As 10 melhores maneiras de preservar o viburno em casa durante o inverno

As bagas de Viburnum não só têm um efeito fortalecedor geral, mas também normalizam a pressão arterial e a frequência cardíaca. Eles aumentam a imunidade e, portanto, são indispensáveis ​​para resfriados. O Viburnum também é chamado de baga feminina - é indicado para quem tem problemas ginecológicos. Existem muitas opções para armazenar o viburno em casa no inverno, mas nem todas são equivalentes no que diz respeito à preservação de suas propriedades benéficas.


Quando e como colher viburno

As bagas de Viburnum começam a amadurecer no final de agosto, mas só são colhidas em meados de outubro. Os frutos verdes apresentam um forte amargor, que não é coberto nem mesmo por uma grande quantidade de açúcar. Adquirem o melhor sabor após a primeira geada. É nesta altura que é aconselhável colher o viburno. Os frutos maduros apresentam uma cor vermelha escura, brilhante e rica, e o sabor é agridoce, ácido, com um ligeiro amargor.

As frutas maduras perdem imediatamente o suco se forem removidas individualmente. A forma correta de coletá-los é cortar os cachos inteiros com podadores.

Observação: os frutos de viburnum vermelhos colhidos, mas elásticos e verdes, não amadurecem durante o armazenamento.

É aconselhável recolher em tempo seco. O Viburnum coletado durante chuva, neblina ou umidade geral não armazena bem sem tratamento térmico.

Aspectos importantes

O viburno maduro é uma fruta tenra. Na hora da coleta, é necessário estocar recipientes grandes para que os pincéis não enruguem. Antes de processá-los:

  • as bagas são classificadas, removendo as frutas podres ou estragadas pelos pássaros;
  • lavado sem retirar dos cachos;
  • dispostos em uma fileira para secar em pano ou papel.

muito viburno

Os frutos separam-se facilmente dos galhos, para isso basta sacudir levemente o pincel. Para congelar, o viburnum não é lavado, mas imediatamente antes do uso, após o descongelamento.

Métodos para armazenar frutas vermelhas

A maior quantidade de substâncias benéficas à saúde humana é conservada nas bagas sem tratamento térmico e adição de conservantes (incluindo açúcar). Você pode preservar o produto em sua forma pura congelando e secando. As bagas de Viburnum sobrevivem bem ao inverno, mesmo permanecendo na árvore, mas são destruídas pelas bicadas dos pássaros.

Como o viburnum contém uma quantidade suficiente de pectina, pode ser usado para fazer não só geléia, mas também geléia, pastilha ou marmelada.Tanto para crianças quanto para adultos, essas guloseimas naturais são muito mais saudáveis ​​do que as compradas em lojas.

muito viburno

Fresco

Num ambiente fresco e seco, o viburno permanecerá fresco durante vários meses: se a temperatura não ultrapassar os +8 °C, os frutos permanecerão até a primavera como se tivessem sido colhidos recentemente. Somente os talos e galhos murcharão. A maneira mais fácil de manter essas condições é em residências particulares - em depósitos e porões secos, as escovas são penduradas em barbantes ou pregos, amarradas em cachos de vários pedaços. Também é possível guardá-lo na geladeira se houver espaço suficiente.

Se os frutos congelarem quando a temperatura cair, podem ser deixados neste estado. Mas quando o degelo se aproximar, retire-os dos pincéis, coloque-os no freezer ou processe-os, pois perdem a utilidade ao serem congelados novamente.

Amoras frescas

Armazenando frutas congeladas

Congelar viburnum é uma forma simples e confiável de preservar seu valor nutricional por muito tempo. Durante um inverno gelado e sem degelo em uma área suburbana, os cachos de viburnum podem ser pendurados em um celeiro frio, mas é mais seguro e seguro colocá-los no freezer da geladeira. A uma temperatura de -18-23 °C, as bagas de viburnum retêm totalmente as suas propriedades benéficas ao longo do ano - até à nova colheita. Quando congelado a -8 °C, este período é reduzido em três.

As opções de congelamento são diferentes:

  • se houver espaço de armazenamento suficiente, pode-se colocar os cachos em recipientes plásticos ou sacos plásticos;
  • você pode colher os frutos com os talos (para evitar que o suco vaze prematuramente), congelá-los em uma camada em uma bandeja ou prato grande e depois despejá-los em um saco;
  • Outra forma é lavar o viburno, moer os frutos no liquidificador com as sementes sem açúcar, embalar em sacos de 50-100 gramas e congelar.

frutas congeladas

De qualquer forma, é melhor embalar o viburno em pequenos volumes para que possa ser utilizado imediatamente após o descongelamento.

Armazenando viburno com açúcar

Usar açúcar sem tratamento térmico permite preservar suficientemente as valiosas qualidades do produto (se possível, é mais útil usar mel nas mesmas proporções):

  • bagas de viburno lavadas são esmagadas no liquidificador ou com um moedor de carne;
  • pese e adicione o dobro de açúcar;
  • Mexa o purê até que o açúcar esteja completamente dissolvido, coloque em potes pequenos e feche bem.

Os ossos não precisam ser separados. Como nesta forma o viburno é adicionado ao chá ou diluído em água fervida, eles não interferem. Guarde esta mistura de vitaminas na geladeira. À temperatura ambiente oxida e desaparece rapidamente.

Especialista:
Observe que, com o tempo, os sucos da mistura podem se separar e afundar no fundo do recipiente. Isso não afetará a qualidade do produto.

