Pepinos em conserva preparados sem vinagre são criados para aquelas pessoas que não têm condições de comer salgadinhos enlatados com ácido acético. A humanidade já utiliza esse método de preservação há muito tempo, pois não é difícil de preparar. E no final os pepinos ficam saborosos e saudáveis.
- É possível conservar pepinos sem vinagre?
- Como escolher os ingredientes certos
- Preparando recipientes para início do processo de colheita
- Como fazer picles de pepino sem vinagre para o inverno?
- Decapagem fria para uma jarra de três litros
- Receita com ácido cítrico
- Com groselha
- Com folhas de baga
- Com mostarda
- Com vodca
- Armazenamento adicional de peças de trabalho
É possível conservar pepinos sem vinagre?
O vinagre é prejudicial ao corpo humano. Na indústria de conservas, chefs experientes encontraram um substituto para ele - o ácido cítrico. Este é um bom conservante. Para preparações, é dada preferência ao ácido cristalino.
Como diluir corretamente? Para 100 g de água adicione 1 colher de sopa. eu. Ácido Cítrico. Para obter uma concentração de 9% de vinagre, será necessário adicionar 2 colheres de sopa. eu. pó.
Mostarda em pó, groselha e vodka também são usados como conservantes. As suas substâncias ativas evitam que as bactérias se multipliquem no interior do frasco.
Como escolher os ingredientes certos
Após a coleta dos pepinos, eles precisam ser classificados em 2 grupos por tamanho, ou seja, os exemplares pequenos e grandes devem ser divididos. Isso é necessário para poder colocá-los adequadamente em potes no futuro. Em seguida, enxágue os pepinos e deixe-os de molho em líquido gelado por 3-4 horas, trocando a água periodicamente. Depois, enxágue novamente, corte as “pontas” e coloque em uma tigela limpa.
Além do pepino, é preciso preparar sal-gema, sal em conserva, sem aditivos e temperos. Raiz de raiz-forte e suas folhas, 2 tipos de pimenta, folhas de frutos silvestres e folhas de louro são usadas como especiarias aromáticas. Para adicionar um aroma brilhante, utilizam-se raminhos de salsa fresca e guarda-chuvas de endro, além de mostarda em pó ou grãos. Antes de usar, as verduras frescas são lavadas em água fria e regadas com água fervente.
Preparando recipientes para início do processo de colheita
Antes do uso, os frascos devem ser inspecionados cuidadosamente quanto a lascas e rachaduras. Não deve haver nenhum, caso contrário a preservação irá deteriorar-se rapidamente.
Em seguida, enxágue em água limpa com uma solução de sabão e refrigerante.Não é recomendado o uso de detergente líquido devido à enorme quantidade de produtos químicos presentes.
Agora o recipiente precisa ser esterilizado. Pegue uma panela de pequeno diâmetro, adicione água e deixe ferver. Você precisa colocar uma malha por cima e limpar os recipientes. A partir do momento em que o líquido ferve na panela, os potes são aquecidos com vapor por 15 a 25 minutos, dependendo do volume. Coloque cuidadosamente o recipiente estéril de cabeça para baixo sobre uma toalha limpa.
Como fazer picles de pepino sem vinagre para o inverno?
Existem muitas opções para enlatar pepinos sem vinagre. Eles diferem em ervas e especiarias. Convidamos você a considerar receitas culinárias populares.
Decapagem fria para uma jarra de três litros
Frutos crocantes de pepino são obtidos com água gelada. A ausência de recheio quente faz com que os vegetais tenham um sabor incomum.
Obrigatório:
- pepinos (quantos cabem no recipiente);
- alho – 3 dentes;
- ervas aromáticas a gosto e desejo;
- folha de louro;
- pimenta preta (ervilhas) – 3-5 unid.;
- sal-gema – 3 colheres de sopa. eu.
Coloque as folhas processadas no fundo de um recipiente limpo, seguidas de guarda-chuvas de endro, raiz de raiz-forte picada, dentes de alho descascados e um pote de pimenta. Coloque bem os pepinos: primeiro na vertical, depois na horizontal.
Despeje o sal em uma jarra de 500 ml e adicione 350 ml de água fria. Mexa até dissolver completamente. Despeje sobre os pepinos, adicione água limpa por cima, deixando um pouco de espaço. Cubra com folha de raiz-forte. Coloque o recipiente com o conteúdo em um prato e cubra com uma tampa de náilon. Deixe assim por 3 dias. Após o tempo especificado, adicione água salgada e feche.
Receita com ácido cítrico
O pó de ácido cítrico cristalino é usado como conservante.
