A floresta nos traz muitos benefícios, entre eles se destacam os mirtilos, há muito que se costuma molhá-los para o inverno. Desta forma, preserva-se uma grande quantidade de substâncias úteis: os mirtilos ajudam-no a superar facilmente constipações e doenças virais e aumentam significativamente a imunidade e, portanto, a resistência às doenças infecciosas.
Características de preparação de mirtilos embebidos
Eles o preparam para uso futuro de diferentes maneiras, mas, como a prática tem mostrado, é o encharcado que dura muito melhor e mais tempo. Para isso, é importante realizar o processo corretamente.
A micção tem os seguintes recursos:
- Um grande número de bagas para preservação desta forma são colocadas em grandes recipientes de plástico ou madeira.
- Antes de colocar os mirtilos em um recipiente, os frutos são cuidadosamente selecionados.
- Se você encontrar folhas durante o preparo, não as jogue fora. Ao transferir mirtilos com eles, obtemos uma porção adicional de vitaminas e microelementos na marinada.
- As maçãs Antonov darão um aroma agradável ao presente da floresta. Eles são cortados em cubos grandes e colocados por cima.
- Os mirtilos embebidos sem açúcar e especiarias duram muito tempo. As frutas contêm ácido benzóico, responsável pela preservação, mas o recheio deve ser trocado periodicamente. Sem açúcar, pode ficar mofado ou azedo.
O produto é adicionado a saladas de vegetais, os molhos para carne são preparados a partir das frutas vermelhas e utilizados como lanche com chá em vez de geléia.
Importante! Lingonberries são muito úteis em qualquer forma. O consumo regular melhorará os processos metabólicos, fortalecerá o coração e os vasos sanguíneos e, no inverno, será um excelente agente imunomodulador.
Preparando mirtilos antes de iniciar o processo
O método de imersão chegou até nós desde a antiguidade, nossos ancestrais preparavam assim a comida para o inverno, porque não tinham freezers nem potes para costurar. Hoje em dia, muitos métodos diferentes de conservação de alimentos foram inventados, mas não abandonaram a prática de embeber mirtilos. Assim fica muito melhor preservado.
Para que o produto seja conservado conforme o esperado, é necessário realizar um processo preparatório preliminar. Suas sutilezas são as seguintes:
- Cada baga é inspecionada quanto a podridão e hematomas; as estragadas são colocadas em um recipiente separado; elas não participarão da micção.
- Selecione frutas maduras, mas firmes.
- Lavar bem é obrigatório.
- A água pode escorrer dos bagos, se desejar pode secá-los.
Os pratos também continuam importantes, disso depende diretamente a qualidade do produto final. Sob nenhuma circunstância devem ser utilizados recipientes de alumínio - a oxidação do metal levará à formação de substâncias tóxicas. O produto passa imediatamente de útil a prejudicial. A opção mais aceitável são barris de madeira ou potes de vidro. O plástico de qualidade alimentar preserva perfeitamente a urina durante todo o ano.
Os recipientes são cuidadosamente lavados com refrigerante e enxaguados. É aconselhável esterilizar os potes de vidro antes de iniciar o trabalho.
As melhores receitas para preparar mirtilos em conserva em casa
O estrito cumprimento das proporções e um processo preparatório realizado com cuidado ajudarão a preservar por muito tempo a dádiva da floresta com muitos benefícios. Para obter mirtilos da melhor qualidade, são usadas receitas de colheita testadas pelo tempo.
Uma receita simples para o inverno
O preparo desta receita é simples, basta colocar tudo em uma jarra preparada e encher com água fervida. Basta levar um quilo de frutas preparadas, meio quilo de açúcar, uma colher de chá de sal e cerca de 3 litros de água.
O presente da floresta é colocado em um recipiente para imersão e o recheio é preparado separadamente. A água é fervida com açúcar e sal. Esfrie a marinada. Os bagos empilhados são despejados com água preparada com açúcar e sal, colocados sob pressão e cobertos com gaze. Após 20 dias a baga está pronta.
