Viburnum tornou-se popular entre os jardineiros devido ao seu arranjo compacto de arbustos, frutificação abundante e aparência atraente. As bagas são utilizadas para uma variedade de preparações; as decocções são preparadas com as folhas e muitas doenças são tratadas. Além disso, diversas variedades de viburno foram desenvolvidas por meio de melhoramento seletivo, adequadas para cultivo nas condições climáticas mais severas.
- Nuances de escolher uma cultura
- As melhores variedades de variedades de viburnum
- Muffin Azul
- Buldenej
- Vigorovskaia
- Bifurcado
- Gordovina ou preta
- Zholobovskaia
- Variedade de louro Viburnum
- canadense
- Bando vermelho
- Maria
- rugosafolia
- Viburno dobrado
- Ulgen
- Recursos de reprodução
- Solo adequado
- Regar e fertilizar
- Aparar
- Doenças e pragas
Nuances de escolher uma cultura
Viburnum viburnum é comum no território da Rússia, com base no qual foram criados os melhores representantes reprodutores. Para os amantes das colheitas doces, foi criado o viburno de frutos doces. Estas variedades distinguem-se pela ausência do habitual amargor do viburno, embora o fornecimento de nutrientes se mantenha ao mesmo nível.
A escolha da variedade depende das condições climáticas da região:
- espécies remanescentes são adequadas para a região de Moscou, como: Souzga, rubis Taiga;
- para áreas com baixas temperaturas de inverno: Ryabinushka, Zarnitsa, Sunset;
- Nas regiões do sul, crescem variedades de frutos doces: Vigorskaya, Shukshinskaya.
As melhores variedades de variedades de viburnum
O Viburnum é cultivado não apenas para colheita, mas também como arbusto ornamental. Os frutos dessas variedades amadurecem de acordo com o calendário de frutificação principal, mas não são adequados para alimentação.
Muffin Azul
Variedade decorativa. Adequado para cultivo nas regiões Sul e Zona Média devido à baixa resistência às geadas. Despretensioso. Tem um segundo nome - Viburnum serrilhado - por causa das bordas recortadas da lâmina foliar.
Características distintivas do arbusto:
- grandes inflorescências brancas;
- pequenos frutos azuis escuros coletados em grandes cachos.
Os jardineiros observam que a espécie é capaz de tolerar o encharcamento do solo, podendo também decorar qualquer tipo de canteiro de jardim.
Buldenej
Arbusto decorativo que pode crescer até 3 metros, floresce com flores brancas, as inflorescências são reunidas em forma de bola redonda. É resistente à geada, por isso é frequentemente encontrado em jardins na Sibéria e nos Urais.
A resistência a infecções e pragas é considerada uma vantagem.
Vigorovskaia
O Viburnum desta espécie foi obtido através de diversos cruzamentos. Os frutos amadurecem na segunda quinzena de setembro e são comestíveis. O sabor da fruta é doce e azedo, com amargor característico.O peso das bagas chega a meio grama e contém até 45% de ácido ascórbico.
Vantagens da variedade:
- resistência ao gelo;
- indicadores de rendimento estáveis.
Bifurcado
Arbusto que atinge 4 metros de altura. É cultivada em solos férteis, por isso é quase impossível encontrar esta espécie no Cinturão Médio. Você pode reconhecer esta espécie no outono por suas folhas vermelhas brilhantes. Os frutos do mato têm um toque amargo, mas seu teor de nutrientes é aumentado.
Gordovina ou preta
É um arbusto muito utilizado para diversificar o quadro geral das plantações.
Os frutos que aparecem no outono mudam gradativamente de cor: do rosa ao preto. São recomendados para serem utilizados na confecção de compotas e geleias.
O amadurecimento tardio dos bagos não permite o cultivo deste tipo em regiões com geadas precoces.
Zholobovskaia
O arbusto é classificado como de médio porte, podendo atingir 2,5 metros. Os arbustos são dispostos de forma compacta e não são propensos a um crescimento caótico.
As frutas podem pesar cerca de 50-60 gramas. A variedade foi criada para ter frutado doce, mas com o tempo, no 8-9º ano de frutificação, o amargor começa a ser sentido nelas.
O arbusto é resistente a chuvas fortes e tem resistência média às geadas.
Variedade de louro Viburnum
Este arbusto é de pequeno porte, sua altura varia de 1 a 3 metros. Nos territórios do sul começa a florescer no início da primavera. As flores podem ser rosa ou rosa-brancas. Os frutos são de cor azul e azul escuro, de sabor agridoce.
A pátria desta variedade são as terras mediterrânicas, pelo que não é cultivada na Rússia Central devido às exigências climáticas.
canadense
A pátria da variedade são as regiões orientais do Canadá, onde o arbusto cresce próximo a florestas de coníferas e abetos.Atinge 5 a 6 metros, possui copa extensa. Após a maturação, os pequenos frutos ovais tornam-se pretos. O arbusto começa a frutificar a partir dos 5 anos de idade, após os quais a floração e os ovários tornam-se abundantes e anuais.
