O manjericão, cujas propriedades benéficas e contra-indicações já foram bem estudadas, é ativamente utilizado não só para fins culinários, mas também para fins medicinais. O efeito benéfico desta especiaria aromática no corpo humano foi comprovado há muito tempo. A rica e extensa composição química desta cultura permite sua utilização em diversas áreas.
- Manjericão de ervas reais
- Composição e teor calórico do manjericão fresco e seco
- Benefícios do manjericão para o corpo humano
- Suco de manjericão
- Tintura de álcool de manjericão
- Chá de manjericão
- Uso na medicina popular
- Ervas picantes na culinária
- Receitas tradicionais para uso médico
- Contra-indicações do manjericão: malefícios do tempero
Manjericão de ervas reais
O nome da especiaria perfumada é traduzido do grego como “real”.Desde a antiguidade, o manjericão conquistou uma posição dominante no mundo dos temperos e foi considerado a erva real. A cultura é especialmente utilizada na culinária dos países mediterrâneos, onde é indispensável como tempero em diversas saladas, sopas e pratos principais. Os pratos ganham um sabor único e requintado com notas suaves de cravo picante, um aroma sutil de pimenta da Jamaica branca e um sabor ácido de limão.
Na Índia, no Irã e no Paquistão, o manjericão também é usado ativamente: os benefícios e malefícios desta planta herbácea foram descritos na antiguidade por muitos médicos e curandeiros. Na natureza você pode encontrar mais de 50 variedades desta cultura, que diferem na aparência e possuem diferentes sabores originais (pimenta amarga, erva-doce, limão, cravo-da-índia e outros).
Apesar das diferenças de sabor e visuais, as propriedades benéficas das diferentes variedades de manjericão são quase as mesmas. Na Rússia, as ervas picantes em tons de roxo e verde são cultivadas com mais frequência.
Composição e teor calórico do manjericão fresco e seco
A erva manjericão possui uma composição química extremamente rica. Suas folhas contêm grande quantidade de óleos essenciais (até 1,5%), que conferem ao tempero um sabor único e um aroma picante.
As seguintes vitaminas foram encontradas nas verduras secas e frescas desta planta perfumada:
- grupo B (colina, tiamina, piridoxina, niacina, ácidos fólico e pantotênico);
- E (acetato de tocoferol);
- C (ácido ascórbico);
- A (beta-caroteno);
- K (filoquinona);
- PP (ácido nicotínico);
- caroteno (provitamina A).
O manjericão é rico em ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio e fósforo. Sódio, selênio, mercúrio e zinco estão presentes em quantidades menores.Além do óleo essencial, a erva contém vários taninos, fitoncidas, cânfora, rutina, açúcares simples, etc. Esta especiaria perfumada pode ser consumida fresca e seca. Os benefícios são quase os mesmos.
O conteúdo calórico da massa verde fresca não excede 23 kcal por 100 g de erva e, para o manjericão seco, o valor energético é de cerca de 251 kcal. Não se utiliza apenas massa verde (fresca e seca), mas também sementes de manjericão (para perda de peso, tratamento de doenças de pele, cabelos saudáveis).
Benefícios do manjericão para o corpo humano
O manjericão é benéfico para a saúde humana devido às seguintes qualidades:
- tem um forte efeito tônico;
- aumenta a imunidade;
- fortalece as paredes vasculares, melhora a coagulação do sangue;
- melhora a acuidade visual e ajuda a retardar as alterações na retina relacionadas à idade;
- tem um efeito benéfico no estado do cabelo, unhas e pele;
- normaliza a pressão arterial;
- remove toxinas e substâncias nocivas (colesterol, radicais livres e outros);
- tem efeito antibacteriano, protege contra infecções virais, fúngicas e bacterianas;
- tem efeitos antipiréticos e diaforéticos, elimina inflamações (para bronquite, resfriados, dor de garganta);
- tem um efeito anti-séptico pronunciado e efeito cicatrizante;
- fortalece o sistema nervoso, alivia o estresse, melhora o humor;
- melhora a digestão e promove melhor absorção dos nutrientes;
- reduz a formação de gases nos intestinos;
- tem efeito analgésico (para dores de dente, enxaquecas, cólicas menstruais);
- graças aos antioxidantes, previne a ocorrência de neoplasias malignas;
- normaliza a atividade do sistema cardiovascular;
- tem um leve efeito diurético.
