O manjericão roxo é considerado uma planta anual comum que às vezes é simplesmente adicionada aos alimentos. Porém, na verdade, esta cultura é única e popular não só entre os especialistas culinários, mas também entre os cientistas. Devido às propriedades benéficas do manjericão roxo, a planta é frequentemente utilizada na medicina para preparar medicamentos para tratar diversas doenças.
Descrição
O manjericão pertence à família das Lamiaceae, que muitas pessoas usam para fazer temperos. Desde os tempos antigos, os residentes do Oriente Médio e da Índia usam esta erva para criar especiarias aromáticas.
Na Europa, o manjericão não ganhou popularidade imediatamente, mas apenas vários séculos depois. Com o tempo, o manjericão vermelho tornou-se o tempero favorito dos gourmets franceses.
Já na segunda metade do século XVI, esta planta aromática era utilizada como tempero em pratos de peixe ou carne em todo o mundo.
Esta planta herbácea anual é nativa do Sul da Ásia, pois é aqui que se encontram as condições mais favoráveis para o seu cultivo. Porém, hoje esta especiaria é cultivada em todos os países. Quando são criadas as condições ideais para o cultivo do manjericão, a planta cresce até 70–80 cm de altura. Os arbustos maduros são cobertos por folhas oblongas e ovóides, em cujas pontas existem pequenas vilosidades e dentículos.
O manjericão roxo fica muito bonito durante a floração. Nele se formam espiguetas ou pincéis que, na floração, adquirem tonalidade roxa ou rosada. Para que a planta floresça bem, você terá que cultivá-la em casa de vegetação. Quando cultivadas em terreno aberto, as mudas plantadas podem morrer mesmo com geadas mínimas.
O valor nutricional
Antes de plantar manjericão ou adicioná-lo aos pratos, você deve se familiarizar com a composição desta planta.
A planta contém muita água, carboidratos, cinzas, fibras e até gordura na quantidade de 0,6 gramas por 100 gramas de verduras. Menção especial deve ser feita às vitaminas, que também estão presentes em grandes quantidades. A maioria das verduras contém vitaminas que fazem parte do grupo B.Estes incluem ácido fólico, ácido pantotênico, riboflavina, tiamina, niacina e colina com piridoxina. A planta também contém vitamina A na forma de beta-caroteno e ácido ascórbico. As verduras contêm vitaminas PP, K e E em quantidades menores.
O manjericão vegetal Ararat contém um grande número de microelementos úteis. A planta é rica em magnésio, sódio, fósforo, cálcio e potássio. Também contém cerca de 350 gramas de selênio, zinco, manganês e ferro. Muita gente se surpreende com o teor calórico das verduras, pois é ainda maior que o do pepino e tem cerca de 25 kcal.
O manjericão distingue-se pelo seu aroma, que surge devido aos óleos essenciais da composição. Várias variedades de verduras contêm de um a um e meio por cento de óleos essenciais, como saponina, ocimeno, cânfora e metidhavinol.
Manjericão roxo: propriedades
COM propriedades benéficas e contra-indicações do manjericão roxo Toda pessoa que planeja usar a planta na culinária ou no tratamento de doenças deve se familiarizar com ela.
Recursos benéficos
Muitas pessoas estão interessadas nos benefícios do manjericão roxo e se ele possui alguma propriedade benéfica. Esta planta é conhecida pelas suas propriedades medicinais há muitos anos. Mesmo na Rússia, todos chamavam os verdes de erva real, já que eram frequentemente usados por curandeiros no tratamento de diversas doenças.
Muitas pessoas sabiam dos benefícios do manjericão roxo para o corpo e, portanto, costumavam usá-lo para aliviar a inflamação no sistema geniturinário ou limpar o corpo. Também era frequentemente usado para eliminar doenças do sistema digestivo.