Bando vermelho
Adequado para regiões do sul, pois não é resistente às geadas. Os frutos silvestres apresentam uma cor vermelha clássica e brilhante, pesando até 75 gramas. Esta é uma variedade de frutos doces: os jardineiros colhem até 5 quilos de frutas de um arbusto.
A espécie é resistente a secas, infecções e pragas.
Maria
Uma espécie de seleção criada para as regiões do norte.
Características das bagas:
- tem gosto amargo;
- formato redondo, pesando até 0,65 gramas;
- cor – escarlate.
rugosafolia
O arbusto atinge 3 metros, floresce com flores amarelo-acinzentadas. Adequado para áreas com baixas temperaturas no inverno. Recebeu esse nome devido à estrutura e formato das placas foliares. Eles são oblongos e ásperos ao toque.
Os frutos são vermelhos e ovais. A peculiaridade da casta reside no seu crescimento lento, apesar da criação de condições óptimas.
Viburno dobrado
A pátria desta variedade é a China e o Japão.
Vantagens da variedade:
- alta resistência ao gelo;
- estabilidade de floração;
- Tolerante a secas e chuvas fortes.
As frutas não são adequadas para alimentação, são venenosas.
Ulgen
Este tipo é adequado para plantio em regiões centrais. Tem dimensões compactas e não ultrapassa os 3 metros. Começa a frutificar 3-4 anos após o plantio, até 4 quilos de frutos são colhidos de um arbusto médio. Os frutos atingem 60-70 gramas, vermelho vivo, doce e azedo, com amargor.
As desvantagens são consideradas:
- impossibilidade de autopolinização;
- a necessidade de rega adicional.
Recursos de reprodução
Ao escolher o viburno, leve em consideração as características da variedade. Para posterior cultivo, a mistura de solo e o local de colocação do arbusto são cuidadosamente selecionados.
Solo adequado
Todas as variedades são adequadas para solos com acidez neutra ou levemente ácida. Deve ser solto, não pesado, fertilizado com as substâncias necessárias.
Para o plantio, escolha um local protegido da luz solar direta. Para o viburnum, o solo úmido é importante durante toda a estação de crescimento, portanto, a sombra é uma forma de evitar a rápida evaporação da umidade da superfície da terra.
Regar e fertilizar
Viburnum precisa de alimentação regular:
- Primavera. Inclui tratamento com ureia, sulfureto de potássio ou cinza de madeira.
- Verão. Fertilização com fertilizantes complexos de potássio e fósforo.
A cada 2-3 anos, durante o replantio e escavação do solo, ele é fertilizado com composto.
Conselho! A alimentação seca no verão é substituída por alimentação líquida em climas secos e quentes.
A rega do viburno é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- semanalmente;
- 3-4 baldes por 1 arbusto adulto.
Os períodos de seca requerem regas mais frequentes.
Aparar
Para formar a copa e aumentar a eficiência do crescimento, são realizadas 2 podas:
- Primavera. Sanitário, formativo.
- Outono. Sanitário, correcional.
Doenças e pragas
Viburnum é suscetível a um número limitado de doenças. Os arbustos raramente adoecem, dependendo das características da variedade.
- Oídio. Esta é uma infecção fúngica que se espalha gradualmente. Uma camada esbranquiçada se forma nas folhas e a umidade se acumula. Os arbustos param de florescer e se desenvolver. Para se livrar da infecção, as folhas são tratadas com fungicidas.
- Queimadura de gelo. Uma doença específica causada por baixas temperaturas. A casca do tronco racha, as folhas murcham.Se forem detectados danos, eles são cobertos com misturas especiais à base de argila líquida.
- Podridão das frutas. Uma infecção fúngica que ocorre nas frutas vermelhas. Eles ficam secos, a casca racha e fica cinza. Se houver células vazias, em vez de frutos, o arbusto é tratado com preparações contendo cobre e os frutos danificados são removidos individualmente.
- Besouro de folha de Viburnum. Parasita “pessoal” do viburnum - come folhas, deixando apenas as nervuras centrais. A atividade e propagação do besouro das folhas leva à perda do arbusto. Recomenda-se retirar as partes danificadas, o arbusto restante é tratado com karbofos.
- Pulgão preto. O aparecimento de um parasita no viburno pode ser observado pelas lâminas das folhas retorcidas e descoloridas. Eles começam a ficar marrons e a secar. A luta contra os pulgões começa com a poda dos galhos e a destruição das colônias; o arbusto restante é tratado com Karbofos.
Viburnum é adequado para cultivo em chalés de verão e terrenos domésticos, jardins e áreas de parques.