Manjericão perfumado e picante, cujo cultivo não é particularmente difícil, é conhecido pela humanidade há mais de 5 mil anos e é amplamente utilizado para fins culinários e medicinais. A cultura é despretensiosa e decorativa, podendo ser guardada em casa, no parapeito da janela, como planta de casa e tempero verde fresco. Cultivado num terreno pessoal ou numa horta, o manjericão irá deliciá-lo com uma colheita abundante durante todo o verão, se seguir regras simples da tecnologia agrícola.
- Introdução ao manjericão: descrição da planta
- Semeadura de sementes de manjericão
- Quando semear manjericão: o processo de plantio da planta
- Como cuidar das mudas?
- Plantar mudas no solo
- Como deve ser o solo para plantar manjericão?
- Como plantar mudas corretamente?
- Cuidando do manjericão: características do cultivo de uma planta aromática
- Regar e cuidar do canteiro do jardim
- Quando uma planta precisa ser fertilizada e como fazê-lo?
- Colheita: como coletar verduras?
- Quando e como é feito o corte?
- Como preparar o manjericão?
Introdução ao manjericão: descrição da planta
O manjericão (Ocimum) é uma planta herbácea anual aromática pertencente à família Lamiaceae. Seu nome pode ser traduzido do grego como “real” ou “real”. Entre a grande variedade de ervas e verduras, ocupa posição dominante.
Uma variedade de variedades desta cultura são adequadas para o cultivo de manjericão em terreno aberto, que diferem não apenas na cor das folhas, mas também no sabor. A parte aérea da planta pode ser verde-amarelada, verde escura e roxa escura. Os caules tetraédricos desta erva não crescem mais do que 0,3-0,6 m, cobertos por folhas brilhantes e ásperas de formato ovóide-oblongo. O rebento termina numa inflorescência constituída por vários botões brancos ou roxo-rosados.
Os óleos essenciais contidos nas ervas frescas e secas conferem aos pratos um sabor refinado e sofisticado, sutil de pimenta da Jamaica, notas delicadas de cravo picante e um aroma ácido de limão. A planta contém um rico conjunto de substâncias úteis (fitoncidas, cânfora, taninos), vitaminas (E, A, C, PP, K, grupo B), minerais (potássio, manganês, ferro, magnésio, cobre, zinco, sódio, mercúrio e outro).
Semeadura de sementes de manjericão
O manjericão pode ser semeado diretamente em terreno aberto em uma horta ou previamente em recipientes individuais para mudas, que são movidas para o canteiro após o início do calor estável. O método das mudas permite que você obtenha uma colheita de verduras perfumadas muito mais cedo.Além disso, no outono as sementes têm tempo de amadurecer e podem ser colhidas para semeadura no próximo ano. Esta opção é considerada a mais preferida no cultivo, embora com o primeiro método também se possa colher muitas ervas aromáticas.
Quando semear manjericão: o processo de plantio da planta
Plantando mudas de manjericão realizado aproximadamente 55-60 dias antes do dia previsto para a movimentação das mudas para campo aberto. Recomenda-se fazer isso no final de março ou início de abril. Esse tempo é suficiente para que as mudas se desenvolvam plenamente, não faz sentido plantar antes. Primeiro, prepare uma mistura de solo com partes iguais de turfa, solo de jardim e húmus bem podre. Você pode usar compostos de jardinagem universais vendidos nas lojas.
O solo é despejado em caixas ou vasos individuais com camada de drenagem obrigatória de pelo menos 3-4 cm de espessura.
Para acelerar a germinação, recomenda-se fertilizar adicionalmente o solo com uma composição mineral especial preparada a partir de cloreto de potássio, uréia, superfosfato e sulfato de potássio (½ colher de chá por 5 litros de água). O solo da caixa é borrifado com uma solução mineralizada e deixado aquecer até a temperatura ambiente por várias horas. O material da semente é preparado com antecedência. Para isso, é mantido aquecido por cerca de 2 semanas e, imediatamente antes da semeadura, é embebido por 9 a 10 horas em solução de permanganato de potássio ou qualquer estimulante de crescimento (Zircon, Epin).
Você precisa semear manjericão usando a seguinte tecnologia:
- as sementes são plantadas no solo a uma profundidade não superior a 0,8-1 cm;
- regar suavemente com água sedimentada à temperatura ambiente;
- cobrir o recipiente com vidro ou filme plástico transparente e colocá-lo em local bem iluminado e ensolarado (peitoril da janela) com temperatura de pelo menos +23 °C;
- quando aparecem os primeiros rebentos (após 7-10 dias), a temperatura deve ser reduzida para +17...+20 °C para que as mudas não se estiquem;
- Quando aparecerem 2 a 4 folhas maduras, as mudas podem ser plantadas em vasos separados.