Maneira fria
Bagas embebidas com este método são fáceis de armazenar e não são difíceis de preparar.O cálculo adequado dos ingredientes ajudará o produto a durar mais tempo.
A receita difere porque os frutos silvestres são recheados com água fervida, sem adição de temperos e ervas.
Como resultado, obteremos uma bebida com sabor natural e os frutos silvestres ficarão igualmente frescos. Para cada quilo e meio de frutas vermelhas serão necessários 4,5 litros de água.
O fluxo de trabalho é realizado assim:
- As frutas vermelhas são colocadas em um terço do recipiente preparado.
- Encha com água até o topo.
- Cubra com uma tampa furada e coloque em local escuro por uma semana.
Após 7 dias, uma amostra é coletada. Você pode consumir como quiser, mas não se esqueça de adicionar a quantidade selecionada de líquido aos frutos silvestres.
Sem açúcar
O recheio desta receita fica muito saboroso, você pode adicioná-lo para o uso diário, à medida que vai acabando. Vale lembrar que após 2 a 3 meses os frutos e o líquido não serão mais adequados para consumo. Para a imersão é preparado um frasco com capacidade para 3 litros, onde é colocado cerca de um litro de frutos silvestres preparados. Ferva 2,5 litros de água em uma panela e deixe esfriar até a temperatura ambiente, despeje em uma jarra com mirtilos. O frasco é fechado com pergaminho ou tampa de náilon com furos. Coloque em um local escuro. Além disso, é aconselhável cobrir a tampa com gaze, para evitar a entrada de pequenos insetos.
Com sal
Para preparar a urina, use muito pouco açúcar - o sabor principal será fornecido pelo sal e temperos selecionados. O mais comumente usado é o cravo. Para um quilo de frutas vermelhas você vai precisar de um litro de água, 30 gramas de sal, açúcar na ponta de uma faca e um botão de cravo. Os bagos são colocados num recipiente para imersão, a calda é fervida com os restantes ingredientes, arrefecida e despejada sobre os bagos. Sob tampa de náilon, guarde por 10 dias em ambiente com temperatura de até 10 graus e depois leve para local mais fresco.
Com mel
Assim será possível preparar os frutos silvestres, como antigamente - naquela época não havia açúcar. Em vez disso, o mel era usado como adoçante. Por quilo de produto da floresta, não leve mais que 100 gramas de mel, sal na ponta de uma faca e, opcionalmente, canela e cravo.
Os potes preparados são cheios de frutas vermelhas até os ombros. A água é medida, o líquido fervido e resfriado é colocado em potes e depois colocado em um recipiente comum. Adicione o restante dos ingredientes e aqueça em banho-maria. A calda resfriada é despejada sobre os bagos e colocada em local fresco e sem luz.
Com açucar
Como embeber os mirtilos com açúcar para que não fiquem enjoativos, mas também sinta a doçura? Usamos a seguinte receita:
- Um quilo de frutas vermelhas é colocado em potes, deixando 5 centímetros a menos do topo.
- O xarope é preparado a partir de um litro de água, 250 gramas de açúcar e 2 gramas de sal.
- A bebida resfriada é colocada em potes.
- Cubra com gaze em várias camadas.
O armazenamento pode ser realizado em temperatura ambiente, mas não mais do que alguns meses.
Sem cozinhar
A urina é realizada de forma padrão, mas não é necessário ferver a calda, apenas dissolver o açúcar na água. Para um litro de líquido, pegue um copo de açúcar, encha os potes completamente com frutas vermelhas, encha-os com calda e cubra com uma tampa ou gaze em várias camadas.
Como armazená-lo corretamente
Não basta preservar os benefícios dos frutos silvestres urinando, é preciso escolher o regime de temperatura mais adequado. O armazenamento é geralmente dividido em duas etapas: durante as primeiras 2 a 4 semanas, os frutos embebidos são armazenados em temperaturas mais altas e depois levados para uma sala fresca e sem luz. No início, você pode guardar os presentes da floresta no quarto ou na cozinha, e depois colocá-los na geladeira ou no porão, caso não haja outras instruções na receita.