De todas as hortaliças enlatadas, o pepino é um dos mais caprichosos. Basta cometer um pequeno erro na hora de conservá-lo e o pote dispara. Às vezes, os pepinos ficam turvos e seu sabor piora. Pode haver muitos motivos pelos quais alguns potes de pepino explodem. A preparação incorreta do produto principal ou o não cumprimento das proporções muitas vezes levam a tal incidente. A preparação adequada do recipiente também desempenha um papel importante.
- Causas de pepinos ficarem turvos e potes explodirem
- Entrada de ar
- Preparação inadequada da marinada
- Má preparação de potes
- Preparação inadequada de pepinos
- Tempo de esterilização insuficiente
- Por que eles viram e embrulham os potes?
- É possível refazer pepinos nublados?
- É possível comer pepino em salmoura turva?
- Como salvar pepinos explodindo
- Como evitar a explosão de potes de pepino
Causas de pepinos ficarem turvos e potes explodirem
Os potes de pepino explodem com frequência. Às vezes, todo o lote de reviravoltas explode e, às vezes, uma ou duas delas explodem. Razões possíveis:
- Entrada de ar ao enrolar a tampa.
- Preparação inadequada da marinada.
- Má preparação dos frascos.
- Preparação incorreta de vegetais.
Todos esses pontos devem ser levados em consideração e os requisitos necessários devem ser atendidos. Caso contrário, você pode ficar sem pepinos durante o inverno.
Entrada de ar
Se o ar entrar no frasco durante a preservação, torna-se favorável ao crescimento de bactérias. Para evitar que isso aconteça, você precisa colocar a salmoura na jarra com pepinos até o topo.
Se a preservação foi feita por esterilização, após a retirada do frasco do esterilizador, a tampa não poderá ser retirada. Precisa ser parafusado imediatamente. Portanto, os potes com tampa que vão ser enrolados são esterilizados.
Se por algum motivo for necessário substituir a tampa, ela deverá ser esterilizada. Para isso, coloque-o em água fervente por alguns minutos, depois retire-o e troque imediatamente pelo que estava na lata. As tampas são abertas e substituídas por outras muito rapidamente para que o ar não entre no frasco. E isso precisa ser feito enquanto o frasco ainda está no esterilizador ou acaba de ser retirado.
Se você fizer isso mais tarde, existe o risco de entrar ar e causar o crescimento de bactérias.
O ar também pode entrar no frasco se o selador não vedar as tampas corretamente. Neste caso, os bancos explodirão definitivamente. Precisamos trocar a máquina e rolar novamente todas as latas. Mas tal medida pode fazer com que os potes não explodam, mas a salmoura dos pepinos fique turva.
Para evitar que isso aconteça, é necessário trocar as tampas, esterilizar novamente a preservação e enrolar em uma máquina confiável.
Preparação inadequada da marinada
A marinada de pepino é preparada com vinagre. Se você não colocar o suficiente ou de maneira errada, a preservação não funcionará.
Ao fazer a decapagem, é preciso levar em consideração que o vinagre evapora durante a fervura. Portanto, no preparo da marinada, ela deve ser adicionada logo no final para que seja minimamente submetida ao tratamento térmico. A melhor opção é quando o vinagre é adicionado diretamente na jarra.
É ruim quando as proporções não são respeitadas e se adiciona pouco vinagre. Neste caso, a marinada fica pouco concentrada e não desempenha bem as suas funções.
O mesmo vale para outros componentes. Sal e açúcar devem ser adicionados conforme a receita. Se não houver número suficiente, os pepinos fermentarão e ficarão turvos.
Má preparação de potes
Para preparar pepinos salgados ou em conserva, é necessário preparar adequadamente o recipiente para eles. Geralmente são conservados em potes de vidro. Eles devem ser esterilizados antes do uso. Existem várias maneiras de fazer isso:
- Os potes ficam bem esterilizados no forno. Antes da esterilização, são bem lavados com detergente, enxaguados e virados para escoar a água. Em seguida, leve os potes ao forno em uma assadeira e aqueça bem. Se precisar de alguns potes e eles forem levados ao forno de cada vez, eles ficam no forno até serem usados. Se forem necessárias mais latas, elas são removidas e colocadas sobre uma toalha limpa e passada.
- Esterilizar potes com vapor quente é bastante eficaz, mas leva tempo porque é preciso cuidar de cada um separadamente. Selecione um prato no qual você possa colocar uma jarra invertida com o gargalo para baixo. Um bule ou caneca esmaltada é mais adequado para isso.Se o recipiente não couber bem, você pode inserir algo na chaleira, por exemplo, uma colher. Despeje um pouco de água no fundo e deixe ferver. Certifique-se de que o vapor entre na jarra e cozinhe bem. Se o jarro estiver instalado incorretamente ou for cozido no vapor por pouco tempo, não haverá resultado positivo.