Como cuidar das mudas?
Quando cultivado a partir de sementes, o manjericão requer as seguintes condições:
- Ventilação regular de mudas. A tampa é removida diariamente por 10 a 15 minutos.
- Boa iluminação. Caso contrário, as mudas ficarão esticadas e atrofiadas. Eles precisam ser virados periodicamente para evitar que fiquem tortos. Se faltar luz, as plantações são iluminadas com lâmpadas fluorescentes ou fitolâmpadas.
- Rega. Faça com cuidado e cuidado, somente com água morna. O alagamento excessivo do substrato pode causar o desenvolvimento de canela preta, que destruirá as mudas. Se isso acontecer, você pode borrifar as mudas de manjericão com uma solução de uréia (½ colher de chá por 1 litro de água).
- Afrouxamento. Cerca de uma vez a cada 10-14 dias.
- Alimentando. Após o aparecimento de 5 folhas, a muda é pinçada para aumentar o arbusto. Quando os brotos laterais crescem um pouco, as mudas são fertilizadas com matéria orgânica (húmus, esterco).
Plantar mudas no solo
Mudas de manjericão são plantadas em terreno aberto somente quando o tempo quente chega e o solo aquece até +15...+17 °C. Na maioria das regiões, esse período cai no final de maio ou nos primeiros dez dias de junho. Os horticultores experientes recomendam começar a endurecer as mudas cerca de uma semana antes da data prevista.
Para isso, os recipientes com plantas são retirados e deixados ao ar livre por 15 minutos, aumentando gradativamente o tempo de permanência ao ar livre para várias horas. Para obter uma boa colheita de ervas picantes é necessário cumprir algumas condições da tecnologia agrícola.
Como deve ser o solo para plantar manjericão?
Para esta erva, escolha locais ensolarados e iluminados no local.Mas a cultura não tolera ventos frios e correntes de ar, por isso é aconselhável plantar mudas sob a proteção de árvores e arbustos de grande porte, bem como próximo a cercas e construções diversas. O manjericão cresce bem em solos leves, soltos, férteis e bem drenados. Os melhores antecessores são pepinos, tomates e legumes.
Recomenda-se preparar o local de plantio no outono. Ao cavar a uma profundidade de pelo menos 25-30 cm, os seguintes fertilizantes são aplicados por 1 m²:
- húmus ou composto podre - 3,5-50 kg (dependendo da composição nutricional do solo);
- superfosfato granulado - 20-25 g;
- sulfato de potássio - 10-12 g.
Imediatamente antes do plantio, o solo é regado generosamente com uma solução fertilizante (½ colher de chá de cloreto de potássio, uréia e sulfato de potássio por ½ balde de água).
Se a área selecionada estiver localizada em várzea, é melhor fazer os canteiros altos e cercá-los com tábuas ou outro material. O manjericão não cresce bem em solos úmidos, encharcados e herméticos.
Como plantar mudas corretamente?
É melhor plantar mudas em dia nublado e chuvoso para evitar queimaduras solares nas folhas tenras. Os buracos são cavados com 9 a 10 cm de profundidade e a uma distância de 15 a 17 cm um do outro, deixando pelo menos 25 a 30 cm entre as fileiras, caso contrário os arbustos ficarão lotados. Você precisa colocar água nos buracos (pelo menos 1 litro), então você pode plantar manjericão em solo úmido.
O solo ao redor de cada planta é cuidadosamente compactado e regado novamente. Na primeira época de plantio, cubra com filme à noite. Quando as mudas enraízam bem e começam a crescer, o abrigo é totalmente retirado.
Cuidando do manjericão: características do cultivo de uma planta aromática
O manjericão é uma planta que gosta de calor, isso deve ser levado em consideração na hora de escolher uma variedade para plantar.Deve ser adaptado às condições climáticas locais. Na zona intermediária, recomenda-se o cultivo desta cultura em mudas. As melhores variedades para esta região são:
- Roxo gigante russo (cravo-pimenta).
- Dragão (cravo-pimenta).
- Aroma apimentado (pimenta picante).
- Yerevan (chá de pimenta).
- Ararat (anis).
- Valya (cravo).