Vários medicamentos caseiros são preparados com base na parte verde da planta e nas sementes: bebidas, tinturas, óleos, decocções.
Suco de manjericão
O suco de manjericão espremido na hora tem efeitos tônicos, antiespasmódicos, antiinflamatórios e analgésicos. Compressas e loções feitas com massa verde recém-preparada auxiliam no tratamento de feridas de longa cicatrização, queimaduras, lesões purulentas e patologias de pele. Algumas colheres de chá de suco diluído em leite quente são tomadas por via oral para dor de garganta, perda de apetite, febre, insônia e distúrbios nervosos.
Essas bebidas melhoram o seu humor, aliviam a depressão e acalmam os nervos. Benefícios cientificamente comprovados para os homens, pois o tempero fresco ajuda a aumentar a circulação sanguínea. O efeito benéfico no corpo masculino se manifesta no aumento da potência.
Tintura de álcool de manjericão
Produtos à base de álcool e folhas secas ou frescas da planta são amplamente utilizados. Várias tinturas de álcool e vodka são usadas para enxaquecas, colite, gastrite, pielite, tuberculose e tosse convulsa. No entanto, as propriedades curativas do manjericão às vezes podem ter o efeito oposto. Para doenças do sistema cardiovascular, as preparações alcoólicas de manjericão são altamente desencorajadas.
Para preparar a tintura, você precisa pegar 50-60 folhas verdes frescas desta erva perfumada, despejar ½ copo de álcool ou vodka sobre elas, fechar bem com uma rolha ou tampa e deixar por 10-14 dias em local fresco e escuro. lugar.
Chá de manjericão
Os benefícios do manjericão para o corpo humano com uso regular já são percebidos há muito tempo. O chá feito com folhas secas de especiarias é o mais adequado para isso.A bebida alivia a ansiedade, a depressão e a tristeza, normaliza o sono noturno e ajuda a restaurar rapidamente as forças durante a exaustão e o esforço físico. A decocção tem um efeito calmante pronunciado.
O chá de manjericão fortalece o corpo e melhora a imunidade. É recomendado para hipotensão, pois aumenta suavemente a pressão arterial. Uma decocção fria mata perfeitamente a sede em um dia quente de verão; o manjericão com limão, que tem um sabor refrescante original, é especialmente bom nesse aspecto.
Preparar o chá não exige muito tempo e esforço. Para isso, pegue o manjericão seco (1 colher de chá sem cobertura), despeje 200 ml de água fervente, cubra com uma tampa ou pires e deixe por cerca de 30 minutos. Tome ½ xícara por via oral duas vezes ao dia.
Uso na medicina popular
Basil encontrou ampla aplicação na bruxaria e na medicina popular. A partir dele são feitas preparações na forma de decocções, tinturas, bálsamos medicinais e óleos. Vários produtos baseados nele são utilizados nas seguintes situações:
- uma infusão de folhas secas com adição de uma pequena quantidade de grãos de gergelim preto é eficaz contra os primeiros sintomas de resfriados e infecções virais;
- leite azedo ou leite coalhado com especiarias secas em pó é dado às gestantes durante partos difíceis e problemáticos, a bebida dá força e ajuda a acelerar o aparecimento do leite materno;
- uma pasta de manjericão fresco moído é aplicada na forma de compressas em calosidades e feridas, untando as têmporas ou a nuca com a massa resultante para eliminar dores de cabeça;
- Para melhorar o estado da pele, recomendam-se loções com manjericão;
- para reduzir suavemente a pressão alta, tome um remédio da parte seca da planta acima do solo e despeje água fervente;
- Os óleos essenciais de manjericão são inalados quando o nariz escorre, pois reduzem o inchaço da mucosa nasal;
- Com as folhas verdes da especiaria são preparados cataplasmas e compressas, que aliviam dores nas costas e nas articulações;
- uma decocção de folhas secas e frescas é usada para tratar doenças da cavidade oral (periodontite, gengivite, várias feridas e úlceras), aliviar dores de garganta e tratar inflamações;
- Suco espremido na hora é usado para tratar infecções fúngicas na pele.
Você pode usar todas as partes da colheita de especiarias, não apenas as folhas verdes. A raiz da planta é eficaz para infecções intestinais e distúrbios digestivos; o chá das flores é útil como sedativo e tônico.
