Antigamente, antigamente, os vegetais ou frutas eram salgados em barricas de carvalho e guardados em subsolo e adega frios. Agora nem todo mundo tem essa oportunidade. Para conservar os preparativos, utiliza-se enlatamento. Para evitar que latas de conservas sejam abertas, elas devem ser desinfetadas. A esterilização é realizada de várias maneiras. Ao escolher o método adequado, o processo de enlatamento será fácil e rápido. É possível esterilizar potes na chaleira e como? O seguinte descreve como esterilizar recipientes de vidro sobre uma chaleira.
Preparando o recipiente e acessórios
Primeiramente, os frascos e tampas devem ser preparados para esterilização obedecendo a certas regras. Os recipientes mais adequados para conservação são aqueles que já foram utilizados uma vez e cujo vidro é temperado. Se ainda for necessário usar potes novos, é preciso mantê-los em água quente para que se acostumem com a alta temperatura.
Na utilização de recipientes de vidro, recomenda-se a utilização de incolores ou com tonalidade azulada (é possível uma tonalidade esverdeada) sem fissuras ou lascas. Se os potes estiverem muito sujos, devem ser embebidos em solução de carbonato de sódio (1%), depois bem lavados com bicarbonato de sódio, enxaguados em bastante água corrente e depois enxaguados novamente com água fervida.
Preparando as tampas
É necessário verificar se as tampas cabem nesses recipientes e se fecham bem. Ao usar tampas de lata rosqueadas, certifique-se de verificar seu aperto. Para fazer isso, despeje água na jarra, aperte bem a tampa, vire e agite. Se vazar água, ficará visível. Você também precisa verificar os elásticos nas tampas de metal para garantir que se encaixem perfeitamente.
Entre as tampas de lata podem haver tampas com manchas de ferrugem, arranhões e concavidades. Essas amostras defeituosas e danificadas não são adequadas para rolamento no inverno.
As tampas e rolhas de vidro e estanho devem ser esterilizadas imediatamente antes de serem seladas.
Esterilizando potes no vapor
Para esterilizar um recipiente de vidro, você pode usar o vapor de uma chaleira, colocando o gargalo sobre uma chaleira fervendo. O método desta avó é usado há muito tempo. Para fazer isso, coloque água na chaleira e deixe ferver.Em seguida, coloque uma jarra de meio litro ou litro bem lavada na bica e reduza o fogo para médio.
Assim, cozinhe no vapor uma jarra de meio litro por 10 minutos, uma jarra de litro por 15 minutos e uma jarra de três litros por 20 minutos.
É conveniente esterilizar potes de três litros na própria chaleira, retirando a tampa e colocando-a de cabeça para baixo. Primeiro você precisa verificar se o diâmetro do gargalo do recipiente de vidro cabe na chaleira. Um pequeno frasco cozido no vapor pode ser esterilizado colocando-o em um espremedor em uma chaleira.
Ao preservar, certifique-se de que não haja crianças pequenas por perto.
Prós e contras do método
O método da avó é simples e acessível. Cada casa tem uma chaleira e um fogão com água, pelo que qualquer pessoa pode implementar este método.
A desvantagem é que com este método você pode esterilizar a vapor uma pequena quantidade de recipientes de vidro (1-2 peças) de cada vez.
Em alguns casos, esta é uma opção totalmente adequada. Digamos que haja poucas frutas ou vegetais no momento, mas você deseja enrolá-los sem esperar por um novo lote. As matérias-primas para enlatados podem deteriorar-se enquanto você espera que as frutas frescas amadureçam.
Quais chaleiras são adequadas?
Os fabricantes modernos oferecem diferentes tipos de chaleiras para ferver água para fazer chá e café. As chaleiras fundidas são as mais antigas, adequadas para fervuras prolongadas em fogões a gás e elétricos, bem como em fogões. Possuem fundo grosso, corpo em alumínio, cerâmica, esmaltado ou aço inoxidável.
Importante! Não é possível esterilizar potes em chaleiras elétricas com resistência fechada.
Para a esterilização, é muito conveniente usar bules fundidos. São duráveis, têm grande capacidade (até 3 litros) e a água não evapora.
Como esterilizar potes com água fervente de uma chaleira?
Às vezes, os recipientes de vidro não requerem esterilização prolongada quando os vegetais precisam ser selados por um curto período de tempo.
Nesses casos, o método de escaldagem é usado.
- Coloque a quantidade necessária de recipiente em uma peneira ou peneira.
- Em seguida, despeje água fervente de uma chaleira.
- Coloque o recipiente tratado sobre uma toalha limpa e seca.
Os pratos para conservação estão prontos.
Precauções de segurança para esterilização
Para evitar acidentes durante a esterilização, deve-se seguir as normas de segurança:
- Não manuseie potes quentes sem luvas de forno;
- Os pratos para esterilização não devem estar danificados e as alças devem estar intactas.
Não enxágue os recipientes de vidro com água fervida resfriada, pois eles podem estourar. A esterilização de potes de conservas é um processo simples, mas muito importante, que exige o cumprimento das normas de desinfecção.