- Grego (hortelã-pimenta).
- Veludo (hortelã).
- Aniskin (anis).
Para cultivar manjericão é necessário cuidar bem dele, que consiste em regar regularmente e em tempo hábil, soltar o solo, capinar e fertilizar.
Regar e cuidar do canteiro do jardim
Para o cultivo adequado do manjericão, é importante seguir o regime de rega. É necessário umedecer o solo somente após a secagem da camada superior. A umidade intensa pode levar ao apodrecimento do sistema radicular. Recomenda-se regar após a capina e o afrouxamento, para que mais ar chegue às raízes e a umidade escoe mais rapidamente. É imprescindível a retirada das ervas daninhas, pois elas retiram nutrientes da planta cultivada e seu poderoso sistema radicular atrapalha o crescimento da erva. Regamos as cristas exclusivamente com água morna e estabilizada.
Quando uma planta precisa ser fertilizada e como fazê-lo?
Para obter um crescimento bom e abundante massa verde de manjericão perfumado, é necessário fertilizar com fertilizantes contendo nitrogênio. Para isso, pode-se usar um nitrophoska simples, diluindo-o nas seguintes proporções: 2 colheres de sopa. eu. grânulos por 12 litros de água. Cada arbusto precisa ser regado, o consumo é de aproximadamente 3-4 litros por 1 m² de plantio.
A primeira alimentação é realizada no final de junho ou início de julho, a segunda - após 3-4 semanas.
Esta erva é uma cultura resistente a doenças. Todas as doenças do manjericão estão associadas a condições climáticas desfavoráveis ou erros na tecnologia agrícola. Com plantações espessadas, baixas temperaturas e umidade excessiva, pode ser afetada por fusarose e podridão cinzenta. Os arbustos doentes são removidos e os novos são plantados em seu lugar.
Como medida preventiva e nos estágios iniciais do desenvolvimento da patologia, utiliza-se a pulverização com infusão de casca de cebola (4 partes de água e 1 parte de casca de cebola). Não é recomendado plantar esta planta picante por mais de 2 anos no mesmo local, pois isso aumenta a probabilidade de infecção por infecções fúngicas (fusarium).
As pragas de insetos raramente atacam o manjericão e não são atraídas pelos fitoncidas contidos em suas folhas. Muitos jardineiros até usam esta cultura em plantações mistas para repelir pulgões e ácaros de outras culturas.
Colheita: como coletar verduras?
O manjericão pode ser colhido durante a estação de crescimento. As folhas individuais podem ser colhidas continuamente para consumo. Mas não se pode expor completamente o arbusto, pois ele certamente morrerá. Após o início da floração, a parte aérea perde o aroma e o rico sabor original, tornando-se até amarga. Portanto, os pincéis de flores em amostras não destinadas à produção posterior de sementes devem ser arrancados.
Quando e como é feito o corte?
A colheita em massa de manjericão é realizada duas vezes por temporada:
- Antes da floração (início de julho), assim que aparecem os botões, corta-se a grama grande. Apenas a parte superior é recolhida, restando os ramos inferiores.
- Quando os rebentos laterais crescem bem no arbusto, também podem ser cortados.Isto ocorre 4-5 semanas após a primeira colheita (início ou meados de agosto).
Para obter ervas picantes durante todo o ano, vários exemplares de manjericão podem ser transplantados para vasos de flores e mantidos no parapeito da janela de casa durante todo o inverno.
Como preparar o manjericão?
O cultivo de manjericão requer uma temperatura não inferior a +20...+25 °C, por isso, no final de agosto, os arbustos param de crescer e as verduras saudáveis precisam ser colhidas para armazenamento durante o inverno. Isso é feito de várias maneiras:
- Secagem. Pode ser seco de forma natural, onde os galhos cortados são espalhados em camada fina e colocados em local seco, bem ventilado e sem luz solar direta. Você pode secar as verduras no forno a uma temperatura de cerca de +40 ° C ou no microondas. Armazene os temperos secos em recipientes de vidro ou porcelana bem fechados.
- Congelando. A massa verde é triturada, congelada, depois colocada em sacos individuais ou potes plásticos e armazenada no freezer.
- Enlatamento. Existem muitas receitas diferentes em que o manjericão é salgado e conservado. Você pode fazer pasta de manjericão com ele.
O método mais comum de colheita desta erva é a secagem. Nesta forma, o manjericão mantém por mais tempo o aroma original e uma grande quantidade de substâncias benéficas.