Alho em conserva com beterraba é uma combinação tradicional de produtos conhecidos pelos chefs desde a antiguidade. O saboroso prato não só é muito saboroso, mas também saudável. O alho contém substâncias antibacterianas que ajudam a prevenir resfriados e a fortalecer o sistema imunológico. Beterrabas em conserva também são adequadas para consumo.
Preparação de cabeças inteiras
Alho inteiro em conserva com beterraba é um ótimo lanche de inverno. A conserva preparada de acordo com a receita clássica tem sabor levemente picante e aroma incrível. A presença da beterraba confere às cabeças um tom rosado, o que torna o prato ainda mais atraente.
Ingredientes:
- alho 1 quilo;
- beterraba média 1 peça;
- endro com guarda-chuvas;
- água 1 litro;
- sal de cozinha 60 g;
- açúcar granulado 50 g;
- ácido acético 9% 100 ml;
- pimenta 6-7 ervilhas;
- cravo picante 4-5 peças.
O processo de cozimento exigirá líquido para cozinhar todo o alho e depois resfriá-lo.
- O alho é lavado. A casca superior é removida, deixando a camada inferior. É melhor usar cabeças jovens. As fatias, sem se separarem, são colocadas em água fervente e fervidas por 2 minutos. Em seguida, escorra em uma peneira e encha com água gelada. O resfriamento rápido facilita a separação posterior da casca inferior.
- As beterrabas são lavadas. A casca é removida. A raiz vegetal é cortada em fatias finas. A espessura das fatias não deve ultrapassar 1 cm.
- Pedaços fatiados com cabeças são colocados em potes preparados. As camadas se alternam.
- A salmoura deve ser preparada posteriormente. A água é fervida. Todas as especiarias são adicionadas a ele. A marinada é cozida por no máximo 5 minutos. Em seguida, retire do fogo e adicione ácido acético.
- A marinada quente é colocada em potes e deixada esfriar completamente. Depois disso, a preservação é fechada com tampas de metal e guardada em local escuro. A marinada do prato levará de 15 a 20 dias.
Durante este período, a marinada pode ficar turva ou escurecer. Este é o processo de fermentação.
Receita com mostarda
Não apenas pepinos e tomates estão fechados para o inverno. Acontece que a receita de alho e beterraba fica muito saborosa. O uso de mostarda na marinada permite deixar o sabor do alho mais macio e picante.
Ingredientes:
- alho 250g;
- beterraba 80 g;
- ácido acético 10 g;
- óleo vegetal 15g;
- água 0,5 xícara;
- açúcar 10g;
- sementes de mostarda 0,5 colher de chá;
- folha de louro 1 folha;
- pimenta da Jamaica 10 peças;
- sal 5g.
O volume especificado de produtos vai para uma jarra de meio litro. Alho e beterraba para o inverno são melhor preparados com vegetais frescos.
- As cabeças de alho são desmontadas em rodelas. O excesso de casca é removido deles.
- A água fria é fervida. Os cravos preparados são colocados em água fervente. Eles são fervidos por 3-4 minutos e depois resfriados em água gelada. Isso permitirá que você remova facilmente a última camada de casca após a marinada.
- As beterrabas são lavadas em água corrente e limpas. A raiz vegetal é cortada em fatias finas.
- 110 mililitros de água fria são fervidos com adição de açúcar, óleo vegetal e sal. O vinagre é adicionado por último à salmoura.
- Folhas de louro, mostarda e ervilhas são colocadas no fundo de frascos esterilizados. As fatias são dispostas em camadas, alternando com as rodelas de beterraba. Os vegetais são levemente compactados.
- A marinada é despejada até o gargalo da jarra. A salmoura quente é deixada com os vegetais por 10 minutos para esterilizar. Depois disso, a preservação é enrolada com tampas e colocada em local frio para armazenamento.
O prato está pronto para comer após 1 semana. O ideal é mantê-lo por pelo menos 20 dias em local frio.
Métodos de decapagem rápida
Nem sempre você tem tempo para preparar a receita clássica de alho e beterraba em conserva. Às vezes você quer experimentar imediatamente. Em tal situação, um método rápido de marinada vem em socorro. Uma característica distintiva deste método é a fervura mais prolongada e o uso de marinada concentrada.
Ingredientes:
- alho fresco pelo menos 1 quilo;
- sal de cozinha 90 g;
- açúcar granulado 75 g;
- 2 beterrabas médias;
- aneto;
- folha de louro 3-4 folhas;
- pimenta da Jamaica 5-6 ervilhas;
- coentro a gosto;
- ácido acético 145 g;
- água fria 1 litro.
A quantidade de ingredientes indicada é adequada para preparar 1 litro de marinada concentrada. A receita de decapagem rápida também é boa para o inverno. Contém mais ácido acético, sal e açúcar em comparação com a versão clássica.
- As cabeças são bem lavadas em água, retiradas das cascas duras e divididas em fatias.
- Ferva o cravo por 5-8 minutos. Em seguida, são colocados sobre uma toalha para retirar o excesso de umidade.
- A raiz é lavada e a casca descascada. Os vegetais são cortados em fatias finas. Você pode ralar a raiz vegetal em um ralador grosso, então a cor da beterraba ficará mais saturada.
- A beterraba com cravo é colocada em potes pré-preparados, distribuindo uniformemente todo o volume.
- Ferve-se um litro de água com adição de sal e açúcar. Adicione folha de louro, endro, pimenta da Jamaica, coentro e óleo vegetal em água fervente. Após ferver, desligue a marinada. Depois disso, é adicionado ácido acético.
- Os potes preparados são enchidos com a marinada e tapados com tampas. O alho deve ser marinado em local frio por dois dias. Depois disso, o prato está pronto para degustação.