O viburno preto, ou gourdovina, é um arbusto exuberante que produz deliciosas frutas doces. A planta é utilizada para fins decorativos. Este arbusto tem uma aparência incomum. No momento da maturação, os bagos tornam-se primeiro vermelhos e depois, um a um, adquirem uma cor preto-azulada. A planta vem do sul da Europa, mas se dá bem na zona intermediária. É um arbusto despretensioso e muito resistente que resiste a qualquer clima.
- Características da cultura
- Características do viburno gordovina
- Vantagens e desvantagens
- As nuances do cultivo de uma variedade
- Onde o viburno cresce melhor?
- Requisitos de luz
- Requisitos do solo
- Qual é a melhor época para plantar a árvore do orgulho comum?
- Esquema de plantio de mudas
- Regras para cuidar do viburno
- Regar e fertilizar arbustos
- Podando os brotos do orgulho
- Métodos de controle de doenças e pragas
- O arbusto precisa de cuidados especiais na preparação para o inverno?
- Como propagar viburnum gordovina
- Filhos
- Dividindo o mato
- Sementes
- Estacas
- Coleta e armazenamento
Características da cultura
Viburnum gourdovina é da mesma família Adoxaceae do viburnum e do sabugueiro. É verdade que difere de seus parentes em várias características morfológicas. Este é um arbusto alto e densamente frondoso, com uma copa arredondada e exuberante. A planta apresenta tons suaves e ásperos que mudam de cor durante a estação quente, de verde para amarelo e bordô. No inverno eles caem.
O orgulho do Viburnum floresce magnificamente em maio-junho, e após a floração, no lugar das flores, aparecem drupas, primeiro verdes, depois vermelhas, e no momento do amadurecimento - pretas. Eles se parecem primeiro com mirtilos, depois com mirtilos. Os frutos amadurecem gradualmente. Numerosos corimbos contêm bagas vermelhas e várias bagas pretas ao mesmo tempo durante todo o verão. É esta característica que confere ao viburnum gordovina um efeito decorativo especial.
Viburnum gordovina é usado para paisagismo de jardins. É usado para formar composições individuais e de grupo. Adapta-se perfeitamente ao clima da zona média. Viburnum gourdovina é nativa do sul da Europa e da Ásia. A geléia ou compota é preparada com frutas maduras. Devido ao sistema radicular bem desenvolvido e aos brotos resultantes, recomenda-se que a planta seja plantada em encostas ou encostas seguras.
Características do viburno gordovina
Este é um arbusto alto e exuberante, com 1,5 a 4 metros de altura e 0,5 a 1,5 metros de largura. Esta planta pode se transformar em uma árvore por meio de poda. Viburnum viburnum possui uma coroa esférica densa e densa. Esta é uma planta de vida longa. Ao longo de um ano, os rebentos crescem 30 centímetros. Na juventude, o viburno cresce rapidamente, mas com o tempo seu crescimento diminui. Os rebentos são inicialmente verdes, depois castanhos, tornando-se cinzentos com a idade.
As folhas da planta são verdes, ovais, de ponta pontiaguda, macias, ligeiramente ásperas, pubescentes abaixo. Viburnum floresce em maio-junho. A planta floresce por 2 a 3 semanas. Viburnum viburnum possui pequenas flores brancas perfumadas, coletadas em inflorescências em forma de guarda-chuva com diâmetro de 10 centímetros. Em junho, aparecem frutos verdes no lugar das flores. Em julho os frutos começam a ficar vermelhos. As bagas de drupa amadurecem gradualmente. Em agosto, vários frutos preto-azulados aparecem nos corimbos. Os frutos estão totalmente maduros no início de outubro.
Vantagens e desvantagens
Prós do viburno gordovina:
- utilizado para fins decorativos e para reforço de ravinas;
- tem frutas comestíveis;
- despretensioso, tolera gases e poeira;
- tem boa resistência ao gelo;
- pode crescer em um local sombreado.
Desvantagens:
- requer muito espaço livre;
- em plantações densas, costuma ser incomodado por pulgões;
- não tolera solos pantanosos.
