Preparar compota de maçã com adição de canela não é difícil, mesmo para um cozinheiro novato. Esta deliciosa bebida tem um sabor picante incomum e mata perfeitamente a sede. Contém uma grande quantidade de vitaminas e microelementos benéficos. Para preparar adequadamente recipientes e produtos, você deve ler as dicas abaixo.
Características de preparar compota de maçã com canela para o inverno
Não há nuances especiais na receita de preparo da compota de maçã para o inverno com canela, o principal é preparar bem o recipiente para conservação e escolher as frutas adequadas:
- As maçãs podem ser usadas inteiras ou cortadas em pedaços.
- Se a fruta for usada inteira, pode haver vermes em seu interior. Para fazê-los desaparecer, despeje água salgada sobre as frutas. As larvas devem emergir dentro de meia hora e ser descartadas.
- A Compota de Maçã com Canela pode ser preparada junto com outras frutas, variando a quantidade a seu critério.
- Se você usar temperos moídos, pode haver um sedimento desagradável no fundo dos recipientes. Para evitar isso, é necessário coar a compota acabada em um pano de algodão ou pegar paus de canela.
- Se o tom da compota parecer enfadonho, você pode adicionar chokeberry e groselha. Os frutos silvestres darão cor e sabor nobres.
Depois de enrolar os recipientes, você poderá descobrir que o açúcar granulado não se dissolveu. Isso não é problema, basta colocar o pote de lado, rolar em diferentes direções e depois colocar em local aquecido.
Como escolher os ingredientes
As maçãs devem ser escolhidas com maturação média. A melhor opção são frutas agridoces. Os espécimes grandes são cortados em pedaços, os pequenos são fechados inteiros. A variedade Antonovka e variedades semelhantes de maçãs firmes com acidez - recheio branco, Melba, Mantet, Grushevka - são excelentes para compotas. As bebidas mais bonitas são feitas com frutas vermelhas e rosadas - você pode adicionar algumas verdes. Maçãs muito macias, como o anis, ou muito maduras, serão fervidas em compota.
Não é necessário retirar o caroço, pois isso não afetará o sabor do produto.
Preparando contêineres para o início do processo
As latas podem ser de qualquer tamanho, mas geralmente são usadas as de litro. O principal é que não apresentem lascas ou rachaduras.Primeiramente são lavados com água corrente e refrigerante. Os recipientes são esterilizados de forma conveniente, o método mais popular é:
- Coloque uma peneira de metal sobre uma panela com água e coloque um recipiente de cabeça para baixo;
- a água vai ferver e vaporizar os potes, a esterilização dura 15 minutos.
Depois, coloque o frasco, sem virá-lo, sobre uma superfície limpa.
Como fazer compota de maçã e canela
Chefs experientes aconselham escaldar as maçãs por 5 minutos antes de colocá-las. O procedimento ajudará a evitar o escurecimento e a perda de volume, o líquido restante pode ser usado como xarope.
Após o branqueamento, os frutos são resfriados em água fria. Se a compota for preparada sem esterilização, não é necessária manipulação.
Versão clássica
A receita padrão de compota de maçã e canela envolve o uso dos seguintes produtos:
- maçãs frescas – 2-3 peças;
- maçãs secas – 100 g;
- açúcar granulado - 2 colheres de sopa. eu.;
- limão – ½ peça;
- canela – 2 paus.
Deixe ferver 1,5 litro de água, coloque um punhado de rodelas de frutas secas pré-lavadas na panela. Descarte imediatamente os paus de canela. Após 5 minutos, adicione frutas secas e frescas. Deixe ferver novamente, reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Adicione açúcar; você pode usar a dosagem que desejar. Corte meio limão em rodelas finas, coloque na compota quase pronta e cozinhe por 3 minutos. Cubra a panela com uma tampa, deixe descansar e deixe esfriar.
Receita com cravo
Para preparar compota de maçã com cravo, são necessários os seguintes ingredientes:
- 0,5 kg de maçãs;
- 3 litros de água;
- 10g de cravo;
- açúcar granulado.
Prepare as frutas, corte-as, acrescente água fria e leve para ferver. Adicione o cravo e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Adicione o açúcar e cozinhe a mesma quantidade.
Regras para armazenar o produto acabado
O produto deve ser armazenado em local fresco e longe da luz solar direta. A temperatura do ar deve ser de até +20 graus.
Uma bebida com sementes pode ser armazenada por cerca de 8 meses, e sem elas – até 1 ano.