Cozinhar peras em calda para o inverno é uma forma de criar uma sobremesa deliciosa e inusitada. A iguaria tem longa durabilidade e é indicada para consumo in natura ou como recheio de assados.
- Características de preparar peras em calda para o inverno
- Como escolher as matérias-primas certas?
- Preparando os pratos
- Como selar peras em calda em casa?
- Receita clássica para uma jarra de 3 litros
- Uma receita simples sem esterilização
- Em fatias
- Pêra inteira em calda de açúcar
- Com raspas de laranja e limão
- Canela
- Com baunilha
- Geléia de pêra
- Períodos e regras de armazenamento
Características de preparar peras em calda para o inverno
No preparo da sobremesa é preciso levar em consideração diversas nuances para não prejudicar o sabor da iguaria.Os pontos principais são a seleção das frutas adequadas e o correto preparo dos recipientes.
Como escolher as matérias-primas certas?
Frutos pequenos e maduros são mais adequados para preparar peras em calda. Antes de começar a cozinhar, é necessário inspecionar a fruta e verificar se não há defeitos. A casca deve ser lisa, sem amassados ou rachaduras.
Preparando os pratos
Para garantir uma longa vida útil e preservação das características gustativas, é necessário preparar adequadamente os recipientes para a sobremesa. Os potes devem estar intactos, sem lascas. Recipientes de volume adequado são esterilizados de uma das seguintes maneiras:
- aquecido no forno a uma temperatura de 150-170 graus;
- evaporar em banho-maria, fixando-o em uma panela com água fervente;
- no microondas por 3-4 minutos.
Como selar peras em calda em casa?
Você pode fazer o preparo de acordo com diferentes receitas, que diferem no método e nos ingredientes utilizados. Dependendo de suas preferências, você deve escolher a opção apropriada.
Receita clássica para uma jarra de 3 litros
A receita mais simples é considerada a clássica, que requer vários passos sequenciais. Em particular, para preparar uma iguaria, você precisa de:
- Lave bem a fruta, divida longitudinalmente em 4 partes e corte a vagem. Frutas grandes podem ser cortadas em pedaços menores.
- Os frutos preparados são colocados em potes esterilizados, despejados em água fervente e deixados por 15 minutos.
- Escorra a água em uma panela, acrescente o açúcar e o ácido cítrico. Todos os ingredientes são misturados e a calda fervida por 5 minutos, mexendo sempre.
- Despeje a calda em recipientes com peras, enrole com tampas esterilizadas e deixe em local aquecido.
Uma receita simples sem esterilização
A receita de preparo de peras em calda sem esterilização prévia é semelhante à clássica. A diferença é que antes de despejar a calda, a pêra é cortada em rodelas e mantida em água ácida com adição de ácido cítrico.
Uma pêra enlatada sem esterilização tem prazo de validade menor, por isso é recomendável fazer esse preparo para consumo em um futuro próximo.
Em fatias
A iguaria, cortada em rodelas, pode ser preparada de acordo com qualquer uma das receitas, acrescentando temperos e ingredientes adicionais de acordo com a sua preferência. A principal característica da receita é que as peras não são cortadas ao meio, mas em pedaços menores.
Pêra inteira em calda de açúcar
Se desejar, você pode conservar peras inteiras. Para isso, é necessário lavar bem a fruta e mergulhá-la em água fervente com adição de ácido cítrico. O xarope de açúcar é preparado de acordo com a receita clássica.
Com raspas de laranja e limão
Adicionar raspas ao conservar as peras confere à sobremesa um agradável sabor e aroma cítrico. Raspas de laranja e limão são adicionadas à calda. Você também pode adicionar cravo, canela e outras especiarias. As frutas são fervidas em calda inteiras ou cortadas em rodelas por 10-15 minutos até ficarem crocantes. As peras cozidas junto com a calda são colocadas em potes esterilizados, enrolados com tampas e embrulhados em um cobertor.
Canela
Para criar um sabor ainda mais inusitado, você pode adicionar meia colher de chá de canela em cada pote na fase de preparo da calda. Ao enlatar frutas com canela, você pode fazer uma iguaria com um sabor pronunciado e agradável.
Com baunilha
A vanilina fica bem com peras enlatadas. Para enrolar frutas com baunilha, é necessário adicionar o ingrediente à calda de açúcar. Como resultado, a sobremesa adquire um aroma refinado de café e um sabor mais adocicado. A quantidade de vanilina adicionada pode ser alterada de acordo com suas preferências de gosto. Via de regra, uma colher de chá do ingrediente é adicionada a uma colher.
Geléia de pêra
Existem várias maneiras de fazer geléia de pêra. A versão com decocção é feita conforme a seguinte receita:
- Para 1 kg de fruta toma-se 1 kg de açúcar, a fruta é descascada e cortada em pedaços.
- As peras são despejadas com água e fervidas até ficarem macias, sem permitir que comecem a se desfazer.
- O caldo é colocado em um recipiente separado, misturado com açúcar e temperos adicionais, mexido constantemente e levado para ferver.
- Coloque as frutas na calda fervente e cozinhe até que fiquem transparentes.
- A geléia acabada é resfriada, embalada em potes esterilizados e bem fechada.
A versão clássica de fazer geléia de pêra também é popular. Segundo a receita, as frutas são cortadas em cubos ou rodelas grandes, colocadas em uma vasilha, polvilhadas com açúcar e deixadas por 6 a 8 horas. Após esse tempo, o suco começa a escorrer da fruta. A massa resultante é levada ao lume, levada à fervura e fervida durante meia hora, retirando constantemente a espuma. Em seguida, o produto é resfriado, infundido novamente por 8 horas e o cozimento continua por 30 minutos. A geléia acabada é colocada em potes limpos e lacrados para armazenamento posterior.
Períodos e regras de armazenamento
Imediatamente após o preparo, os potes de guloseimas são guardados em local aquecido e envoltos em uma manta ou outro pano grosso.Quando as peras em calda esfriarem completamente, é necessário transferir os recipientes para a geladeira, porão ou adega. Se as peras foram fervidas e enroladas em recipientes estéreis, o prazo de validade chega a um ano a partir da data de preparo. Frutas em calda sem tratamento térmico prévio devem ser consumidas em até uma semana.