Ervas picantes na culinária
O manjericão com especiarias original, cujas propriedades benéficas para homens e mulheres são estudadas desde a antiguidade, é amplamente utilizado em diversas cozinhas nacionais. É consumido fresco e seco. A erva aromática é um aditivo alimentar comum em pratos quentes de carne e peixe, saladas diversas, molhos e, por vezes, até em bebidas (licores, bálsamos, limonada). Manjericão limão indispensável no chá verde tônico.
A gama de utilização do tempero é extremamente ampla, podendo ser adicionado em sopas, pizzas, massas, sobremesas e confeitos. As verduras são usadas para conservar tomates e pepinos, conservar cogumelos, saladas de berinjela e abobrinha e também para chucrute. Ervas secas são adicionadas a salsichas, manteigas para sanduíches, patês e vinagre aromatizado. O molho à base de azeite, manjericão e alho é um clássico da culinária francesa. A especiaria é utilizada como tempero independente e como parte de diversas misturas de especiarias.
Receitas tradicionais para uso médico
Existem muitas receitas para usar manjericão para fins médicos e medicinais. Na maioria das vezes, é recomendado o uso de medicamentos baseados nele da seguinte forma:
- Recomenda-se gargarejar com uma decocção da parte aérea seca da planta para amigdalite e dor de garganta, duas vezes ao dia;
- para aliviar a dor de dente, adicione 1 colher de chá ao caldo. sal de cozinha e vinagre de mesa e enxágue com solução morna, mantendo brevemente o líquido na boca;
- manjericão com alecrim e sálvia é despejado em água fervente e infundido, bem fechado com tampa, depois filtrado e bebido 1 copo por dia (para fraqueza sexual);
- caules frescos finamente picados são servidos com vinho seco e infundidos por 20 dias, tomar 30 ml três vezes ao dia após as refeições (aumenta a potência);
- chá de 1 colher de sopa. eu. ervas secas e 1 xícara de água fervente (infundir por 10 minutos) ajudam a eliminar dores menstruais nos dias menstruais, estresse e neuroses;
- É útil beber a mesma decocção do chá e do tônico, acrescentando limão, açúcar ou mel;
- uma forte decocção de massa verde (cozinhe por 5 minutos) promove rápida cicatrização de arranhões, rachaduras e pequenas feridas na pele;
- lave os olhos com uma decocção de manjericão para aliviar a inflamação, a tensão e o cansaço (faça uma infusão de 30 g de ervas trituradas e 0,5 litro de água fervente);
- o pó das folhas secas desta especiaria é usado para coriza (como remédio para espirros);
- o pó da erva terá efeito cicatrizante e antiinflamatório quando adicionado a pomadas e cremes para o tratamento de eczema e úlceras tróficas;
- suco espremido na hora é usado para tratar lesões de pele (úlceras, feridas, eczema), e o líquido também é instilado nos ouvidos para otite média;
- para perda de peso, recomenda-se consumir 1 colher de chá por dia.Sementes de manjericão pela manhã com o estômago vazio, regadas com bastante líquido quente.
Contra-indicações do manjericão: malefícios do tempero
O abuso de medicamentos à base de manjericão pode ser perigoso e prejudicial, mesmo na ausência de contra-indicações diretas. Nesta variante, o corpo humano às vezes reage com intoxicações alimentares graves e transtornos. Os danos causados pelo manjericão serão mais fortes do que todas as suas qualidades positivas.
Este tempero picante não deve ser utilizado nas seguintes situações:
- trombose e tromboflebite, tendência a varizes;
- má coagulação do sangue;
- distonia vegetativo-vascular e hipotensão,
- infarto do miocárdio recente;
- diabetes;
- crises epilépticas;
- processos inflamatórios no cérebro;
- AVC;
- exacerbação de doenças gastrointestinais;
- isquemia cardíaca;
- intolerância individual;
- idade até 7 anos.
Gestantes e durante a amamentação devem usar o tempero com cautela, pois os óleos essenciais contidos em grandes quantidades podem afetar negativamente o corpo do feto e da gestante.
A composição química desta planta inclui mercúrio, que confere à erva propriedades bactericidas e aumenta as defesas do organismo. Mas o consumo excessivo e ultrapassar várias vezes a dosagem diária é prejudicial à saúde. Portanto, o manjericão não é utilizado para fins medicinais por mais de 20 dias, após uma pequena pausa o curso pode ser retomado. Antes de usar uma erva aromática como agente curativo, você deve consultar o seu médico.