Devido ao alto teor de vitaminas da planta, ela é utilizada para engrossar as unhas, alterar o aspecto da pele e melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos. As folhas verdes contêm muitos óleos essenciais, que não só lhes conferem um cheiro agradável, mas também as enriquecem com microelementos úteis. Por isso, as folhas da planta são frequentemente utilizadas no preparo de medicamentos para mulheres e homens contra a flatulência.
Muitas pessoas consideram o manjericão um excelente radioprotetor que pode proteger o corpo humano dos efeitos negativos da radiação. Além disso, as propriedades benéficas da erva incluem o seu efeito antimicrobiano, graças ao qual são tratadas doenças dos órgãos internos e desinfetadas feridas na superfície da pele.
Os médicos aconselham os homens com função erétil prejudicada a tomar medicamentos à base de manjericão. As verduras são um excelente afrodisíaco que aumenta a potência e o desejo sexual em homens de qualquer idade.
As propriedades benéficas do manjericão vermelho ajudam as pessoas a lidar com enxaquecas graves. Para eliminar as dores de cabeça, você terá que tomar um banho quente com um pouco de óleo de manjericão. Para potencializar o efeito cicatrizante, recomenda-se adicionar um pouco de creme e algumas gotas de mel ao óleo.
Danos do manjericão roxo e contra-indicações
Antes de tratar doenças com manjericão, é recomendável familiarizar-se com suas contra-indicações para não prejudicar a saúde. Nem sempre uma planta herbácea assim traz apenas benefícios e por isso algumas pessoas não deveriam utilizá-la.
Não é recomendado que meninas grávidas usem medicamentos à base de manjericão. O uso regular de tais medicamentos pode atrapalhar a gravidez.Pessoas que tiveram acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco também terão que parar de tomar medicamentos. O uso de preparações feitas com essas verduras pode piorar o bem-estar de pessoas com hipertensão ou diabetes.
Se você precisar tomar esses medicamentos, não deverá tomá-los por mais de três semanas. Esses medicamentos contêm muitos óleos essenciais, que são prejudiciais ao organismo se tomados em grandes quantidades.
Melhores variedades de manjericão roxo
Muitas pessoas que querem cultivar manjericão em casa, enfrentam problemas ao escolher uma variedade de verduras. Portanto, é recomendável se familiarizar com antecedência com as melhores variedades de manjericão roxo.
Rubi vermelho
A variedade é uma variedade de manjericão vermelho frequentemente cultivada por jardineiros. As peculiaridades do Red Ruby incluem o tamanho dos arbustos, que se distinguem pela sua compactação. Uma planta adulta é coberta por folhas roxas escuras. maduro Manjericão é usado fresco ou congelado.
Opala
Os arbustos de opala são cobertos por flores carmesim e folhas com tonalidade roxa. No cultivo, recomenda-se cortar com cuidado todas as flores de cada planta para que não interfiram no crescimento das folhas. As folhas desta variedade são utilizadas como aditivos em marinadas, molhos, molhos e saladas de vegetais. Em uma estação, cerca de 2–3 kg de folhas de manjericão são colhidos em um metro quadrado de jardim.
Opala escura
Os jardineiros consideram esta variedade específica uma das melhores entre outras variedades de manjericão roxo. As folhas de opala escura são ricas em caroteno, fitoncida, vitaminas e óleos essenciais. Eles são bastante grandes e têm um cheiro rico. As folhas são utilizadas para fazer conservas, vinagres e saladas.A variedade também é utilizada para fins decorativos para decorar bordaduras ou canteiros de flores.
Filósofo
Os adeptos de plantas de maturação precoce devem ficar atentos à variedade de manjericão Filósofo, pois sua maturação técnica ocorre 45 dias após o plantio. A vegetação é compacta e atinge apenas 35 cm de altura. As folhas dos arbustos maduros têm sabor de cravo e um aroma poderoso. A planta é utilizada como aromatizante em conservas e no preparo de saladas.
