de crescimento e evitará que as mudas se estiquem.A rega deve ser rara e insignificante. Uma semana após a germinação, a temperatura deve ser elevada para +22...+25 °C. As mudas também precisam de ventilação, mas não devem ser colocadas ao ar livre em dias de vento.
Durante este período, as plantas também precisam de alimentação periódica. Para isso, é adequado o verbasco, diluído em água na proporção de 1:10, infundido por 24 horas. É necessário regar esta mistura 10 dias após o aparecimento dos brotos.
Antes de plantar, você pode alimentar as plantas com nitrophoska, um fertilizante mineral complexo. É diluído de acordo com as recomendações indicadas na embalagem.
No início de junho, são plantadas no jardim mudas fortes com 2 a 3 folhas bem desenvolvidas. Isso é feito de manhã ou à noite (20-25 dias após a germinação). Os buracos são regados com um pouco de água morna e plantados com um torrão de terra onde cresceu a muda. O solo ao redor da muda é compactado e sombreado.
Cuidando da abóbora
A estação de cultivo da abóbora é curta, então elas precisam ser alimentadas 2 vezes durante a temporada. Se o local estiver bem preenchido com nutrientes durante o preparo do solo no outono-primavera, a fertilização pode não ser necessária.
Cuidar da abóbora consiste em aplicar fertilizante (matéria orgânica) antes do início da floração em massa. Estrume e excrementos de pássaros são enchidos com água, infundidos e aplicados sob as plantas. Evite deixar a mistura nas folhas. Depois que a água é absorvida, o solo é coberto com cobertura morta. Na ausência de tais fertilizantes, utiliza-se nitroammophoska, nitrophoska na proporção de 50-70 g por 1 metro quadrado. m.
A segunda fertilização com fertilizantes de fósforo e potássio (50-60 g por 1 m2) é realizada no início do aparecimento em massa dos frutos.
Para obter uma boa colheita, você precisa saber com que frequência regar a abóbora em terreno aberto. Isso deve ser feito à medida que o solo seca, para que permaneça sempre ligeiramente úmido. Essas plantas não toleram bem água fria, apenas água morna é usada. Não deve cair nas folhas. Após a rega, o solo deve ser coberto com cobertura morta para reter a umidade.
Se os fertilizantes forem aplicados incorretamente, a parte foliar da abóbora pode crescer muito, o que prejudicará a formação e o desenvolvimento do fruto. Neste caso, é necessário remover as folhas mais antigas que cresceram por baixo. São removidas até 2 folhas por vez, o procedimento pode ser repetido após 2-3 dias.
É importante que as flores femininas sejam bem polinizadas. Você pode ajudar as plantas realizando este procedimento artificialmente. Para fazer isso pela manhã você precisará colher várias flores masculinas (elas têm pernas mais longas que as femininas). É importante que não haja orvalho ou água nas flores devido à rega. Quanto mais flores femininas forem polvilhadas dessa forma, mais sementes serão formadas.
Doenças e pragas
Para evitar a remoção de arbustos inteiros em caso de doenças de abóbora, é necessário usar biofungicidas para tratar o solo e as plantas:
- Alirin.
- Gamair.
- Tricodermina.
- Fitosporina-M.
Para obter uma colheita abundante e saudável, não é recomendado tratar o jardim e as plantas com produtos químicos. Nesse caso, os biofungicidas são usados 2 a 3 vezes por mês. Essas substâncias não prejudicam pessoas, pássaros ou plantas, por isso podem ser utilizadas durante todo o período vegetativo, inclusive no início da colheita.