Os preparados vegetais para o inverno são um saboroso aditivo alimentar, fonte de vitaminas e minerais. Para o seu preparo utilizam-se vegetais maduros e não danificados pela podridão. Frutas muito maduras e podres não serão armazenadas por muito tempo; elas carregam uma fonte de infecção se não forem cozidas adequadamente. As berinjelas proporcionam uma excelente combinação de sabores com tomate e pimentão. Adjika – uma mistura de tomate, pimentão, alho, especiarias. As berinjelas adicionadas ao adjika conferem à mistura de vegetais um sabor e aroma indescritíveis.
- Berinjelas: benefícios e malefícios
- Vamos preparar os ingredientes
- Como cozinhar berinjelas para o inverno em adjika
- Maneira clássica
- Azul em adjika aromático feito de tomate e pimentão
- Receita com adição de vinagre
- Canecas azuis em adjika georgiana picante
- Adjika com azul sem esterilização
- Opção de cozimento em panela elétrica
- "Incrível"
- adjika em armênio
- Berinjelas enlatadas com maçãs
- Frito com adjika
- Mirtilos assados com tomate
- Regras de armazenamento
Berinjelas: benefícios e malefícios
As propriedades benéficas do vegetal incluem um maior teor de potássio, zinco e ácido nicotínico. A presença de fibras e o baixo teor calórico permitem tomá-lo sem medo de engordar.
Não é recomendado comer pratos de berinjela se você tiver doenças de estômago, pâncreas, rins ou deposição de sal nas articulações.
Vamos preparar os ingredientes
A maturação das berinjelas é determinada pela cor: devem ser roxas escuras, densas e levemente elásticas ao toque.
Tomates. Não deve haver manchas brancas no corte. Legumes com casca densa e grossa não são desejáveis. Para preparar adjika, você precisa de tomates maduros, suculentos e de casca fina.
Os grãos de pimenta doce de cor amarela, vermelha e verde devem ser densos e de cor uniforme.
Pimenta, alho, ervas - frescas.
As maçãs não são variedades doces.
Dependendo da receita, você precisará de açúcar granulado, ácido acético, óleo vegetal refinado e sal-gema.
Como cozinhar berinjelas para o inverno em adjika
Adjika é um molho de pasta feito de tomate e pimentão com adição de temperos a seu gosto. O grau de picante é determinado pela quantidade de temperos picantes.
Preparar esse prato para o inverno não é difícil para uma dona de casa novata. O aperitivo de berinjela pode ser guardado durante todo o inverno sem problemas. Os aditivos picantes são os melhores conservantes.
Maneira clássica
Tradicionalmente, a forma mais simples é cozinhar a berinjela sem vinagre, seguida da esterilização dos potes.
3 quilos de mirtilos são cortados transversalmente com 1 a 1,5 centímetros de espessura, salgados e deixados até que o amargor desapareça.
2 quilos de tomate são descascados, 2 quilos de pimentão são liberados de sementes e membranas. 0,1 kg de alho é descascado das camisas que cobrem, um ramo de salsa é lavado em água corrente.
Tomates e pimentões são esmagados usando qualquer meio disponível até obterem uma consistência homogênea:
- moedor de carne;
- misturador;
- liquidificador.
A pasta resultante é colocada em uma panela antiaderente, são adicionados cerca de 140 mililitros de óleo e sal e cozida a uma temperatura de 60-80 graus. Com agitação constante, leve a 100 graus.
Os azuis escorridos são lavados, secos, adicionados à pasta e deixados por meia hora.
Os dentes de alho e a salsa são picados, adicionados ao adjika e cozidos por 5-7 minutos.
O lanche resultante é colocado em potes limpos e aquecidos de 0,5 litro. Os frascos são cobertos com tampas preparadas e colocados em recipiente para esterilização por 15 minutos. O tempo de esterilização é contado a partir do início da fervura da água.
O processo de esterilização deve começar o mais rápido possível, seguido de uma diminuição da temperatura até o ponto mínimo de ebulição.
O produto acabado é selado e virado de cabeça para baixo até esfriar completamente.
Azul em adjika aromático feito de tomate e pimentão
A proporção berinjela-tomate-pimenta é de 1:1:0,3. Outras proporções podem ser variadas.
Por exemplo: 1,5:1,5:0,5 (quilogramas).