Você precisa se preparar:
- pepinos – 700 g;
- alho – 2 dentes;
- pimenta vermelha – 1 anel;
- folha de louro – 1 unid.;
- ervas aromáticas a gosto;
- 4 grãos de pimenta preta;
- ácido cítrico – 1/2 colher de chá;
- água – 1,2 l;
- sal-gema – 2,5 colheres de sopa. eu.;
- açúcar – 2,5 colheres de sopa. eu.
Prepare o recipiente colocando primeiro os ingredientes aromáticos e depois os pepinos. Leve a água para ferver em um recipiente separado e encha os potes. Cubra e deixe por um quarto de hora. Coe a água, ferva e despeje novamente nos legumes.
Depois de um quarto de hora, escorra novamente. Adicione os ingredientes necessários para preparar a marinada. Ferva, desligue o fogo e, mexendo sempre, espere até dissolver completamente. Adicione ácido cítrico à salmoura resultante e misture. Encha os potes com a marinada resultante e enrole.
Com groselha
A baga vermelha é rica em ácido natural. É por esta razão que os preparativos duram bem durante todo o inverno.
Produtos:
- pepinos;
- groselha – 0,3 kg;
- ervas aromáticas opcionais;
- 8 dentes de alho;
- açúcar – 5 colheres de sopa. eu.;
- sal-gema – 2,5 colheres de sopa. eu.;
- folha de louro – 3 folhas;
- cravo – 4 inflorescências;
- ervilhas doces – 7-8 unid.
Coloque 1/2 das folhas, o endro e o alho no fundo do recipiente. Coloque os pepinos firmemente em camadas, entre as quais você deseja distribuir os frutos azedos. Coloque a segunda parte das folhas perfumadas por cima.
Ferva a água em uma panela separada e encha os potes. Cubra e deixe por 10-15 minutos.
Repita o procedimento de drenagem e fervura do líquido 2 vezes. Em seguida, adicione conservantes a granel e temperos aromáticos à água aromática preparada. Com agitação constante, espere até que se dissolva. Encha os recipientes com o conteúdo e feche bem.
Com folhas de baga
As folhas dos frutos silvestres conferem um aroma e sabor deslumbrantes à conserva acabada.
Ingredientes:
- pepinos – 2,5 kg;
- sal – 110g;
- alho – 3 dentes;
- pimenta malagueta – 1 vagem;
- folhas de cereja – 10 unid.;
- raiz de raiz-forte – 1,5 cm;
- endro (inflorescências) – 5-6 unid.
Coloque as folhas da baga em uma jarra junto com outros temperos aromáticos. Coloque os pepinos e adicione sal para preservação por cima. Encha com água limpa e gelada. Feche com tampa de náilon e deixe em local aquecido por 3 dias. Escorra a salmoura e meça sua quantidade. Adicione água até que o volume total seja de 250 ml. Ferva, encha a jarra com legumes. Rolar.
Com mostarda
A conservação é preparada sem adição de vinagre. Os pepinos ficam aromáticos e crocantes. Se desejar, você pode adicionar um raminho de estragão.
Ingredientes:
- pepinos - quantos cabem na jarra;
- folha de louro;
- raiz-forte (raiz) – 1 cm;
- Sementes de endro;
- pimenta preta e pimenta da Jamaica – 5 ervilhas cada;
- pimenta – 1 vagem;
- grãos de mostarda – 1,5 colher de chá;
- água limpa – 1 l;
- sal – 45-50 g.
Coloque os temperos em um recipiente e, em seguida, distribua bem os pepinos e as pimentas inteiras. Despeje a quantidade especificada de mostarda no frasco e tampe.
Despeje o líquido na panela e adicione sal. Dissolva os grãos mexendo sempre. Despeje em uma jarra, feche com tampas de plástico e coloque em local fresco. Esses pepinos só podem ser armazenados em local frio. Você pode usá-lo após 2,5 meses.
Com vodca
Pepinos em potes de vodka são considerados um lanche incomum. Vejamos como preparar adequadamente os alimentos enlatados para que não explodam.
Ingredientes:
- pepinos;
- ervas aromáticas à vontade e a gosto;
- preto e pimenta da Jamaica – 8 ervilhas cada.
- sal-gema – 80 g;
- água – 1,5-2 l;
- vodca – 50 ml.
Coloque os temperos no fundo do recipiente e encha-o com pepinos. Adicione sal e encha com água limpa e fervida. Agite, retire, depois de cobrir com tampa de náilon. Após 72 horas, coe a salmoura e ferva. Despeje a quantidade especificada de vodka na jarra, a salmoura está quente. Feche bem.
Armazenamento adicional de peças de trabalho
A conserva, que não contém ácido acético, deve ser armazenada estritamente em local fresco e escuro. Caso contrário, aumenta o risco de fermentação e deterioração dos produtos preparados.