Este lanche vegetal de inverno é amplamente utilizado na Transcarpática, e a receita é baseada em receitas tradicionais húngaras e ucranianas ocidentais. O prato é universal e pode ser usado como aperitivo à parte. Você pode aquecer em uma frigideira, adicionar um ovo e cubos de linguiça e, se desejar, polvilhar com queijo ralado e queijo feta. As donas de casa o utilizam amplamente como preparo para sopa de legumes.
Sutilezas na preparação de lanches vegetais da Transcarpática para o inverno
Com o tempo, durante o cozimento, as donas de casa descobriram os segredos de um delicioso lanche:
- Os tomates sem casca podem ser batidos, ralados ou simplesmente cortados em cubos.
- Pimentões e cenouras podem ser cortados em tiras ou cubos. O principal é que o formato seja o mesmo, então o prato não só fica saboroso, mas também lindo.
- A quantidade de pimenta depende das preferências de gosto da família.
Lista de ingredientes
O conjunto de componentes apresentado é clássico. Pode ser variado adicionando novos ingredientes ou alterando a composição dos temperos. Afinal, é através da experimentação que nascem novas obras-primas culinárias..
Componentes necessários:
- pimentão – 1-1,3 kg;
- cenouras – 500-600 gramas;
- cebola – 300-500 gramas;
- tomate – 500 gramas;
- pasta de tomate – 45 gramas;
- vinagre - 45 mililitros;
- óleo de girassol – 90-100 mililitros;
- sal – 45 gramas;
- açúcar – 20 gramas;
- pimenta moída – 5-7 gramas;
- páprica, coentro (opcional) - a gosto.
Recursos de seleção de produtos
Os vegetais não devem apresentar sinais de deterioração. Se a integridade da pimenta estiver comprometida, as partes danificadas devem ser cortadas.
Os tomates não devem apresentar sinais de deterioração ou fermentação.
Como preparar adequadamente os recipientes
Como a tecnologia de cozimento não inclui etapa de esterilização, é importante preparar corretamente os recipientes, caso contrário o prato acabado estragará. É necessário lavar os recipientes e tampas com refrigerante.
Esterilize o recipiente de qualquer maneira conveniente:
- fervura: coloque em água morna e ferva por 2-3 minutos;
- frite no forno: leve ao forno quente, aqueça a 100Ó e deixe descansar por 2-3 minutos;
- aqueça no microondas por 2-3 minutos;
- segure-o no vapor: para isso existem acessórios especiais na panela ou simplesmente segure-o sobre o bico da chaleira.
Os recipientes esterilizados devem ser secos.
Como preparar um aperitivo Transcarpático?
Preparar um aperitivo Transcarpático não é difícil, o principal é seguir passo a passo o passo a passo sugerido:
- Lave a pimenta, corte ao meio, retire o miolo e as sementes. Corte as metades em tiras finas de 3 a 5 centímetros de comprimento.
- Descasque as cenouras e lave-as. Corte em tiras como pimentões. Se desejar, você pode ralar em um ralador grosso ou usar um ralador de cenoura coreano.
- Lave os tomates, faça cortes, coloque-os numa panela, regue com o líquido a ferver e deixe repousar 2-3 minutos. Depois disso, a pele deles pode ser facilmente removida. Pique os tomates finamente ou bata no liquidificador.
- Descasque a cebola, pique finamente, refogue no azeite até dourar.
- Coloque os ingredientes em uma panela ou caçarola. Despeje o suco de tomate, o óleo de girassol, acrescente o macarrão, o sal, o açúcar granulado e os temperos. Cozinhe por um quarto de hora, a mistura não deve ferver. É necessário mexer periodicamente para que a massa vegetal não queime.
- Despeje o vinagre e cozinhe por mais 5-7 minutos.
- Coloque o lanche vegetal em um recipiente seco esterilizado e feche bem com tampas esterilizadas. Após o resfriamento, remova para armazenamento.
Como e por quanto tempo o produto acabado pode ser armazenado?
O lanche vegetal pronto é armazenado dentro de casa por 6 a 8 meses, em local fresco e escuro por até um ano. Após a abertura, o pote de salgadinhos deve ser guardado no frio por no máximo 5 a 7 dias.