A questão de como esterilizar adequadamente os potes no vapor ou em uma panela com água preocupa muitas donas de casa. A violação da tecnologia pode levar a consequências prejudiciais - o recipiente irá rachar ou a lata de comida conservada explodirá. O cumprimento de todas as normas e uma inspeção preliminar das latas ajudarão a evitar isso. Existem vários métodos de esterilização, consideraremos os mais simples e contaremos todas as sutilezas e nuances do procedimento.
Por que a esterilização é necessária?
Na hora de fazer a preservação, é importante evitar a entrada de microorganismos patogênicos no recipiente - eles podem causar o processo de fermentação e estragar o produto. Por isso é tão importante ferver a jarra, seguindo todas as recomendações.
Por que a esterilização é necessária:
- Este procedimento ajudará a evitar a deterioração dos alimentos.
- Impede a entrada de microorganismos patogênicos no frasco.
- A peça de trabalho não começará a “fermentar” e o frasco não explodirá se a esterilização for realizada corretamente.
Ajuda: recipientes esterilizados ajudam a preservar os lanches por mais tempo, evitam a deterioração prematura e previnem alterações no sabor.
O principal objetivo da esterilização é matar bactérias e tornar o recipiente estéril, o que ajudará a preservar os produtos em sua forma original, utilizando determinados conservantes.
Será necessário esterilizar não só os potes, mas também as tampas, caso contrário é improvável que o resultado desejado seja alcançado.
Escolhendo uma panela
Realizar todos os procedimentos necessários antes do enlatamento ajuda a evitar problemas com os produtos. Se decidir esterilizar em uma panela, escolha-a corretamente, seguindo as seguintes recomendações:
- os potes devem caber totalmente na panela, podem ser colocados ou colocados na horizontal;
- Escolha um recipiente com fundo plano que aqueça uniformemente.
Ao criar conservas, os potes de meio litro são mais usados, pois cabem com sucesso em uma panela de tamanho médio. É dada preferência às panelas esmaltadas porque aquecem uniformemente e eliminam mudanças bruscas de temperatura.
Antes de começar a usar a panela comprada, lave-a bem com bicarbonato de sódio, enxágue com água morna e seque com uma toalha. Isso ajudará a evitar a adição de odores e sabores estranhos.
Preparando potes antes de iniciar o processo
Antes de ferver, avalie o estado geral do recipiente, isso ajudará a evitar problemas futuros de conservação:
- Vale a pena inspecionar o recipiente em busca de rachaduras, lascas e outros danos. Se for encontrado, o frasco deve ser removido, pois pode estourar durante a esterilização, quando a temperatura aumenta ou após torcer.
- O recipiente é bem lavado em água corrente, utiliza-se uma esponja nova e refrigerante. Pó e líquido são descartados porque podem conferir à preservação um odor químico desagradável ou sabor desagradável.
- Após a lavagem, deve-se secar os potes, colocá-los de cabeça para baixo sobre uma toalha ou guardanapo de papel. E quando as últimas gotas escorrerem pelo copo, você pode começar a esterilizar o recipiente.
- Preste atenção não só nos potes, mas também nas tampas. Deve haver um elástico entre eles se as tampas estiverem aparafusadas. Isso garantirá a vedação da preservação.
- As tampas deverão ser fervidas junto com os elásticos, mas isso levará menos tempo, em média 1,5 minutos. Isso será suficiente para matar os patógenos.
- Não basta simplesmente despejar água fervente sobre o recipiente, é necessário um processamento cuidadoso das latas, mantendo certas temperaturas.
- Após a fervura, você não deve enxaguar o recipiente com água fria - é improvável que uma mudança brusca de temperatura seja benéfica para recipientes de vidro.
Como ferver adequadamente os recipientes em uma panela
Um método semelhante de esterilização de recipientes, literalmente no fogão, é feito em etapas. Você terá que fazer o seguinte:
- Enxágue e seque os potes, depois coloque-os no fundo da panela, previamente colocado um pergaminho ou um pano limpo.
- Vale a pena colocar água na panela para que o líquido cubra completamente o recipiente, ligar o fogão e levar a água para ferver. Vale a pena ferver os recipientes por 5 a 7 minutos sem retirá-los da panela.
- O contato com água fervente durante o tempo especificado ajudará a matar bactérias patogênicas. Depois, deve-se retirar o recipiente da água, enxugá-lo e colocá-lo de cabeça para baixo para que as gotas escorra. Depois de alguns minutos, você pode colocar saladas, picles e geléias em recipientes.
- Se os frascos não estiverem completamente cobertos com água, os germes podem permanecer na sua superfície. Não se esqueça de tratar as tampas com água fervente.
Esterilização a vapor em casa
Para realizar tal procedimento, você deve seguir as recomendações:
- Selecione o contêiner; Você pode usar uma panela rasa, quanto mais larga, melhor - cabem mais latas.
- Uma grade de metal também é usada. Em geral, isso é tudo o que é necessário para o procedimento.
- Despeje a água na panela e deixe ferver. Colocamos uma grade de metal em cima e colocamos os recipientes de cabeça para baixo.
- Durante o processo de cozimento a vapor, a condensação se acumulará nas paredes e no fundo da jarra. Assim que essas gotas “lavarem” todo o recipiente, podemos dizer que a esterilização está completa.
- Usando um porta-panelas, retire o pote da grelha e coloque-o na mesma posição sobre um pedaço de pano de cabeça para baixo ou use papel toalha.
- A duração da esterilização depende do volume do recipiente. Em média, o processamento dura de 7 a 10 minutos. Você não deve ter medo de que microorganismos patogênicos entrem no recipiente em poucos minutos ou horas. Os contentores, processados de acordo com todas as normas, mantêm as suas características durante dois dias.
É possível esterilizar frascos com espaços em branco?
Sim, potes de alface ou picles também são processados em água fervente. Este método é bem conhecido por donas de casa experientes.
Como realizar o procedimento:
- salada, legumes ou geléia são colocados em recipiente pré-preparado sem fechar a tampa;
- A tampa deve ser fervida, junto com a goma, e preparada para procedimentos posteriores;
- O pote, junto com a conservação, é colocado em água, levado à fervura, mantido por 5 a 10 minutos, se possível mais tempo.
Após a fervura, os potes são cuidadosamente retirados da panela e colocados de cabeça para baixo, cobertos com uma toalha quente, “embrulhados”, previamente fechada a tampa.
Atenção! As saladas são servidas em recipientes quentes ou quentes - este é um pré-requisito.
Mais frequentemente, esse método é usado para criar adjika, lecho, saladas e outras preparações. Durante o processo de esterilização, você deverá garantir que a água não entre nos recipientes. O tempo depende do volume do recipiente; Se o recipiente for grande, deverá ser esterilizado por meia hora.
Neste caso, os frascos são verificados quanto a lascas e danos antes da lavagem. Recipientes inadequados são removidos para evitar maiores problemas..
Esterilizar frascos corretamente não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Se seguir todas as recomendações, poderá eliminar as bactérias, matá-las com vapor quente ou água fervente. O recipiente preparado ajudará a conservar o produto por mais tempo, não afetará seu sabor e não estragará a salada, temperos ou picles.