Uma salada de berinjela “Ten” bem preparada para o inverno acabará sendo uma poderosa fonte de vitaminas e, ao mesmo tempo, um prato saboroso. Quando uma pessoa ouve falar desse nome pela primeira vez, ela se pergunta por que “Dez”. Isso se deve à quantidade de ingredientes necessários para prepará-lo.
Características e benefícios do prato
Antes de preparar e estudar a receita da salada “Ten”, você precisa conhecer as seguintes características:
- Para salada, é melhor não usar ingredientes estragados ou estragados. Como o prato deve ser fechado durante o inverno, isso afetará negativamente a segurança e as qualidades organolépticas;
- cada um dos vegetais utilizados não é muito caro, por isso não há necessidade de economizar;
- Em primeiro lugar, em todas as receitas, por conveniência, é indicada a quantidade de vegetais. Mas vale considerar que nem todos podem ter o mesmo tamanho em relação uns aos outros. Portanto, é melhor focar no peso;
- Toda dona de casa sabe que a berinjela contém solanina. Não é benéfico para o ser humano, portanto, para eliminá-lo parcialmente, o melhor é mergulhar a berinjela em água salgada. Se um litro de líquido for suficiente para este procedimento, coloque aqui uma colher de chá de sal. Após 1 hora, os vegetais são retirados e lavados em água comum da torneira;
- Você pode usar os azuis para cozinhar somente depois de secarem bem após a imersão;
- O vinagre também é adicionado à salada, mas com moderação. Será necessário para dar ao prato um sabor delicado. Mas vale lembrar que o ingrediente pode afetar a redução do prazo de validade. Para evitar que tais problemas surjam, é melhor esterilizar bem as tampas e os potes onde será selada a salada “Ten”.
Se tudo for feito corretamente e apenas ingredientes frescos forem utilizados para cozinhar, com a ajuda deste prato a pessoa poderá manter sua imunidade em boa forma, o que a salvará de doenças indesejáveis, como gripe ou pneumonia.
Prepare os ingredientes principais e calcule as proporções
Na hora de comprar os ingredientes, você precisa entender que não deve confiar na quantidade deles e, a partir disso, tentar calcular as proporções.Se a receita diz que você precisa levar apenas 10 pedaços para uma salada, isso não significa que você pode comprar 10 tomates azuis e, por exemplo, a mesma quantidade de tomates pequenos.
Como resultado, um ingrediente dominará os demais, o que afetará negativamente o sabor geral do prato.
Para evitar uma situação tão desagradável, é recomendável confiar no peso dos produtos. Como resultado, a quantidade de vegetais adquiridos será completamente diferente e as proporções de 10 a 10 não serão mais relevantes.
Antes de começar a cozinhar, você deve inspecionar cuidadosamente todos os vegetais comprados e outros componentes da salada para se livrar de ingredientes estragados ou maduros demais. A seguir, as frutas devem ser bem lavadas e, para maior comodidade, colocadas ao seu redor.
Opções para preparar “Ten” de azul para o inverno
Para diversificar a salada de mirtilo, você pode adicionar outros ingredientes que não estão listados na receita padrão. Em primeiro lugar, é necessário confiar nas suas preferências gustativas e não se esquecer que os vegetais adicionados devem combinar bem com os restantes. Para esses casos, já foram inventadas diversas receitas que levam em conta os gostos até dos gourmets mais caprichosos.
Maneira clássica
Para a receita clássica você precisa preparar os seguintes ingredientes:
- 10 berinjelas;
- tomates;
- 100 gramas de açúcar;
- 50 gramas de sal;
- 10 dentes de alho;
- 200 gramas de óleo vegetal;
- 10 pedaços de cebola;
- pimentão (10 peças);
- Pimenta preta da terra;
- 9% de vinagre de mesa.
O processo de preparação de um prato para preservação é o seguinte:
- Os potes para torcer devem ser lavados com refrigerante e esterilizados no forno por 10 minutos. Depois eles precisam ser secos.
- Agora você pode começar a lavar as berinjelas cortando as pontas dos dois lados. Não é necessário descascá-los, basta cortá-los em cubos grandes e colocá-los em água salgada por 30 minutos.
- Em seguida, lave os tomates, retire os talos e coloque-os em água fervente. Escalde os vegetais por no máximo 2 minutos. Em seguida, eles precisam ser retirados e colocados abruptamente em água fria até que esfriem.
- A polpa do tomate também é cortada em cubos. Em seguida, lave a pimenta, corte o caule e retire todas as sementes. Cada uma dessas frutas é cortada em 4 partes. Os dentes de alho passam numa prensa, os bolbos são descascados e picados finamente.
- Após 30 minutos, as berinjelas devem ser bem lavadas e secas.
