As preparações caseiras de vegetais tornaram-se parte da vida moderna. O uso de técnicas de processamento incomuns permite preservar vegetais por meio de enlatados. Adicionar ingredientes adicionais melhora o sabor e torna as preparações mais variadas. As melhores receitas de adjika para o inverno incluem o uso de tomates, maçãs, pimenta e outros ingredientes incomuns.
- Princípios de preparação de adjika para o inverno
- Requisitos de ingredientes
- Preparando recipientes
- As receitas mais deliciosas
- Adjika de maçãs “Você vai lamber os dedos”
- De tomate
- De berinjela
- Com ameixas
- Com alho
- Com raiz-forte
- Com maçãs
- Quente, com manjericão
- De pimentão
- Com cenouras
- De tomate verde com marmelo
- Estilo georgiano, com nozes
- De groselhas
- adjika da Abcásia
- Adjika caseiro sem cozinhar
- Adjika de abóbora assada
- Como armazenar adequadamente o produto acabado
- O que fazer se você salgar demais o adjika?
Princípios de preparação de adjika para o inverno
Adjika é classificado como cozinha georgiana e abkhaziana. É um tempero picante que se utiliza como complemento de primeiros ou segundos pratos. Adjika de ameixa, maçã ou groselha é adicionada aos bifes grelhados no carvão ou churrasco..
Com o tempo, as ideias sobre o adjika, como um complexo de misturas secas, mudaram e adquiriram um caráter multidirecional. É preparado com base em:
- tomates;
- pimenta;
- beringela;
- maçãs;
- ameixas;
- alho
Qualquer tipo de pimenta é um componente obrigatório - confere ao prato o tempero e o sabor necessários. Além disso, o adjika é classificado de acordo com o tempo de preparo: a pasta é preparada antes do consumo direto ou para armazenamento no inverno.
O princípio básico do preparo é a moagem completa de todos os ingredientes. Para fazer isso, use um moedor de carne ou liquidificador.
Requisitos de ingredientes
No preparo de preparações com pequenos processamentos, recomenda-se utilizar vegetais que perderam a aparência original. Podem ser tomates ou pimentões com partes cortadas ou dentes de alho não processados que sobraram de outras receitas.
Informação! O preparo do red hot chili é feito com luvas, o que protegerá a pele das mãos de queimaduras.
Preparando recipientes
Frascos de vidro com tampas herméticas são usados para armazenar preparações de vegetais. Antes de preparar os preparativos para o inverno, eles são fervidos para que os vegetais possam ser armazenados por mais tempo.
As receitas mais deliciosas
Uma grande variedade de massas são preparadas em casa. Podem ser adjikas tradicionais, com temperos quentes, ou misturas adaptadas de vegetais cultivados em casa.
Adjika de maçãs “Você vai lamber os dedos”
Para preparar este prato, use:
- tomate – 1 quilograma;
- maçãs – 500 gramas;
- pimenta – 10 gramas;
- alho - cabeça;
- sal, açúcar;
- vinagre - 60 mililitros.
Os ingredientes são picados e passados por um moedor de carne, depois são adicionados temperos e temperos a gosto. Ferva por 10 minutos, acrescente o vinagre.
De tomate
O molho picante é feito de tomate com adição de raiz-forte, alho e pimenta. Os ingredientes são triturados, salgados e apimentados. Ferva em fogo médio com adição de óleo vegetal e vinagre.
De berinjela
Berinjelas, tomates, pimentões são consumidos igualmente, picados no liquidificador ou moedor de carne, temperados com uma marinada de 1 copo de vinagre, alho picado, 4 grãos de pimenta, 150 gramas de açúcar, 50 gramas de sal. A mistura deve ser fervida por 15 minutos e depois colocada em potes.
Com ameixas
Tradicionalmente, a mistura georgiana é preparada com ameixas. Pegue pimenta, ameixa, tomate, cebola - 1 quilo cada e pique-os. Adicione 300 gramas de alho picado, 150 gramas de pimenta, ervas, temperos e especiarias a gosto. Ferva até ferver, acrescente 1 copo de vinagre. O adjika fervido é colocado em potes de vidro.
Com alho
Para fazer um preparo com alho, tome 4 quilos de tomate para cada 200 gramas de alho. Os componentes são triturados com sal, açúcar, pimenta e fervidos até ferver. Na última etapa do cozimento, acrescente um copo de vinagre.