- Você pode ferver os potes em água em uma tigela grande. Mas essa esterilização é menos eficaz, pois é impossível atingir temperaturas acima de 100 graus.
Se os frascos forem mal esterilizados ou permanecerem por muito tempo após a esterilização, na melhor das hipóteses a qualidade dos alimentos enlatados se deteriorará. Porém, com mais frequência, eles explodem e ficam inutilizáveis.
Preparação inadequada de pepinos
Para garantir que os pepinos em conserva fiquem saborosos e os potes não explodam, não cometa erros no preparo dos vegetais:
- Se você colher pepinos em tempo chuvoso, eles se deteriorarão rapidamente e não resistirão bem. É melhor usar esses pepinos para fazer decapagem ou deixá-los repousar por alguns dias. Mas, ao mesmo tempo, certifique-se de que não estraguem.
- Para deixar os pepinos crocantes, é necessário deixá-los de molho em água por 3 horas. Se isso não for feito, eles amolecem e isso pode levar ao desenvolvimento de bactérias.
- Pepinos mal lavados são fonte de contaminação bacteriológica. Juntamente com a sujeira, E. coli, patógenos do botulismo e outros microorganismos podem se instalar neles.
- Não se pode conservar pepinos que apresentem sinais de apodrecimento, pois garantem uma explosão de conservação. É melhor descascá-los e utilizá-los em saladas.
Cumprindo tais requisitos, é possível conseguir enlatamento sem perdas.
Tempo de esterilização insuficiente
Nas receitas, o tempo de esterilização é dado condicionalmente. Acontece que foi esterilizado, como está escrito na receita, mas os pepinos ainda explodiram.Para esterilizar adequadamente, você precisa considerar os seguintes fatores:
- Pepinos pequenos são menos esterilizados do que os grandes - assim como os potes.
- No início da esterilização, é melhor colocar o fogo baixo para que tenha tempo de aquecer por igual.
- Pepinos prontos devem mudar de cor.
- É melhor colocar verduras e alho em uma marinada do que em uma jarra, se o enlatamento for feito no vapor.
O cumprimento dessas regras permitirá que você obtenha pepinos enlatados de alta qualidade para o inverno.
Por que eles viram e embrulham os potes?
As latas enroladas devem ser viradas de cabeça para baixo para que as tampas aqueçam bem. Em seguida, os potes devem ser embrulhados em um cobertor. Isso é feito para que os potes esfriem lentamente. Neste momento, o processo de esterilização continua neles.
Se tudo foi feito corretamente, no dia seguinte você poderá observar uma bela preservação transparente. Se forem cometidos erros, a marinada ficará turva e o frasco inchará.
É possível refazer pepinos nublados?
Se os pepinos ficarem turvos, mas o pote ainda não tiver inchado, eles ainda poderão ser refeitos. Para isso, retire a tampa, escorra a marinada e lave os pepinos com água limpa.
Não deixe de prová-los. Se for usado vinagre, o sabor pode mudar e nada pode ser feito. Mas se os pepinos tiverem um gosto bom, estiverem crocantes e não chiarem, podem ser fechados novamente.
Para cobrir novamente os pepinos turvos, você precisa preparar uma nova marinada e colocá-la em uma jarra. Neste caso, as proporções devem ser ligeiramente reduzidas, tendo em conta que os pepinos já absorveram alguns ingredientes.
É possível comer pepino em salmoura turva?
Se os pepinos enlatados ficarem turvos, mas o sabor não se deteriorar, eles podem ser consumidos se tiverem sido fechados recentemente.
Se as costuras ficarem armazenadas por muito tempo e começarem a ficar turvas, é perigoso consumi-las. As bactérias do botulismo se desenvolvem em alimentos enlatados e não há garantia de que não estejam presentes desta vez. Os médicos nem sempre podem salvá-lo desta doença perigosa, por isso não vale a pena correr o risco.
Como salvar pepinos explodindo
Se um pote de pepino explodir, ele não poderá ser ressuscitado. Mesmo que você enxágue tudo bem e troque a marinada, o processo de fermentação já começou e todos os esforços serão em vão.
Então, o que fazer se nada puder ser consertado, mas é uma pena jogar fora os pepinos? Só há uma saída: mandá-los vagar ainda mais. Verifique se os vegetais estão com odor desagradável, cubra-os com uma tampa de náilon e leve-os para o porão. Mas esses produtos não devem ser consumidos crus. É melhor preparar picles ou solyankas com eles.
Como evitar a explosão de potes de pepino
Para que as latas fiquem bem em pé, não basta enrolá-las corretamente. O armazenamento adequado de alimentos enlatados também desempenha um papel importante.
As vedações devem ser armazenadas em local fresco e escuro. Caves, porões e câmaras frigoríficas são adequadas para isso. Em climas quentes, o risco de explosões de alimentos enlatados aumenta, por isso é necessário monitorar a temperatura ambiente.