- Aqueça o óleo no recipiente onde será preparado o lanche. Depois é preciso colocar a cebola aqui e fritar por 7 minutos. A seguir, pode-se adicionar a pimenta cortada em 4 pedaços e fritar por mais 5 minutos.
- Então você pode adicionar tomates aqui, pimenta e sal todos os ingredientes. Ao mesmo tempo, despeja-se o açúcar e a panela é fechada com uma tampa.
- O aperitivo precisa ferver por cerca de meia hora, mexendo ocasionalmente.
- Na próxima etapa, coloque o vinagre e coloque o alho amassado em um recipiente com vegetais. Neste estado, o prato é cozido por mais 10 minutos.
- Quando todas essas etapas forem concluídas, você pode desligar o fogo e começar a colocar a salada em potes. Algumas pessoas primeiro fazem os preparativos para distribuir uniformemente o lanche entre os recipientes.
- Depois de fechados os potes, eles são virados, cobertos com uma toalha e deixados neste estado por um dia. Depois eles podem ser removidos para o porão.
Aperitivo picante de mirtilo
O método de preparo da receita picante não difere do mencionado acima. A única diferença está nos ingredientes. O seguinte é usado aqui:
- Pimenta Capsicum (100 gramas).
- Pimenta preta moída (5 gramas).
- Óleo vegetal.
- Beringela.
- Pimenta vermelha moída.
- Sal.
- Açúcar.
- Pimentão.
- Cenoura.
- Vinagre.
- Cebola (10 peças).
As proporções devem ser mantidas iguais às da receita clássica. Na última etapa, os legumes são cozidos sem vinagre, sal, açúcar e óleo. Esses ingredientes são misturados separadamente e colocados em uma panela com legumes por mais 40 minutos. Durante esse tempo, você terá tempo para preparar os potes, esterilizando-os bem junto com as tampas.
Receita simples em potes
Para a salada “Ten” mais simples, são utilizados os mesmos ingredientes do caso clássico, e o processo de preparo é o seguinte:
- lavar legumes, descascar cebolas e cortar todos os ingredientes em rodelas;
- Em seguida, você precisará de uma panela, no fundo da qual são colocados tomates, berinjelas, cebolas e pimentões. As camadas são repetidas até que os vegetais acabem;
- Sal e açúcar são adicionados entre as camadas. Deita-se por cima azeite, vinagre e um pouco de água;
- depois que os vegetais fervem, eles são cozidos em fogo brando por cerca de 25 a 30 minutos;
- Durante esse tempo, vale a pena preparar o recipiente para a costura. Para isso, os frascos devem ser esterilizados junto com as tampas;
- Quando os recipientes estiverem fechados, devem ser verificados quanto a vazamentos. Se tais locais forem descobertos, eles serão relançados;
- A seguir, os potes são cobertos com toalhas e deixados até esfriarem completamente. No dia seguinte você pode colocá-los em um local fresco e onde os raios solares não cheguem.
Com cenouras
Para fazer uma salada “Dez” com cenoura, você pode adicionar 10 cenouras a uma das receitas acima, mas é aconselhável usar vegetais de tamanho médio, caso contrário você pode exagerar. Numa frigideira para refogar, coloque as cenouras da mesma forma que os outros ingredientes, cortadas em rodelas ou cubos.
Você não precisa aderir a nenhuma tecnologia especial de cozimento; o processo é exatamente o mesmo. Para evitar que as cenouras estraguem o prato, antes de comprar é preciso certificar-se de que as frutas estão frescas e não apresentam sinais de deterioração. É importante que o ingrediente não fique macio e mole. A melhor solução para uma salada é usar vegetais recém colhidos da horta.
Com adição de pimenta
Se precisar adicionar pimenta à salada, certifique-se de que não haja muita pimenta. Este é um ingrediente amargo e deve-se ter cuidado, pois alguns vegetais usados para enrolar na receita clássica também podem dar um sabor amargo.
Se você não levar isso em consideração, pode estragar o prato e depois basta jogá-lo fora. Neste caso, nenhuma tecnologia especial de cozimento é fornecida - uma pessoa pode adicionar pimenta em certas quantidades a seu critério, dependendo da variedade.
Regras de armazenamento
Para que a salada seja armazenada o maior tempo possível, deve-se usar apenas ingredientes frescos e intactos. Também é necessário seguir todas as regras de cozimento, pois se ocorrerem erros no processo, isso pode afetar negativamente a segurança do prato.
Antes de enviar potes de salada para uma adega ou outro local escuro, é necessário esperar até que esfriem completamente.Se tudo for feito corretamente, o “Ten” será armazenado pelo mesmo tempo que o restante dos alimentos enlatados.