As nuances do cultivo de uma variedade
Viburnum gordovina é exatamente a planta que pode ser plantada em local soprado por todos os ventos. Este arbusto adora plantações individuais, mas também fica bem em composições de grupo. Graças à sua copa espessa e densa, o viburno criará um excelente escudo e protegerá o quintal do vento.
Onde o viburno cresce melhor?
O arbusto pode ser plantado perto de casa, no relvado do jardim, no portão, como prolongamento ou como um dos elementos da sebe.A planta é pouco exigente para o local de plantio. Será aceito em todos os lugares e crescerá por muito tempo.
Requisitos de luz
O orgulho do Viburnum cresce bem se plantado no lado ensolarado. É verdade que esta planta tolera muito bem a sombra. O principal é que o local seja amplo e bem ventilado.
Requisitos do solo
O arbusto adora solos férteis, carbonatados e bem drenados. O solo pode ser franco-arenoso ou argiloso, mas o mais importante é leve e alcalino. Solo pobre é enriquecido com fertilizantes antes do plantio.
Para viburnum gordovina, selecione uma área moderadamente seca que não será inundada com água durante as chuvas ou o derretimento da neve na primavera.
Qual é a melhor época para plantar a árvore do orgulho comum?
Um arbusto comprado em vasilhame no verão pode ser plantado no jardim a qualquer momento. O principal é que a planta tenha tempo de crescer e ganhar força antes do início das geadas. Normalmente os arbustos jovens são plantados na primavera. Você pode plantar viburno no outono, em setembro-outubro. Antes do inverno, o arbusto precisará ser polvilhado com húmus ou composto.
Esquema de plantio de mudas
Antes de plantar, é necessário cavar um buraco de 50x50 centímetros. É aconselhável deixar uma distância de pelo menos um metro da planta vizinha. É aconselhável fertilizar o solo selecionado da cova com húmus (meio balde) e fertilizantes minerais (nitrogênio, fósforo, potássio). Você pode adicionar areia ou serragem para drenagem, grama ou solo de jardim. A acidez do solo é reduzida com cal, soda e cinza de madeira.
Parte do solo fertilizado é despejado de volta no buraco, um arbusto é colocado em cima e suas raízes são borrifadas com o restante do solo. O colo da raiz é deixado ao nível do solo ou aprofundado apenas 5 centímetros. A planta plantada é regada abundantemente com água (2-3 baldes). O solo do tronco da árvore é coberto com serragem.
Regras para cuidar do viburno
O arbusto não exige cuidados.Pode passar sem podar e regar. O Viburnum é resistente à geada, raramente adoece e cresce à sombra e ao vento. Esta planta é frequentemente usada para paisagismo de parques urbanos e reforço de encostas de ravinas.
Regar e fertilizar arbustos
É aconselhável regar o viburnum gordovina apenas nos períodos de seca. A planta não precisa ser regada na chuva, pois não tolera grandes alagamentos. No tempo seco, é regado 1 a 2 vezes por semana (2 a 3 baldes de água). Alimente viburnum gordovina três vezes por temporada. No início da primavera, substâncias nitrogenadas são adicionadas à água durante a irrigação. No início do verão, o arbusto é alimentado com fertilizantes fosfatados e potássicos. No final do outono, antes do inverno, o círculo do tronco da árvore é coberto com esterco podre.
Podando os brotos do orgulho
O arbusto não é tocado durante os primeiros 2-3 anos. Deixe a planta crescer e ficar mais forte. A poda formativa e sanitária é realizada no 4º ano, no início da primavera, antes que a seiva comece a fluir. Os galhos são pinçados de 20 a 30 centímetros para dar ao arbusto em crescimento o formato de uma bola. Dos 6 aos 8 anos, é aconselhável fazer podas anti-envelhecimento. Os galhos velhos precisam ser cortados até formar um botão forte, os jovens podem ser deixados. Todos os anos, no início da primavera, são feitas podas sanitárias, ou seja, são retirados galhos doentes, secos e quebrados.
