Os veranistas, familiarizados com a cultura em primeira mão, se perguntam se é possível preservar as raízes no inverno. Isto é necessário para reforçá-lo durante um período de ingestão limitada de vitaminas pelo corpo. As receitas de preparo de raiz-forte para o inverno são simples e diretas, você pode prepará-las em casa sem gastar muito tempo e esforço.
- Propriedades benéficas e danos
- Preparando o ingrediente principal
- Opções de preparo de raiz-forte para o inverno
- Maneira clássica de enlatar
- Sem esterilização em frasco
- Receita com beterraba
- Preparação com limão e sal marinho
- Enlatados com alho e tomate
- Com vinagre
- Aperitivo com cenoura e maçã
- Com maionese
- Marinado
- Raízes congeladas
- Secagem
- Como conservar raiz-forte
Propriedades benéficas e danos
Antes de decidir colher rizomas para o inverno, você deve se familiarizar com as propriedades da planta. Para quem é útil e para quem é prejudicial? Só então tome a decisão de armazená-lo para uso futuro.
Prós:
- reduz a fermentação dos alimentos nos intestinos;
- remove o muco dos pulmões;
- tem propriedades coleréticas;
- alivia os sintomas do diabetes;
- resiste à urolitíase;
- reduz o sangramento gengival;
- usado para prevenir doenças bucais;
- combate parasitas;
- remove o excesso de líquido do corpo;
- reduz o inchaço;
- trata entorses;
- alivia dores musculares;
- elimina furúnculos, mastites e inflamações;
- normaliza a pressão arterial;
- combate resfriados;
- reduz a inflamação nos ouvidos;
- ajuda a aumentar a potência;
- atua como anestésico local.
Além dessas vantagens, a planta possui outras propriedades benéficas, portanto o grau de benefício não pode ser superestimado. Mas não se esqueça das contra-indicações ou malefícios do consumo de raiz-forte.
Antes de usar, você deve consultar o seu médico, principalmente se tiver doenças crônicas dos rins, fígado e trato gastrointestinal.
Desvantagens:
- Efeitos negativos na membrana mucosa.
- Em grandes quantidades causa queimadura no local onde foi aplicado; quando ingerido provoca aumento da pressão arterial e sangramento.
- Não recomendado para uso por pessoas com doenças gastrointestinais.
- Não deve ser usado por crianças menores de 8 anos de idade, grávidas ou lactantes.
- Use com cautela em mulheres durante a menstruação.
Tudo vai bem com moderação, portanto, ao se automedicar, deve-se ter muito cuidado para que, em vez de beneficiar, não cause deterioração. É melhor consultar um médico.
Preparando o ingrediente principal
Para preparar a raiz-forte, é necessário preparar adequadamente a raiz vegetal para processamento.
Conselho:
- É melhor desenterrar as raízes pouco antes do processo de processamento. Caso contrário, as raízes ficam moles e perdem umidade.
- Se a raiz-forte ficou parada e perdeu a apresentação, ela fica de molho em água gelada por 24 horas.
- As raízes congeladas são mais fáceis de processar.
- Ao limpar a raiz-forte, use luvas nas mãos para evitar queimaduras nos dedos.
- Especiarias são adicionadas com ousadia à marinada, o que diversificará o sabor e adicionará sabor picante. Não tenha medo de experimentar.
- Ao processar grandes quantidades de rizomas, as rupturas não podem ser evitadas. Se as raízes forem torcidas em um moedor de carne, basta colocar um saco plástico sobre ele e coletar a raiz-forte torcida. Ao encher, despeje em um recipiente com tampa - assim você evita consequências desagradáveis.
Ao praticar a colheita das raízes das plantas todos os anos, as donas de casa vão descobrindo aos poucos seus segredos no preparo. E eles são usados no futuro, ano após ano.
Opções de preparo de raiz-forte para o inverno
Os preparativos de raiz-forte para o inverno são verdadeiramente dourados, pois a importância do produto não pode ser superestimada. Cada dona de casa escolhe um método a seu critério. Você só precisa determinar por si mesmo a finalidade para a qual o produto está sendo preparado. Para temperar carnes e outros pratos ou para fins medicinais.
Maneira clássica de enlatar
A maneira mais fácil e segura de conservar a raiz-forte durante os meses de inverno é a clássica. Para isso você precisará de:
- raiz-forte;
- água;
- sal;
- açúcar;
- vinagre.
Qualquer quantidade de raiz é bem lavada, descascada e moída em um moedor de carne, ou pode ser ralada. A escolha do método depende da disponibilidade de determinados auxiliares de cozinha.
A mistura é diluída em água até formar uma pasta grossa, salgada e adicionado açúcar a gosto. Despeje uma pequena quantidade de vinagre para preservação e coloque em recipientes esterilizados.