Ararate
Os arbustos do Ararat roxo diferem das demais variedades, pois crescem até 80 cm e as folhas dos arbustos são roxas com tonalidade esverdeada. Eles contêm muitos óleos essenciais e caroteno, por isso as verduras são frequentemente adicionadas a sopas de vegetais, saladas e queijos.
Sagrado
As propriedades do Manjericão Sagrado são a sua principal característica. A planta é rica em antioxidantes, minerais e vitaminas, por isso a variedade é muito utilizada na medicina.
Erevan
A variedade de planta roxa de Yerevan é ativamente usada não apenas para preparar pratos culinários, mas também para decoração. Isso é possível graças às grandes folhas vermelhas que cobrem o manjericão de Yerevan.
Estrelas roxas
Os arbustos estrelados roxos são classificados como plantas de meia estação que amadurecem um mês e meio após o plantio. Os arbustos crescem até 45 cm e são cobertos por folhas ovóides, pintadas de cor púrpura escura. A variedade é utilizada como tempero de pratos ou saladas.
Preto
Uma característica distintiva do Black Basil são suas folhas roxas escuras com bordas serrilhadas. Eles têm um leve odor de canela que aparece imediatamente após o amadurecimento da planta.A variedade é utilizada na confecção de marinadas, conservas e pratos de peixe.
Crescente
Cultivar arbustos de manjericão a partir de sementes é considerado difícil, pois a planta requer cuidados constantes. Somente áreas quentes e constantemente iluminadas pela luz solar são adequadas para o plantio. Os moradores das regiões norte terão que usar estufas para plantar plantas para proteger a vegetação das geadas.
O plantio ocorre na segunda quinzena de maio, quando a temperatura do ar não cai abaixo de zero grau. Pelo menos 3-4 sementes são colocadas em cada cova. Após o plantio da semente, as mudas devem ser cuidadas constantemente. O cuidado adequado consiste na alimentação oportuna dos arbustos e na rega. As plantas também são tratadas regularmente com agentes protetores para protegê-las de pragas e doenças.
Manjericão roxo para cura
Os arbustos de manjericão são frequentemente usados para preparar decocções e tinturas medicinais que podem curar uma pessoa de várias doenças. Antes de usar ervas para fins medicinais, você deve se familiarizar com as receitas de preparo de medicamentos:
- Aumento do apetite. Os medicamentos com manjericão são frequentemente usados para aumentar o apetite de uma pessoa. Para preparar a decocção, a erva seca é despejada em água quente, coberta com uma tampa e infundida por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso, o líquido é filtrado e tomado em uma colher de chá antes das refeições.
- Tratamento da inflamação. Medicamentos na forma de decocções às vezes são usados para tratar a inflamação. Ao criar uma decocção, quatro folhas da erva são despejadas em água fervida e infundidas por 40 minutos. A droga é consumida diariamente, três vezes ao dia.
- Tratamento de otite.Para lidar com a otite média, as folhas da erva devem ser misturadas ao mel, adicionadas à água fervida e colocadas no fogão a gás. O caldo é retirado do fogo depois de meia hora e resfriado até a temperatura ambiente, após o que é feita uma compressa.
Use na culinária
A erva manjericão é frequentemente usada na culinária para criar vários pratos. Na forma seca, a planta é utilizada como tempero em pratos preparados com pimenta, tomate ou berinjela. Além disso, ervas picantes combinam bem com salsa, endro ou hortelã. É melhor não adicionar folhas de manjericão aos pratos com coentro, pois estas plantas não combinam.
As folhas frescas são usadas para fazer saladas com quaisquer vegetais. O manjericão combina especialmente bem com tomates, e é por isso que muitas pessoas o adicionam ao molho de tomate ou ao ketchup.
Conclusão
O manjericão roxo é cultivado em hortas ou estufas por muitos produtores de vegetais. Antes de cultivar essas verduras, é recomendável se familiarizar com as características de seu uso e cultivo em casa.