Métodos de controle de doenças e pragas
Viburnum gordovina raramente fica doente. Se um arbusto cresce em solos pobres, é afetado por oídio e manchas. Como medida preventiva, a planta é alimentada com fertilizantes três vezes por temporada. Na primavera, a base do arbusto é tratada com cal apagada ou calda bordalesa. No início do verão, a folhagem é pulverizada com fungicidas (Skor, Horus, Ridomil Gold).
Viburnum viburnum deve ser protegido de pragas (pulgões, cochonilhas, besouros das folhas).Como medida preventiva, o círculo do tronco da árvore é borrifado com cinza de madeira e pó de tabaco no início da primavera e irrigado com soluções inseticidas (Aktara, Aktellik). No início do verão, as folhas podem ser pulverizadas com Karbofos, Clorofos ou outros agentes inseticidas. Biotlin e Fitoverm ajudam a eliminar os pulgões. O tratamento com produtos químicos pode ser realizado 2 a 3 vezes por temporada, mas o mais tardar 30 dias antes da colheita dos frutos.
O arbusto precisa de cuidados especiais na preparação para o inverno?
Antes do inverno, o círculo do tronco da árvore pode ser polvilhado com uma espessa camada de húmus podre. Essa cobertura isolará a planta no inverno e servirá como fertilizante na primavera. Não é recomendável podar os galhos antes do início do frio. Um arbusto enfraquecido pela poda pode não sobreviver bem ao inverno. Não há necessidade de realizar mais medidas preparatórias antes do inverno.
Como propagar viburnum gordovina
Existem várias maneiras de propagar este arbusto. A maneira mais fácil de propagar o viburnum gordovina é com a ajuda de brotos, que se formam em quantidade suficiente perto do arbusto.
Filhos
Viburnum gordovina produz um crescimento abundante. Pode ser propagado por sugadores de raiz. O rebento jovem é separado da planta mãe na primavera, o principal é que tenha um sistema radicular bem desenvolvido. A prole é transplantada para local permanente em cova preparada com solo fertilizado e regada com água.
Dividindo o mato
Você pode desenterrar um arbusto jovem e dividi-lo em duas seções. O procedimento é realizado no início da primavera ou outono, imediatamente após a queda das folhas. Cada divisão deve ter três botões de renovação. As partes separadas do arbusto são imediatamente plantadas em cova preparada com solo fertilizado e regadas abundantemente.
Sementes
A planta se reproduz por meio de sementes.São plantadas em campo aberto imediatamente após a colheita - em outubro-novembro. Pode-se plantar as sementes em copos com terra, mas primeiro elas precisam ser estratificadas por 6 meses, ou seja, mantidas no frio (de preferência ao ar livre, no solo). Mudas que surgem em condições artificiais precisam ser cuidadas durante um ano inteiro, irrigadas periodicamente e mantidas em ambiente aquecido. Os brotos cultivados podem ser transplantados para o jardim em maio do próximo ano.
Estacas
O orgulho pode ser propagado usando estacas lignificadas. Ramos de 10 centímetros de comprimento com duas folhas ou botões são cortados do arbusto em junho-julho e colocados em água, à qual é adicionado um estimulador de formação de raízes ou uma planta com sistema radicular bem desenvolvido.
Quando aparecem as raízes, as mudas são transplantadas para recipientes com terra. Ao longo do ano, os rebentos são cuidados e regados periodicamente. Na estação seguinte, mais perto do verão, as plantas cultivadas são transplantadas para o jardim.
Coleta e armazenamento
Bagas maduras de viburnum podem ser colhidas em outubro. É aconselhável deixar os frutos nos galhos até as primeiras geadas. Depois que a geada endurece os frutos, o sabor fica mais doce. Colete pincéis em tempo seco. Eles são cuidadosamente cortados com uma tesoura de jardim. Os frutos colhidos podem ser secos, congelados no congelador ou transformados em deliciosas geléias. Seque o viburno em pincéis, amarrando-os em um feixe e pendurando-os em algum suporte em uma despensa seca e fresca.