Para 1 unidade:
- ervilhas amargas;
- cabeça de alho;
- açúcar granulado - 0,2 kg;
- óleo – 0,2 litros;
- sal grosso – 60 gramas.
Retire os tomates da casca. Prepare pasta de tomate, pimenta e alho.
Adicione sal, açúcar granulado e ferva a manteiga por um quarto de hora em fogo médio.
Retire as caudas das azuis e corte em círculos de 1 centímetro de espessura. Para deixar o prato apetitoso, é necessário que as berinjelas sejam pequenas e do mesmo tamanho. Adicione sal e deixe por 15 minutos para liberar o amargor.
Frite em óleo bem quente dos dois lados. Misture ao macarrão fervente. Ferva por 10 minutos, tomando cuidado para não perder o formato circular. 3 minutos antes do final da fervura, adicione o vinagre. Embale em potes aquecidos, feche com as tampas e coloque de cabeça para baixo até esfriar completamente.
Receita com adição de vinagre
Você pode adicionar 40 mililitros de vinagre a 9% aos mesmos ingredientes. Recurso de preparação: o vinagre é adicionado 2-3 minutos antes do final da fervura da pasta e misturado cuidadosamente. O procedimento adicional de enlatamento é semelhante.
Canecas azuis em adjika georgiana picante
Para 1.500 gramas de mirtilos maduros você precisará de:
- 800 gramas de tomate;
- 500 gramas de pimentão;
- 1 pimenta;
- 1 maço de verduras (coentro, manjericão, salsa);
- 1 alho;
- 45 gramas de lúpulo suneli;
- 100 mililitros de óleo refinado;
- 40-45 gramas de sal;
- 40 gramas de açúcar granulado;
- 25 mililitros de vinagre 6%.
Os azuis são cortados em círculos de 1 a 2 centímetros. Salgado para liberar o amargor. Após 15 minutos, enxágue em água corrente, seque e frite.
Preparação de adjika georgiano picante: vegetais e ervas são picados finamente e esmagados até formar uma pasta. Adicione o lúpulo suneli, o sal, o açúcar granulado e leve ao fogo baixo por 25 minutos com a tampa tampada.
As berinjelas preparadas são transferidas para o adjika fervente e fervidas por 10 minutos. O vinagre é colocado, mexido e fervido por 3 minutos.Alimentos enlatados prontos e de sabor picante são colocados em potes, fechados com tampas e cobertos com uma capa quente por 12 horas.
Adjika com azul sem esterilização
Preparar vegetais enlatados sem esterilização significa um tratamento térmico mais longo de berinjelas em adjika.
Proporções para preservação:
- tomate azul - 1 quilo;
- pimentão – 500 gramas;
- vagem amarga – ½;
- alho – 1-1,5 bulbos de tamanho médio;
- sal – 60 gramas;
- açúcar granulado – 140 gramas;
- vinagre 9% - 2 colheres de sopa;
- óleo não refinado - 90 mililitros.
A berinjela é cortada em fatias iguais: ao meio, novamente ao meio e depois longitudinalmente, em 4-5 pedaços. Sal, após 10 minutos, enxágue em água corrente e seque.
Os ingredientes vegetais do adjika são cortados em pequenos pedaços e moídos no liquidificador. São adicionados sal, açúcar e óleo vegetal. A mistura crua é levada para ferver. Os azuis preparados são transferidos para um recipiente com adjika fervente. O tempo de processamento é de até meia hora a partir do início da fervura.
2-3 minutos antes do final, adicione o vinagre e misture. Os alimentos enlatados são colocados em potes secos aquecidos e fechados com tampas quentes. Esterilização de potes e tampas no forno - 10 minutos a t=100 graus.
Opção de cozimento em panela elétrica
Ao enlatar em panela elétrica, todos os ingredientes são adicionados e cozidos ao mesmo tempo, com exceção do vinagre e do óleo vegetal.
Peculiaridades no preparo das matérias-primas: as azuis são cortadas em cubos aproximadamente do mesmo tamanho. Mergulhe em sal por cerca de uma hora. A quantidade de sal é baseada em 50 gramas por quilograma.
Tomates, pimentões, alho e pimenta são descascados, picados e esmagados.
Coloque as berinjelas em uma panela elétrica e recheie com a mistura de vegetais.O modo “Extinção” é ajustado para 30 minutos com a tampa fechada. Após a conclusão do ciclo, os ingredientes restantes são adicionados. Adjika é cozida por 7 minutos, após o que é acondicionada em potes quentes, fechados com tampas e resfriados.
