As frutas que ficam nas prateleiras das lojas não perdem a apresentação por muito tempo e não estragam porque são revestidas com cera e tratadas com produtos químicos. Comer essas frutas pode causar o desenvolvimento de alergias e perturbações dos órgãos digestivos. Quem cultiva frutas e bagas no seu terreno faz compotas, compotas ou compotas para o inverno, maçãs e hortelã fazem uma iguaria aromática que preserva taninos e oligoelementos, contém ácidos orgânicos e vitaminas.
Características do preparo de compota de maçã com hortelã e erva-cidreira
A erva perfumada confere à sobremesa um aroma delicado e as frutas frescas conferem-lhe um sabor rico.
Como escolher e preparar corretamente os ingredientes principais
Para preservação você precisará de água limpa, mas não é necessário vinagre nem ácido cítrico. Você pode levar variedades de maçãs de verão para compota, mas é aconselhável que não haja marcas nelas. Para agilizar o cozimento, as frutas limpas são cortadas em rodelas, a casca é furada em vários lugares e as maçãs não estouram. Galhos secos ou hortelã fresca são colocados na compota.
Preparando recipientes
Recipientes de vidro sem rachaduras ou lascas devem ser lavados com água morna e mostarda ou refrigerante. Para desinfetar contra fungos e bactérias, os frascos são esterilizados:
- sobre vapor;
- em uma panela com água fervente;
- no forno;
- em um forno de microondas.
Recipientes de 3 litros são desinfetados por meia hora, 2 - 20 minutos, recipientes de litro - 10 ou 15. Os frascos estéreis são secos colocando o gargalo para baixo sobre um pano limpo.
As tampas são cozidas no vapor em água fervente.
Melhores receitas
Use uma das receitas comprovadas.
Compota clássica de maçã e hortelã
Para preparar uma bebida com frutas, você não precisa de nenhum conhecimento ou habilidade especial. Você precisará de um mínimo de ingredientes na forma de:
- água;
- 2kg de maçãs;
- 400g de açúcar;
- 3 ou 4 raminhos de hortelã.
As frutas são lavadas na torneira, cortadas em rodelas junto com a casca e retirado o miolo. A erva aromática é enxaguada e seca. O recipiente está cheio até o topo com frutas picadas e hortelã.
Ferva água em uma chaleira ou panela e despeje em um recipiente com maçãs, que fica coberto por 40-45 minutos. Quando a solução esfriar, coloque açúcar e ferva a calda. Um pote de frutas é enchido com a mistura quente, parafusado e isolado.
Compota de maçã com erva-cidreira
A bebida aromática pode ser guardada na cozinha ou na despensa se adicionar ácido cítrico. Para que a peça caiba em um recipiente de três litros, você precisa levar:
- 700 gramas de maçãs;
- um copo grande de açúcar;
- 2–3 ramos de erva-cidreira.
Despeje cerca de 3 litros de água na panela e ligue o fogão. As frutas são lavadas, secas com guardanapo e cortadas em rodelas. As frutas picadas são transferidas para um recipiente, coloca-se grama fresca, despeja-se água fervente, que é decantada depois de um quarto de hora, despeja-se o açúcar e ferve-se por 3 ou 4 minutos. 5 g de ácido são adicionados a um pote de frutas, cheio de calda, selado e embrulhado.
Da Antonovka obtém-se uma compota muito saborosa, as maçãs desta variedade são tão aromáticas que não são necessárias ervas aromáticas:
- Os frutos pequenos são lavados e enviados inteiros para um recipiente desinfetado.
- Água fervente é colocada no recipiente, fechado e enrolado em um cobertor.
- Após 14-16 horas, a água é drenada para uma panela, onde são despejados 300 g de açúcar e fervidos por 5 minutos.
- Encha uma jarra de frutas de 3 litros com calda quente. Suporta até 10 maçãs.
A bebida não estraga por muito tempo se o recipiente com a fruta for esterilizado. No entanto, neste caso, a quantidade de componentes úteis é significativamente reduzida.
Armazenamento adicional de peças de trabalho
Numa adega ou cave, onde a temperatura é baixa e a humidade é baixa, a compota de maçã não perde o sabor, não fica turva nem bolorenta durante até 3 anos. Recomenda-se guardar os preparados de frutas na cozinha ou despensa por no máximo 12 meses.