Com raiz-forte
As preparações caseiras ficam especialmente saborosas com raiz-forte. Uma mistura popular é raiz-forte e maçãs. Para 1 quilo de maçãs, use 2,5 quilos de tomate e 200 gramas de raiz-forte. Os ingredientes são triturados e fervidos com sal, açúcar e pimenta.
Com maçãs
Apenas variedades de maçãs ácidas são escolhidas para costurar. Tomates, cenouras e maçãs são picados.Ferva com sal, açúcar, pimenta, azeite e vinagre.
Quente, com manjericão
Para fazer um macarrão picante com ervas, pegue o manjericão, a salsa e o endro, pique e acrescente ao extrato de tomate. O preparo é temperado com pimenta malagueta amassada, açúcar, sal e alho.
De pimentão
Uma receita simples de adjika de pimentão envolve o uso de 1 quilo de pimenta, 2 quilos de tomate, 100 gramas de alho, ervas, sal e açúcar a gosto. Na última etapa, são adicionados à mistura 100 mililitros de vinagre.
Com cenouras
Adjika meio picante é feito de cenoura, o vegetal é temperado com raiz-forte e ervas:
- cenouras – 1 quilograma;
- maçãs – 1 quilograma;
- tomate – 3 quilogramas;
- raiz-forte – 100 gramas;
- pimenta – 1 vagem;
- especiarias a gosto;
- óleo, vinagre - 1 copo.
A mistura deve ser cozida em fogo baixo. Depois de ferver, acrescente o vinagre.
De tomate verde com marmelo
Marmelo e tomate verde em quantidades iguais são esmagados no liquidificador e fervidos com azeite, sal e pimenta. Após a adição do vinagre, a peça é fechada com tampas e guardada na prateleira inferior da geladeira.
Estilo georgiano, com nozes
Receita tradicional georgiana, os ingredientes principais são tomados individualmente:
- pimenta – 1;
- nozes – 7;
- alho – 2.
Moa os ingredientes, tempere com 2 colheres de chá de sal e vinagre, acrescente os coentros, o coentro picado e a salsa, misture. A mistura é colocada em potes pequenos e enrolada.
De groselhas
1 quilograma de groselhas verdes é torcido em um moedor de carne, temperado com alho picado (200 gramas), endro (300 gramas). Para selar os potes, adicione 2 colheres de sopa de vinagre.
adjika da Abcásia
Para preparar adjika no estilo Abkhaz, tome:
- 500 gramas de pimenta vermelha;
- 300 gramas de alho;
- um monte de endro, salsa, coentro;
- 1 copo de sal;
- 3-4 colheres de sopa de lúpulo suneli.
Os componentes são triturados, misturados e infundidos.
Adjika caseiro sem cozinhar
Pimentões e tomates são esmagados, temperados com alho, pimenta, sal, açúcar, vinagre. Para conservas caseiras, utiliza-se vinagre 9%. A mistura é armazenada na geladeira.
Adjika de abóbora assada
Abóbora e pimentão são assados e depois picados. Adicione tomate esmagado, pimenta, alho e ervas. Para conservar, use 1 copo de óleo vegetal, aqueça e despeje a mistura. Sal, pimenta, coloque em potes para armazenamento.
Como armazenar adequadamente o produto acabado
A mistura enlatada, preparada de acordo com a tecnologia, pode ser armazenada no porão por até 2 anos. Neste caso, a temperatura do ar na sala deve estar entre 0 e +2 graus.
Sem ferver, o molho pode ser guardado na prateleira de baixo da geladeira por no máximo 14 dias. A mistura sem vinagre e óleo não pode ser armazenada por mais de um dia, via de regra é preparada antes do uso..
O que fazer se você salgar demais o adjika?
Para economizar molho salgado, você pode usar um dos métodos tradicionais:
- A mistura é colocada em um recipiente espaçoso, cheio de água fria que excede o volume da peça e deixado por várias horas. Depois disso, o precipitado é derramado e a mistura é fervida novamente. Este método é denominado extração ou dessalinização.
- Ao molho de legumes preparado de acordo com a receita, acrescente mais meia porção dos produtos, com exceção do sal.
Uma alternativa para reduzir a quantidade de sal é ferver um saco de arroz branco nos legumes. O arroz absorve o excesso de sal e melhora o sabor geral do prato.