Se não usar vinagre, substitua-o por ácido cítrico ou suco de limão.
Definido para esterilização, o tempo depende do volume dos frascos: quanto maior o frasco, mais tempo leva para esterilizar. Tempo aproximado – de 5 a 15 minutos.
Ao final do processo, enrole e guarde até esfriar completamente em local aquecido, sob um cobertor.
Sem esterilização em frasco
A preparação sem tratamento térmico ajudará a preservar mais vitaminas. A única desvantagem deste método é o seu prazo de validade relativamente curto. O tempero ficará melhor conservado na geladeira.
Para preparar você precisará de:
- raízes de raiz-forte;
- alho;
- tomates.
Para este método de colheita você precisa de 1 quilo de tomate sem casca. Separa-se facilmente se mergulhar os vegetais em água a ferver durante alguns minutos. Em seguida, moa os tomates prontos em um moedor de carne e adicione 100 gramas de alho.
Raízes preparadas, 300 gramas, rale e misture com tomate, sal, adicione açúcar granulado para preservação. Misture bem a mistura e coloque em potes esterilizados. Cubra com tampas de plástico. Coloque o preparado na geladeira.
Para deixar o aperitivo mais picante, acrescente pimenta-do-reino e aumente a quantidade de raiz-forte. Pelo contrário, para reduzir a severidade, reduza o número de raízes esmagadas da cultura.
Receita com beterraba
Você pode fazer uma preparação bonita e útil se adicionar beterraba à raiz-forte. Você não precisa fazer nada complicado. O principal é seguir à risca a receita.
Componentes:
- raízes de raiz-forte – 0,3 kg;
- beterraba – 0,2 quilograma;
- sal – 1 colher de sopa;
- açúcar – 1 colher de sopa;
- vinagre 9% - 0,5 xícara;
- água – 2,5 xícaras.
Enxágue as raízes com água fria. Para que limpem melhor e irritem menos a mucosa, são mergulhados um pouco em água fria. Então rale. Em seguida, despeje água fervente sobre ele e deixe esfriar completamente.
A beterraba é fervida até ficar macia, descascada e também ralada. A água sedimentada e resfriada é drenada da raiz-forte. Combine com beterraba ralada e salgue a mistura resultante. Adicione açúcar granulado e vinagre. Misture bem e coloque em potes. Cubra com tampas e leve à geladeira.
Preparação com limão e sal marinho
Uma forma original de conservar a raiz-forte. Não há necessidade de substituir o limão pelo limão; esta é a fruta que você precisa. O sabor do lanche acabado vai surpreender a imaginação do gourmet mais sofisticado.
Componentes:
- raiz-forte – 500 gramas;
- raspas de limão – 30 gramas;
- sal marinho – 30 gramas;
- pimenta preta – 30 gramas;
- açúcar – 40 gramas;
- água – 1 litro;
- vinagre 9% - 0,2 litros.
As raízes são torcidas em um moedor de carne. A água é misturada com todos os ingredientes, exceto raiz-forte e vinagre. Leve a mistura para ferver e acrescente o vinagre. Depois disso, a raiz-forte picada é bem misturada e colocada quente em potes.
Coloque potes de 1 litro para esterilização por 20 minutos, recipientes menores por 15 minutos. O tempero finalizado é enrolado e guardado para esfriar sob um cobertor.
Enlatados com alho e tomate
Esta receita é fácil de seguir. Demorará um pouco para prepará-lo. No inverno, esse tempero acompanha bem pratos de carne e peixe.
Componentes:
- raiz-forte e alho em quantidades iguais, a critério da dona de casa;
- tomate – 3 quilogramas;
- sal, açúcar e pimenta a gosto.
Tomates, raízes e alho são moídos em um moedor de carne, temperos são adicionados, salgados e colocados em potes. Coloque na geladeira. Esse preparo não dura muito, é preciso levar essa característica em consideração ao preparar um grande volume de lanches.
Com vinagre
Uma maneira simples de prolongar a vida útil do produto. Para prepará-lo você precisará de um mínimo de tempo e ingredientes.
Componentes:
- raízes de raiz-forte – 0,3 kg;
- vinagre 6% – 0,25 litros;
- água – 0,75 litros;
- açúcar e sal - 2 colheres de chá cada;
As raízes são raladas, despejadas em água fervente e tampadas até esfriarem completamente.
A água é escoada, a peça é salgada e adicionado açúcar. Misture bem e despeje o vinagre. Misture os ingredientes novamente. Embalado em potes e guardado no frio. É fácil de preparar, o principal é seguir todas as instruções.
Aperitivo com cenoura e maçã
A proporção dos produtos é definida pelas próprias donas de casa, com base nas preferências individuais. Este lanche pode ser preparado em qualquer quantidade.
Componentes:
- raízes de raiz-forte;
- cenoura;
- maçãs;
- água;
- sal;
- açúcar.
Os vegetais são picados e misturados, colocados em potes. Enquanto isso, prepare a marinada. Para 1 litro de líquido, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá cheia de açúcar granulado. Deixe ferver e encha os recipientes preparados. Em seguida, são esterilizados por 30 minutos. Se você conservar a raiz-forte dessa maneira, ela reterá a maior parte das vitaminas.
Com maionese
Preparação rápida de raiz-forte para armazenamento. Para prepará-lo, basta raiz-forte e maionese, na proporção de 1:2. As raízes são raladas e bem misturadas com maionese. O molho resultante é colocado na geladeira.
A vantagem desse método é que você pode cozinhar aos poucos.A raiz deve ser armazenada no freezer e descongelada antes de usar.
Marinado
Uma forma saborosa e rápida de preparar raiz-forte para o inverno. Marinar desta forma é muito fácil.
Componentes:
- raízes de raiz-forte - 2,3 kg;
- 10 gramas de sal;
- 25 gramas de açúcar;
- 75 mililitros de vinagre de mesa.
As raízes são esmagadas de forma conveniente e colocadas em 23 recipientes estéreis. É aconselhável, por conveniência, utilizar potes de 3 litros. Despeje 1,7 litro de água fervente, por cima dos rizomas. Adicione 1 colher de sopa de sal e açúcar e vinagre. Agite bem e deixe esfriar. Em seguida, coloque em potes menores e leve à geladeira.
Não é difícil conservar a raiz-forte e preservar suas propriedades benéficas, basta escolher a receita certa.
Raízes congeladas
Para preservar as raízes, elas devem ser congeladas. Para fazer isso, as raízes bem lavadas são descascadas e cortadas em pedaços convenientes para o processamento. Em seguida, coloque-os em sacos e leve ao freezer. A raiz-forte pode ser armazenada por muito tempo, mantendo integralmente suas propriedades benéficas.
Só não é necessário descongelá-los e congelá-los constantemente - a fruta perde seus benefícios.
Secagem
Para quem não tem oportunidade de preparar raízes de outras formas, os veranistas aconselham simplesmente secar a raiz.
Recomenda-se limpar completamente a raiz de qualquer sujeira restante, depois remover cuidadosamente a casca e lavar as raízes. Limpe-os com uma toalha, rale-os ou pique-os de outra forma e leve ao forno.
A temperatura está definida para 40-45 ⁰С. Mantenha as raízes esmagadas nesta temperatura por 2 a 3 horas. A composição seca é armazenada em um recipiente limpo. O local de armazenamento é selecionado seco e escuro.
Não só as raízes, mas também as folhas da raiz-forte são secas. Eles não são menos úteis para os humanos. Faça isso em uma área bem ventilada, mas não ao sol. O material seco é triturado e colocado em um recipiente de vidro. Armazene até que esteja pronto para uso, mas não mais que 2 anos.
Como conservar raiz-forte
Armazenar raízes de plantas não é uma tarefa fácil. Mas se você fizer tudo certo, poderá conservá-lo até o final do inverno e por mais tempo, dependendo do método de conservação escolhido.
Existem as seguintes maneiras de preservar as raízes no inverno:
- fresco na adega;
- secagem;
- congelando;
- salga;
- enlatados;
- esterilização.
Ao usar um determinado método de armazenamento de um produto, o prazo de validade muda. Certas regras devem ser seguidas para que a raiz seja armazenada fresca.
- Vegetais de raiz - 2-3 anos. Os mais jovens não possuem as características gustativas necessárias. As raízes velhas são ásperas.
- Os topos não podem ser totalmente cortados, é necessário deixar 2 a 3 centímetros.
- Desenterre os rizomas no final do outono, quando as pontas estiverem completamente murchas.
- As raízes para armazenamento fresco são selecionadas sem danos ou sinais visíveis de doença.
- Sem processamento especial, a raiz-forte pode ser armazenada por 3 semanas sem perder a apresentação.
- Cada raiz armazenada na geladeira precisa de embalagem individual.
A areia do rio ajudará a preservar a raiz na adega. Pegue os não muito pequenos e coloque-os no fundo de um recipiente de armazenamento de 7 a 10 centímetros de altura. As raízes estão dispostas nele. Cada um individualmente é coberto com uma camada de areia por cima e assim sucessivamente até que o recipiente esteja cheio.
A raiz-forte tem um efeito benéfico no corpo humano, por isso é recomendável conservá-la para o inverno em qualquer forma conveniente.