TOP 10 receitas para fazer pasta de tomate com tomate em casa

A pasta de tomate é muito usada no inverno, acrescentando sopas de vegetais, preparando molhos para pratos de carne. Você pode adquirir o produto na loja. Mas as donas de casa sabem fazer em casa extrato de tomate com tomate para que todas as vitaminas sejam preservadas.


Características de preparação de pasta de tomate

A pasta de tomate não deve conter nada além de tomates.Prepare o produto para que fique com consistência espessa. Portanto, ao cozinhar macarrão, é necessário deixar o mínimo de líquido possível. Além do sal, você pode adicionar açúcar e pimenta moída ao purê. Outros componentes dependem da receita e do gosto da dona de casa.

Você pode preparar um molho espesso moendo os tomates em uma peneira. Em seguida, pendure a pasta resultante em um saco de algodão para escorrer o excesso de suco. Outra forma é ferver a massa de tomate até a consistência desejada.

Quando preparada corretamente, a pasta ajuda a manter a função normal do músculo cardíaco e a fortalecer ossos e dentes. A concentração de licopeno na massa é maior do que no tomate. Portanto, é necessário preparar este produto útil para o inverno.

Preparando vegetais e recipientes

Para preparar a pasta de tomate, pegue tomates de tamanho médio. É melhor que não estejam estragados. Frutas muito moles se desfarão e podem dar à massa um sabor desagradável. Mas os tomates verdes também não são adequados, pois será difícil fervê-los.

tomates vermelhos

É melhor levar potes de litro para macarrão. Eles são bem lavados. O recipiente deve ser cozido no vapor ou escaldado no forno. Para apertar, use tampas de ferro, que devem ser mantidas em água fervente por vários minutos.

Receitas culinárias

Os italianos foram os primeiros a preparar a pasta de tomate. Temperaram com azeite e alho. Agora eles oferecem diversas receitas nas quais diversos aparelhos e eletrodomésticos são utilizados para preparar o molho.

Maneira clássica para o inverno

A receita usual, que virou clássico, usa apenas tomate e sal no preparo do macarrão. É melhor levar frutas que tenham uma cor vermelha rica e polpa carnuda.

Você pode cozinhar macarrão rapidamente fazendo:

  • cortar frutas em 4-8 partes;
  • cozinhe em uma panela esmaltada até ficar macio por meia hora;
  • esfregando em uma peneira de metal fina;
  • cozinhe em fogo baixo por 4-5 horas até engrossar.

Enquanto o suco estiver no fogão, mexa sempre para não queimar. O produto quente é colocado em potes e selado.

tomates vermelhos

Uma maneira rápida sem esterilização

Para diminuir o tempo de cozimento e fazer o molho de forma menos trabalhosa, as frutas picadas são colocadas no liquidificador e moídas até ficarem homogêneas.

Agora você precisa polvilhar com sal e misturar bem. Para 5 quilos de tomate você precisa de 2 colheres de sopa de sal. Agora despeje o purê em uma peneira fina ou pano de algodão dobrado em quatro. O sal expulsará o líquido do suco de tomate mais rapidamente. Dentro de meia hora o produto vai engrossar. Será necessário ferver e ferver por 5 minutos. O resultado é uma massa saborosa pronta para consumo, que é colocada em potes e fechada.

Sem vinagre

Para evitar que a massa estrague no inverno, muitas donas de casa colocam um pouco de vinagre nos potes. Mas você pode salvar a peça sem ácido.

Para obter 1,5 litro de molho, você precisa de 9 a 10 quilos de tomate. Eles são cortados em pedaços e colocados em uma panela. Após ferver, cozinhe por mais 30 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.

pasta de tomate

É melhor passar a massa acabada por um espremedor para que partículas sólidas não entrem na peça de trabalho. Ferva o suco resultante em uma panela até engrossar. Após 30 minutos em fogo baixo, o peso dos tomates diminuirá pela metade. A meio da cozedura, adicione sal a gosto, mexendo até dissolver. Resta transferir o produto quente para potes escaldados e enrolar com tampas de ferro.