"Incrível"
A originalidade do sabor é alcançada através de mudanças na receita: em vez de pimentão, são introduzidas ervas e ervilhas na composição.
Composto:
- tomate azul - 1 quilo cada;
- um terço de pimenta;
- meia cabeça de alho;
- sal – 1 colher de sopa;
- óleo – 100 mililitros;
- ácido acético 9% - 1 colher de sopa;
- folhas de louro - 2-3 peças;
- 4-5 ervilhas doces.
Tomates, pimenta e alho são esmagados, salgados e adicionado óleo. A mistura resultante é fervida em fogo médio. Os pequeninos azuis são cortados em círculos, polvilhados com sal e dado tempo para liberar o suco. Frite dos 2 lados. Depois de fritar, acrescente à pasta vegetal quando ferver por um quarto de hora em fogo baixo. Mexendo, ferva o adjika por 15 minutos, adicione as folhas de louro, a pimenta e o vinagre. Ferva por 5 minutos. Adjika está pronto.
adjika em armênio
O tempo de cozimento do caviar de berinjela é de 60 minutos. Os vegetais são assados no forno: 2 quilos de tomate, 2 tomates azuis, 1 quilo de pimentão amarelo doce. Cebola (1 quilograma) é frita até ficar macia. Os vegetais quentes são descascados e picados juntamente com cebola e 2 vagens de pimenta (sem sementes). Despeje 500 mililitros de óleo vegetal.
A mistura vegetal é fervida em fogo baixo por 30 minutos após a fervura. Adicione sal (2 colheres de sopa). Após 10 minutos, adicione verduras picadas (1 ramo de coentro, salsa), molho de alho de 2 cabeças. Adjika é fervido por 20 minutos e depois colocado em potes. O aperitivo está pronto.
Berinjelas enlatadas com maçãs
Aperitivo de berinjela com maçã, composição:
- tomates azuis, maçãs – 1 quilograma cada;
- pimentão, cebola – 0,5 kg cada;
- óleo – 0,5 litros;
- sal, açúcar granulado - 1 colher de sopa cada;
- ervilhas doces e amargas - a gosto.
Sequência de conservação: tomate azul, maçã descascada. O suco é obtido do tomate. Maçãs azuis e pimentões são cortados em pedaços pequenos. Frite a cebola até ficar macia. Misture todos os ingredientes, adicione sal e açúcar e cozinhe em fogo baixo por 1,5 horas. Embale em potes, cubra com uma capa quente até esfriar completamente.
Frito com adjika
Berinjelas fritas são adicionadas ao adjika preparado.
Inicialmente, o amargor é removido. Depois de lavados e secos, os vegetais são fritos em uma pequena quantidade de óleo vegetal até formar uma crosta dos dois lados.
Mirtilos fritos são cozidos em adjika por 10 minutos, após os quais o alho é adicionado em pedaços. A etapa final leva mais 10 minutos.
Proporção de ingredientes alimentares:
- frutas roxas – 1 quilo;
- tomate – 1 quilograma;
- Pimentão búlgaro – 0,6 kg;
- amargo - metade;
- alho - meia cabeça;
- açúcar, sal - 40 gramas cada;
- óleo vegetal, ácido acético 9% - 100 mililitros cada.
Embalagem em potes de 0,5 litros. Resfriamento de ar.
Mirtilos assados com tomate
Proporção de tomate para berinjela:
- 1 quilo de azuis;
- 2 quilos de tomate;
- alho, especiarias - a gosto;
- sal - colher de chá.
O purê de tomate está preparado. Ferva por 5 minutos. Especiarias e sal são adicionados. Mexendo, cozinhe por 3 minutos.
As berinjelas são assadas no forno até ficarem macias a t=190 graus; descasque e corte em fatias.
Coloque as berinjelas em potes preparados, despeje o purê fervente sobre elas e coloque em banho-maria. A temperatura da água não é inferior a 60 graus. Após ferver, reduza o fogo e esterilize por 15 minutos.
Regras de armazenamento
Os vegetais enlatados são armazenados em local escuro, seco e fresco, a uma temperatura de 8 a 10 graus.
Tais condições são mais favoráveis para preservar as propriedades benéficas da colheita de verão. Não se deve colocar potes sobre piso de concreto ou pedra para evitar o aparecimento de fungos na tampa.