Você pode preparar adjika de pimentão para o inverno usando vários ingredientes. O aperitivo é “diluído” com abóbora e acrescenta-se pimenta. Existem várias receitas que não são particularmente complicadas. Você pode preparar um lanche doce, quente ou picante que será um agradável complemento a outros pratos no inverno.
Sutilezas de preparar adjika de pimentão
Segundo a receita clássica, o aperitivo Abkhaz é preparado com alho, pimenta e ervas. Mas existem algumas sutilezas que vão ajudar a deixar o lanche ainda melhor, independente da receita:
- Se quiser preparar um prato com cor e aroma vivos, com espessura adequada, use vegetais que tenham polpa densa. Eles são chamados de "carnudos".
- No preparo de preparações, de qualquer tipo, utilize sal-gema. Nesta forma, o cloreto de sódio apresenta as melhores características. Mas a presença de iodo ou outros componentes no tempero fará com que o lanche comece a “fermentar” ou seu sabor seja prejudicado.
- Se você adicionar pimentão ao adjika sem retirar as sementes, seu sabor será especialmente picante.
- Não viole as proporções, use vegetais frescos no cozimento e dê preferência a receitas comprovadas. As experiências podem estragar o lanche, tornando-o azedo, doce ou muito picante.
Atenção! Usar luvas ao preparar lanches ajudará a manter a pele intacta. Se você recusar, você pode queimar as mãos.
Requisitos básicos para receitas
Existem diversas receitas que são consideradas “verdadeiras”. Se você seguir tradições antigas, então adjika inclui:
- pimentão vermelho;
- alho, ervas;
- sal, água e tomate.
Segundo os clássicos, o aperitivo deve ser tinto, mas como as receitas receberam diversas variações ao longo dos anos, você pode experimentar o adjika verde, um aperitivo com abóbora.
Se a receita não incluir os componentes descritos acima, o prato que pode ser preparado dificilmente poderá ser chamado de adjika.
Preparando recipientes para preservação
Antes de começar a preparar, cuide bem do recipiente, ele deve atender às seguintes características:
- Transparente, dando-se preferência aos vidros com tonalidade azulada ou verde.
- Vale a pena inspecionar o frasco em busca de defeitos: rachaduras, lascas e outros danos.
- Os pratos deverão ser esterilizados, o que pode ser feito de várias maneiras, inclusive segurando o pote sobre uma chaleira quente.
O tempo de esterilização é de 20 a 25 minutos; tampas, elásticos e outras peças são esterilizadas antes da preservação. Tampas e elásticos são esterilizados por 10 a 15 minutos. Antes de iniciar a esterilização, enxágue bem a louça usando uma solução de refrigerante em vez de detergente líquido.
Conselho: é preferível realizar todas as manipulações com luvas de borracha.
Metodos de cozinhar
Existem vários métodos que o ajudarão a obter um lanche saboroso e picante que combinará com sucesso com outros pratos.
Adjika com pimentão vermelho e tomate
Vale a pena levar 1 quilo de pimentão, a mesma quantidade de tomate. Adicione os seguintes ingredientes:
- 200 gramas de pimenta, de preferência pimentão;
- 400 gramas de alho;
- 1 colher de sopa de sal e 150 gramas de raiz de salsa.
A mistura é moída em um moedor de carne - vale a pena passar várias vezes. Não há necessidade de cozinhar adjika - ele é imediatamente enrolado em potes. Se você planeja armazenar adjika em potes por mais de um ano, aumente a quantidade de sal.
Receita sem tomate
Uma variação interessante que permite preparar um lanche picante. Para fazer isso você precisará de:
- 500 gramas de pimenta vermelha picante (cortar os talos). Você pode pegar algumas vagens verdes, mas não remova as sementes.
- Descasque e pique 400 gramas de alho.
- Adicione 2 colheres de sopa de sal, além de ervas: um ramo de salsa, manjericão, coentro.
Todos os ingredientes são moídos em um moedor de carne, a mistura é passada várias vezes até ficar homogênea.Depois disso, o adjika é deixado em uma tigela esmaltada por 4 horas. Depois de colocado em potes, o lanche deve ser guardado na geladeira.
Com pimenta
Preparado de acordo com a seguinte receita:
Ingredientes | Pimentões doces e amargos no valor de 1,5 kg. 20 dentes de alho, um ramo de ervas: endro, salsa, coentro. 100 gramas de tempero khmeli-suneli. 20 ervilhas de pimenta da Jamaica e a mesma quantidade de pimenta preta. Sal num volume de 20-30 gramas. |
Método de cozimento | Os ingredientes são triturados até obter uma massa pastosa. Os componentes são adicionados gradualmente, o sal é adicionado por último. Quando o adjika fica pronto, é colocado em potes, recomenda-se guardar o lanche na geladeira ou na adega. |
Com pimenta verde
Receita passo a passo para preparar um prato picante:
Componentes | Pimentão verde, picante, alho, açúcar, sal, vinagre. |
Passos para preparar lanches | Vale enxaguar todos os componentes do lanche, depois cortar os pimentões ao meio e retirar as sementes, cortando o pedúnculo.
Descasque o alho e pique, corte com uma faca. Coloque todos os ingredientes em um moedor de carne ou processador de alimentos. Em seguida, adicione sal, açúcar e vinagre à mistura resultante. Misture tudo e coloque o adjika em potes, deixando descansar por meia hora. |
Regras e períodos de armazenamento
A conservação, tradicionalmente, tem uma vida útil longa. Mas se o prato não incluir vinagre, é melhor guardar os preparativos em local fresco e escuro. Uma geladeira ou adega servirão.
Mas tudo depende dos componentes incluídos no prato:
- se você comer tomate - não mais que uma semana, mesmo que todas as regras sejam seguidas;
- quando a composição inclui pimentão - não mais que um mês;
- sem pimentão, com alho - até um ano.
Alho e pimenta, além de sal e vinagre - esses componentes são considerados conservantes que ajudam a prolongar a vida útil do lanche..
Adjika é considerado um aperitivo antigo, mas muito picante, acompanha bem vários pratos e é popular na Abkhazia e na Geórgia. O preparo não é difícil, basta seguir a receita e seguir as regras.