Usando um liquidificador

O molho é preparado rapidamente se você triturar os pedaços de tomate no liquidificador. Mas você terá que realizar a operação várias vezes, drenando o excesso de líquido. Quando todas as frutas estiverem moídas, transfira a massa para uma panela e cozinhe em fogo baixo até engrossar. Deve diminuir de volume em 4 vezes.

tomate no liquidificador

Em uma panela elétrica

Para donas de casa ocupadas, uma receita com panela elétrica é adequada. Nesse caso não dá para levar muitos tomates, porque o recipiente na panela é pequeno. 1-2 kg de frutas são cortados e colocados em uma panela elétrica. Defina o modo “Quenching” e o tempo para 1 hora no display. Agora você precisa passar muitos tomates por uma peneira para remover as sementes e a casca.

pasta de tomate

A pasta resultante deve ser fervida novamente por 25 minutos em panela elétrica. Mas o modo será definido para outro - “Assar”. Quando o produto engrossar, mexa constantemente na panela. A pasta quente é colocada em potes e tapada com tampas. É melhor esterilizar a peça em banho-maria por 15 minutos.

Através de um moedor de carne

Para moer tomates, use um moedor de carne. Os pedaços são passados ​​​​por ele e depois passados ​​​​por uma peneira, retirando-se as sementes. Ferva por muito tempo em fogo baixo. No final são colocados em potes. O produto é enrolado imediatamente. Você pode adicionar sal ao macarrão ou deixar que a pasta consista apenas de tomate.

tomates através de um moedor de carne

No forno

Para esta receita, primeiro ferva os pedaços de tomate em uma panela. A próxima etapa consiste em passar a massa por uma peneira, caso contrário ficarão pedaços de casca e sementes. Despeje sal nele, tomando 4 colheres de sopa para cada 4 quilos de fruta. Despeje 100 gramas de azeite.

Todos os componentes devem estar em uma assadeira funda onde são misturados. Coloque um recipiente com purê de tomate no forno e aqueça a 200-220 graus.É necessário fechar o armário e manter a mistura fervendo por 2 a 3 horas, mexendo constantemente. Depois colocam em potes e enrolam.

Através de um espremedor

Usar um espremedor para fazer pasta de tomate pode economizar tempo e esforço. Aqui é possível preparar uma grande quantidade de molho, já que são necessários de 9 a 10 quilos de frutas maduras.

tomates através de um espremedor

Antes de colocar no espremedor, os tomates fatiados são cozidos por 30 minutos após ferverem em uma panela. Após passar pelo aparelho de preparo do suco, despeje-o novamente na panela, levando ao fogo baixo. A massa irá ferver gradualmente enquanto mexe por 1,5-2 horas.

No meio do cozimento, adicione sal - 2 colheres de sopa. Ao final do procedimento, despeje a mistura quente em potes.

Sem esterilização

Você pode preparar pasta de tomate para o inverno sem esterilização. Mas para isso é preciso colher frutas maduras que não estejam estragadas ou podres. Eles devem ser cortados em pedaços e fervidos um pouco.

Quando ficarem macios, passe a massa por uma peneira para retirar as sementes e a casca. Ao final, pendure o purê em um saco de gaze ou tecido fino de algodão sobre uma bacia, deixando por 5 a 6 horas. Quando todo o líquido acabar, você pode colocar em potes e colocar em local frio.

tomate sem esterilização

O molho de tomate ficará mais saboroso se for temperado com mostarda e pimenta moída. Para isso, depois de passar o purê por uma peneira, despeje-o em uma panela contendo vinagre aquecido (200 ml), misturado com pimenta da Jamaica e pimenta em grão e louro. Cozinhe tudo junto até que a massa reduza pela metade.

Depois disso, são adicionados sal, açúcar e mostarda em pó. O prato precisa ferver e cozinhar por 5 minutos. O preparo é colocado em potes e adicionado às sopas no inverno.

Pasta picante com pimenta

Para quem adora molhos picantes, uma receita feita com:

  • 6 quilos de tomate;
  • 200 gramas de vagens de pimenta;
  • 300 gramas de alho;
  • sal - 1,5 colheres de sopa.

tomate com pimenta

Os vegetais precisam ser moídos em um processador de alimentos ou passados ​​​​por um moedor de carne. Resta passar por uma peneira e colocar o purê picante resultante na panela. Mantenha no fogo até a pasta engrossar. Armazene-o em recipientes de vidro com tampas de ferro.

Regras de armazenamento

Como todos os preparativos para o inverno, é necessário guardar a pasta de tomate em local frio. A temperatura no porão deve estar entre 2 e 4 graus Celsius. A umidade na sala não deve ser superior a 85-90%, caso contrário as tampas começarão a enferrujar e aparecerá mofo no topo.

É mais seguro colocar um produto não esterilizado na geladeira.

Melhor antes da data

O produto mais útil para o inverno será aquele preparado recentemente. A pasta não pode ser armazenada por vários anos. Com o tempo adquire mais ácido e perde o sabor. Se aparecer mofo na parte superior do frasco, consumir essa pasta é prejudicial à saúde.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim