Os preparativos clássicos de inverno são pepinos em conserva e em conserva. Ervas aromáticas e temperos ajudam a diversificar o sabor habitual do produto, do qual depende, em última análise, o sucesso do lanche na mesa. Numerosas receitas diferem apenas na quantidade de sal, açúcar e vinagre - os principais conservantes dos quais depende a força da marinada e, caso contrário, dependem totalmente das preferências gustativas da dona de casa.
[toc]
Manjericão - o tempero real
Aos pimentões e alho habituais adicione folha de louro, raiz de raiz-forte, guarda-chuvas de endro, sementes de mostarda. Esses ingredientes estão incluídos em quase todas as receitas.Mas apenas as ervas picantes coentro, manjericão, salsa, aipo e grãos de coentro podem alterar fundamentalmente o sabor.
A lista de ervas aromáticas é longa, mas as críticas falam de um sabor muito agradável e invulgar dos preparativos preparados com manjericão. Esta especiaria combina harmoniosamente com o sabor dos pepinos em conserva, conferindo-lhes um novo sabor.
O manjericão é uma planta cujas folhas e flores são utilizadas como tempero. Apresenta sabor adstringente, ligeiramente amargo e aroma muito forte. O manjericão está incluído em receitas de pratos de vegetais, peixes e carnes, todos os tipos de bebidas e molhos. Estimula perfeitamente o apetite e melhora os processos digestivos. O manjericão distingue-se pela cor das folhas e pelas características do seu cheiro. A cor das folhas varia do verde claro ao roxo.
Para pepinos em conserva e em conserva, entre toda a variedade de cheiros, é melhor escolher variedades de manjericão com aromas de cravo, pimenta da Jamaica, louro, canela e erva-doce. Em picles e marinadas, o tempero combina bem com hortelã, estragão, coentro, manjerona e salsa. O nome da planta se traduz literalmente como uma fragrância digna de reis.
Pepinos em conserva, iguaria, com manjericão
O manjericão é um tempero autossuficiente; para aproveitar ao máximo seu aroma, não coloque muitas ervas aromáticas em uma preparação. Coentro harmoniza bem com ele. Mas nos preparativos de inverno costuma-se colocar não verduras, mas sementes de grama, que são chamadas de coentro, até porque o sabor da planta e de suas sementes é fundamentalmente diferente.
Para preparar pepinos em conserva com manjericão para o inverno você precisará de:
- pepinos;
- ramo de manjericão;
- guarda-chuvas de endro;
- coentro;
- Folha de louro;
- Pimenta preta.
Para o recheio da marinada você vai precisar de:
- água – 1 litro;
- sal grosso - 1 colher de sopa. eu.;
- açúcar granulado - 2 colheres de sopa. eu.;
- essência de vinagre (70%) - 0,5 colher de chá.
É preferível escolher verduras de tamanho pequeno, fortes e sem sinais de deterioração. Antes de enlatar pepinos, eles são embebidos em água fria por 2 a 3 horas e bem lavados. Durante este tempo, prepare o recipiente. É mais conveniente usar potes com volume de 750 ml a 3 litros para enlatados. Dependendo do tamanho da matéria-prima do pepino, é calculado o número de potes de decapagem. Recipientes de vidro e tampas de lata são lavados com refrigerante e enxaguados abundantemente em água corrente. Os pratos são esterilizados, as tampas de lata são fervidas.
- Os potes estão cheios de pepinos. Entre eles você deve colocar guarda-chuvas de endro, vários raminhos de manjericão e uma folha de louro.
- Frascos cheios de pepinos são despejados em água fervente. Após 10 minutos, a água resfriada é drenada e o procedimento é repetido novamente.
- Prepare a marinada em um recipiente separado. O sal e o açúcar são dissolvidos em um volume medido de água e a essência de vinagre é adicionada no final da fervura.
- Nesta fase, você pode ajustar a concentração da salmoura. Basta provar e adicionar sal ou vinagre a seu gosto.
- Despeje pimenta preta e coentro em potes e despeje a marinada fervente sobre os pepinos até o pescoço.
- A comida enlatada é enrolada com tampas e virada de cabeça para baixo. Frascos pequenos são embalados para prolongar o processo de resfriamento.
Pepinos armazenados em potes para o inverno duram muito tempo. Em caves frias com temperatura constante há mais de um ano. Conservo pepinos assim o tempo todo, e mesmo depois de um ano na adega eles permanecem crocantes e muito saborosos. Para armazenamento de longo prazo, utilizam-se receitas com recheio de marinada mais forte, mas isso prejudica o sabor do produto.
Esta opção é adequada para enlatar pepinos e pepinos pequenos.
Uma variedade de receitas exige o uso de pimentões vermelhos e amarelos, cenouras e tomates em miniatura nas marinadas. Todas essas adições ficam ótimas com manjericão e coentro e ficam lindas em potes. Eles podem ser usados simplesmente para tornar as peças mais atraentes.