Para armazenamento de longo prazo em uma adega ou despensa fria, a preparação de açúcar é esterilizada:

  • a quantidade de açúcar neste caso é reduzida pela metade;
  • Os potes de meio litro com a mistura pronta são esterilizados em água fervente por 10 minutos e os potes de litro por 20 minutos.

viburno com açúcar

Após a esterilização, enrole com tampas metálicas, deixe esfriar e guarde.

Viburno seco

Para armazenar o viburno por muito tempo sem cozinhar em condições ambientes, ele precisa ser seco. Se houver tempo e espaço, os pincéis coletados são dispostos sobre papel limpo à sombra, cobertos com gaze e virados periodicamente. Os frutos prontos ficam secos e enrugados.

Para secagem rápida:

  • os pincéis são dispostos em uma assadeira e levados ao forno;
  • seco a uma temperatura de +50…+60 ⁰C;
  • Para evitar “cozinhar” os frutos silvestres, mantenha a porta do forno entreaberta.

viburno seco

O viburno seco é armazenado sem refrigeração - em pincéis ou arrancado deles, em potes secos sob tampas de plástico ou papel.

Na forma de suco

Você pode preservar o viburno fazendo suco com ele. Para isso, use um espremedor que separe as sementes:

  • o açúcar é adicionado ao suco resultante na proporção de 1:1;
  • o produto acabado é colocado em potes ou garrafas esterilizadas e armazenado na geladeira.

Parte do açúcar pode ser substituída por mel ou usada apenas adicionando um copo de água fervida por quilo de bagas de viburno e mel a gosto. Neste caso, a mistura é fervida por 10 minutos e armazenada em local fresco.

suco de viburno

Como uma tintura

O licor é preparado e armazenado à temperatura ambiente. Uma das receitas populares:

  • suco de bagas de viburno e água - 100 mililitros cada;
  • açúcar – 100 gramas;
  • vodka – 500 mililitros.

Todos os ingredientes são misturados, guardados por dois dias, engarrafados e lacrados.

Um método mais simples, porém mais longo, sem primeiro preparar o suco:

  • encher um frasco limpo com frutas vermelhas até a metade (para uma infusão mais intensa - completamente), sem compactar;
  • despeje a vodca sobre o viburno, cobrindo as frutas;
  • depois de um dia, encha o recipiente completamente com vodka, cubra com uma tampa ou rolha e deixe em local escuro e seco por três semanas.

tintura de viburno

Essas tinturas costumam ser chamadas de medicinais, mas na verdade são mais um tipo de bebida alcoólica. Para fins de saúde, é melhor usar chá feito com frutas frescas, congeladas ou secas, ou suco diluído.

Em forma de geléia

Esse preparo também é chamado de geleia, sua consistência é tão delicada:

  • você precisará de um quilo de bagas de viburno, a mesma quantidade de açúcar e 50 mililitros de água;
  • os frutos são purificados no liquidificador e passados ​​​​na peneira para retirar as sementes;
  • o bolo é despejado com 50 mililitros de água, fervido e o caldo adicionado ao purê;
  • Misture o purê com o açúcar, leve para ferver em fogo baixo e cozinhe por 30-40 minutos, mexendo sempre, até engrossar.

geléia de viburno

Despeje em potes esterilizados e feche com tampas fervidas. Com o tempo, a geléia vai endurecer e engrossar ainda mais.

Você pode usar tampas de plástico, mas é necessário guardar a peça na geladeira.

Em forma de geléia

Para preservar mais plenamente as propriedades curativas das bagas de viburno, costuma-se preparar geléia de cinco minutos a partir delas, reduzindo ao máximo o tempo de tratamento térmico (portanto, para fins medicinais, é mais útil usá-lo em preparações doces do que geléia ou pastilha). Para a preparação você precisará de: açúcar e bagas de viburno - um quilograma cada, água - 350 mililitros.

Receita de geléia de viburno:

  • Separe os frutos silvestres, enxágue e seque sobre uma toalha;
  • Ferva a água em uma panela, acrescente o açúcar e ferva por 5 minutos;
  • mergulhe as bagas de viburnum na calda quente, cozinhe por mais 5 minutos e reserve do fogão;
  • Após o resfriamento completo, ferva novamente por 5 minutos.

geléia de viburno

A geléia finalizada é transferida para potes esterilizados, tapados com tampas e guardados na geladeira.

Em forma de marshmallow

Esta iguaria é um excelente substituto para os doces comprados em lojas para quem gosta de doces. O sabor da pastila é doce, ligeiramente azedo e ligeiramente ácido. Para preparar você precisará de 300 gramas de bagas de viburnum, 250 gramas de açúcar e 0,2 gramas de ácido cítrico:

  • os frutos são lavados e colhidos dos ramos;
  • separe o suco com um espremedor (sem sementes);
  • em uma panela de fundo grosso, ferva, mexendo, até formar um purê grosso;
  • adicione açúcar e ácido cítrico;
  • cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar (10-15 minutos);
  • uma bandeja para secar legumes é coberta com uma folha de papel manteiga untada com óleo de girassol refinado (inodoro), sobre ela é colocado purê de viburnum, espalhando-se uniformemente em uma camada fina por toda a área;
  • Coloque em um secador de legumes e guarde até ficar pronto.

pastilha de viburno

A pastilha acabada é facilmente separada do papel. É enrolado, cortado em gomos e armazenado em local fresco e seco.

As bagas curativas do viburno estão disponíveis, são fáceis de armazenar e os preparos a partir delas são variados (compotas e frutas cristalizadas, vinagre e até óleo de viburno também são feitos a partir das frutas). Graças a isso, o viburnum continua sendo um dos produtos de saúde mais populares para pessoas de todas as idades.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim