10 maneiras de esterilizar adequadamente os potes em casa

Tanto os pepinos quanto os tomates são colocados em recipientes de vidro para armazenamento a longo prazo. Lava bem, mas quebra ao ser atingido e explode ao encher com água quente. As mulheres que sabem conservar vegetais decidem por si mesmas a melhor forma de esterilizar os potes para que o vidro não quebre e os preparativos não estraguem por muito tempo. Existem vários métodos de tratamento térmico de pratos, cada um deles com nuances próprias.


Por que você precisa esterilizar potes de conservas?

Mesmo com uma lavagem completa da louça, nem todos os fungos e bactérias morrem. Deixados em potes fechados, os microrganismos começam a se multiplicar. A salmoura fica turva e aparece mofo na superfície. Esterilize recipientes e tampas para destruir germes e prolongar a vida útil de compotas, geléias de frutas e vegetais enlatados. Independentemente do método de tratamento térmico escolhido, as latas abertas não são lavadas com produtos químicos, mas com mostarda em pó ou refrigerante.

É necessário fazer isso?

A esterilização de recipientes leva muito tempo, mas permite destruir todos os microorganismos e aumentar a vida útil dos produtos. Você pode substituir a fervura em água quente lavando bem os potes, aquecendo-os no forno ou no vapor. Algumas donas de casa enchem um recipiente limpo com vegetais enlatados duas ou três vezes com água fervente, depois enchem com salmoura ou marinada, depois de costurar, viram de cabeça para baixo e embrulham em material grosso.

Preparando potes antes de iniciar o processo

O vidro é frágil, por isso cada recipiente precisa ser verificado quanto a rachaduras ou lascas. Não é aconselhável utilizar tampas já enroladas, mesmo que estejam lisas e não enferrujadas. Os potes precisam ser lavados com refrigerante e mostarda. Os produtos químicos do tipo fada não são adequados para esse fim, pois não enxáguam completamente, pode-se usar sabão em pó que não contenha aditivos sintéticos ou fragrâncias.

recipiente em cima da mesa

Métodos para esterilizar potes em casa

São aquecidos recipientes vazios e recipientes cheios de vegetais, cogumelos ou frutas.Em ambos os casos, existem certas regras para esterilização, e o método depende da escolha do aparelho doméstico. As latas podem ser aquecidas a vapor, no forno de convecção, no micro-ondas e até na máquina de lavar louça.

No forno

Antes da esterilização, os recipientes lavados são secos sobre uma toalha. Se for enlatada uma grande quantidade de alimentos, colocam-se no forno potes vazios com tampa e sem elásticos. Quando a temperatura sobe para 200 °C, os pratos são aquecidos por 10 minutos, desligados e retirados não imediatamente, mas após resfriamento. O vidro não quebrará e os germes morrerão. Um método simples de esterilização é conveniente porque você pode aquecer não apenas um frasco, mas vários, em uma gradinha. Os elásticos são mergulhados em água fervente.

Em elétrica

O forno não foi ligado antecipadamente. O recipiente úmido é colocado de baixo para cima, o recipiente seco é colocado no gargalo e as tampas são colocadas próximas para selar as conservas. No forno elétrico, basta ajustar a temperatura para 150 °C e esterilizar potes de 3 litros por 20 minutos, 0,5 - 10. Retire os pratos quando esfriarem e cubra com uma toalha.

fogão elétrico

Em gás

Os recipientes aquecidos nesse forno não se concentram nas paredes, não racham e os produtos nele contidos não se deterioram por muito tempo, retendo frescor e aroma. A esterilização inclui várias etapas:

  1. Frascos sem lascas ou rachaduras são lavados em água quente com refrigerante e enxaguados em água fria.
  2. Coloque sobre uma gradinha com o pescoço para baixo.
  3. Ligue o forno, aumentando gradualmente a temperatura até 150–160 °C.
  4. Na configuração máxima, recipientes pequenos aquecem por um quarto de hora, recipientes de três litros - de 25 a 20 minutos.

Para evitar queimaduras, remova o recipiente quente usando luvas. Coloque sobre uma toalha de cabeça para baixo.

No microondas

Você pode esterilizar rapidamente os vidros colocando-os em um potente forno de micro-ondas.Quantos recipientes cabem depende do volume do aparelho, para fazer tudo corretamente:

  1. A água é despejada nos frascos para cobrir o fundo em 20 mm.
  2. Coloque o recipiente no microondas por 5 minutos.
  3. Retire com um pegador de panela e seque com uma toalha.

Para não quebrar o lacre do forno micro-ondas, as tampas metálicas dele não são desinfetadas, mas você pode aquecê-las em um forno comum.

microondas em cima da mesa

Em uma panela com água fervente

Apesar do advento dos eletrodomésticos modernos, muitas mulheres esterilizam os recipientes, como faziam as suas avós. Os potes e tampas são lavados com mostarda ou refrigerante e colocados em uma panela grande ou balde com água até o gargalo. Os recipientes pequenos são fervidos no fogão por 6 ou 7 minutos, a esterilização dos potes de 3 litros leva meia hora. Para evitar que o vidro quebre, cubra previamente o fundo da panela com uma toalha.

Acima da balsa

Bactérias e fungos morrem não apenas em água fervente, mas também destroem microorganismos patogênicos e desinfetam recipientes quando expostos ao vapor quente. A panela é enchida com água e um recipiente de vidro lavado e seco é colocado sobre uma peneira ou grelha de forma que o gargalo fique para baixo. Recipientes de três litros são mantidos no vapor por meia hora, depois retirados e colocados do outro lado sobre uma toalha.

Acima do bule

Em uma panela grande, a água demora muito para ferver. Para agilizar o processo de esterilização, pequenos potes vazios são colocados na abertura da chaleira e levados ao fogão.

Desinfete recipientes de vidro para preparações vegetais até que se formem gotas de água nas paredes internas. Um recipiente de litro em uma chaleira é esterilizado por 10 minutos.

a chaleira ferveu

Em um vaporizador

Os potes sem rachaduras ou lascas são lavados previamente com refrigerante, as tampas são bem limpas com pincel e aquecidas em banho-maria, colocando-as em banho-maria.Após a fervura do líquido, o recipiente é esterilizado por um quarto de hora, retirado da tigela com pano seco ou luvas e colocado de cabeça para baixo sobre uma toalha.

Em uma panela elétrica

Antes de enrolar uma salada ou enlatar qualquer legume, é preciso preparar e desinfetar os potes onde serão guardados os salgadinhos. Mulheres que têm uma multicooker na cozinha:

  1. Despeje 2 ou 3 copos de água na tigela.
  2. Coloque no fundo da tampa.
  3. Uma cesta é instalada e nela são colocados recipientes de vidro.
  4. Selecione o modo e o tempo de fervura.

É mais fácil esterilizar potes pequenos desta forma. Deixe esfriar e seque-os sobre uma toalha.

Na máquina de lavar louça

Os recipientes para preparações não precisam ser esfregados com refrigerante ou mostarda em pó se você usar eletrodomésticos que possuam modo de esterilização para desinfecção. Os potes de vidro com tampa são simplesmente colocados na máquina de lavar louça, mas nenhum pó é adicionado.

Lava-louças

Em um forno de convecção

O ar quente não é pior que o vapor ou a água fervente no combate a bactérias e fungos. Para desinfetar pratos onde são colocados vegetais enlatados, caviar ou salada, use uma fritadeira.

O dispositivo é limpo de excesso de grelhas e latas limpas são colocadas nele. Selecione um modo com temperatura de pelo menos 150 °C. Retire os recipientes depois de um quarto de hora, encha-os com conservas, enrosque as tampas, que são fervidas separadamente em água.

Como esterilizar potes com espaços em branco?

Para conservar por mais tempo o tomate enlatado, a berinjela em conserva e assada e as saladas de legumes, eles são transferidos para potes de vidro limpos e secos, que são tampados, colocados em uma assadeira e esterilizados. Aquecer lentamente os recipientes até 100 ou 120 °C, desinfetar durante os minutos indicados na receita.

potes com espaços em branco

Temperatura e tempo de esterilização

Os recipientes são desinfetados de diferentes maneiras. Se usar forno a gás ou elétrico, potes de 0,5, 0,75 litros são esterilizados a uma temperatura de 150-180 ° C por apenas 10 minutos, o mesmo tempo no vapor e em uma panela com água fervente.

A desinfecção de um recipiente de três litros demorará muito, é preciso gastar pelo menos meia hora para aquecê-lo.

Por que embrulhar potes com espaços em branco?

Às vezes, quando enlatados, pepinos ou tomates são despejados duas ou três vezes com água, adiciona-se vinagre, mas não são imediatamente colocados na despensa, nem levados para o porão, mas embrulhados em um cobertor, cobertor ou toalha grossa. Em salmoura quente ou marinada, os vegetais são esterilizados, e não apenas cozidos no vapor, o que aumenta a vida útil dos salgadinhos, pois os recipientes com essa preservação praticamente não explodem.

coacervação pronta

Por que os frascos estouram durante a esterilização?

O vidro é um material frágil que pode rachar com um leve impacto ou mudança de temperatura. Se você lavar e enxaguar os potes com água fria, eles explodirão em água fervente. A vidraria explode quando removida de um forno quente para uma sala fria.

Armazenamento de recipientes esterilizados

Alta temperatura, água fervente e vapor destroem microorganismos. Bactérias e fungos morrem no micro-ondas, na máquina de lavar louça e na fritadeira, mas à medida que as latas esfriam, a esterilidade diminui. Recomenda-se desinfetar os recipientes das preparações imediatamente antes da preservação, e não para uso futuro.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim