Diversas receitas de pratos de vegetais de inverno com suco de tomate são uma ótima maneira de diversificar o cardápio na estação fria com produtos saudáveis. Esses preparos são muito procurados pelas donas de casa porque são fáceis de preparar, não exigem muito esforço e muito tempo e os ingredientes são acessíveis. Sujeito a todas as regras e condições, o sortimento preparado pode ser armazenado por muito tempo.
Características do preparo de vegetais variados com molho de tomate para o inverno
A principal característica deste lanche é a marinada. Para isso, em vez de água, utiliza-se um recheio de tomate, que serve para encher a jarra aquecida na fase inicial. O principal tratamento térmico ocorre durante a pasteurização.
A escolha dos vegetais fica sempre por conta da anfitriã. Não há instruções claras. Mas você pode usar os seus favoritos e mais acessíveis. Ajuste o tempero a gosto.
Lista de ingredientes
O volume de produtos é dado com base no preparo dos preparativos para o inverno em molho de tomate por frasco de 3 litros.
Ingredientes:
- tomates firmes – 1/3 do volume do recipiente;
- pepinos – 5-8 unidades;
- pimentão – 4 unid.;
- abóbora, abobrinha - aproximadamente o mesmo volume dos pepinos;
- alho – 7 dentes.
Legumes variados, que podem ser adicionados conforme desejado:
- feijão jovem - 3 vagens;
- milho (espigas pequenas) – 3 unid.;
- cebolas pequenas - 3 cabeças:
- couve-flor – 3 inflorescências.
Especiarias necessárias para este volume:
- cravo, pimenta da Jamaica – 6 unid.;
- pimenta preta – 12 ervilhas;
- endro - 3 guarda-chuvas;
- folha de louro – 3 unid.;
- folha de raiz-forte – até 20 cm;
- estragão (galho com flores e sementes) – 1 un.
Recheio de tomate:
- tomate torcido - 1 l;
- açúcar – 100g;
- sal – 60g;
- essência de vinagre – 1 colher de chá.
A quantidade de ingredientes pode variar dependendo da composição e tamanho dos vegetais.
Como escolher e preparar os produtos corretamente
Para preparar vegetais variados com suco de tomate, você precisa selecionar vegetais pequenos e densos que ficarão lindos e não se desfarão durante o tratamento térmico. Eles são cuidadosamente lavados e secos. Não há necessidade de picar muito ao cortar. Para deixá-los crocantes e elásticos após o cozimento, deixe os pedaços em água fria um pouco.
Os profissionais não recomendam o uso de folhas de groselha, carvalho e cereja entre os temperos. Eles só são necessários para enlatar pepinos, e abobrinha, abóbora e repolho simplesmente se transformarão em mingau.
É melhor usar sal não iodado e moído grosseiramente. O ácido cítrico só é adequado para picles com um tipo de vegetal. Você deve selecionar receitas que contenham vinagre.
Regras para preparação de contêineres
Picles com molho de tomate devem ser armazenados em recipiente de vidro, que primeiro deve ser lavado com solução de soda e enxaguado com bastante água. Esterilize de forma cómoda: no forno, no micro-ondas ou no vapor. Antes de cozinhar, cubra com um pano de prato limpo para evitar a entrada de sujeira. Basta ferver as tampas por 15 minutos.
Como cozinhar legumes com molho de tomate em casa
Todo o processo de enlatamento é descrito passo a passo:
- Para fazer o molho de tomate, escalde os tomates e retire a casca. Moa em um moedor de carne ou no liquidificador. A massa precisará ser aquecida a 70°. Isso removerá as bolhas de ar da polpa. Misture com sal e açúcar. Despeje 500 ml, misture com vinagre. Use esta composição primeiro.
- Coloque um conjunto de temperos no fundo do pote e comece a colocar os legumes, despejando aos poucos o suco de tomate. Os produtos devem ficar 3 cm abaixo do pescoço e cobrir com tampas de metal. Comece a pasteurizar em uma tigela funda por meia hora a 90°.
- Não há necessidade de enrolar os potes imediatamente. É melhor deixá-los assentar, pois a quantidade de molho de tomate pode diminuir e os vegetais ficarão vazios. Você precisará adicionar suco de tomate fervido.
Verifique se há vazamentos, vire de cabeça para baixo e deixe esfriar sob um cobertor.
Termos e condições de armazenamento
Alimentos enlatados com suco de tomate devem ser refrigerados e armazenados na adega. A temperatura ideal para peças de trabalho é considerada de 0 a 15 graus com umidade normal. Se seguir todas as regras e passos descritos acima, poderá desfrutar do seu lanche vegetal até ao próximo verão.