Receitas para fazer compotas de maçãs e pêssegos suculentos para o inverno são fáceis de seguir e não requerem habilidades culinárias. É importante escolher produtos adequados e observar rigorosamente as proporções. A bebida tem um sabor rico e exótico e contém muitas vitaminas. Para preparar adequadamente o produto, você deve se familiarizar com as nuances abaixo.
Segredos para fazer compota de maçã e pêssego para o inverno
A compota de maçã e pêssego pode ser diluída com outras frutas, principalmente aquelas com acidez, para deixar o sabor da bebida mais refrescante. Componentes adicionais são adicionados junto com os principais. Os frutos devem estar isentos de podridões e manchas, podendo-se levá-los ligeiramente verdes. Você mesmo pode realçar o sabor azedo e aumentar a quantidade de açúcar granulado variando a concentração do néctar de limão.
Pêssegos, maçãs e outros ingredientes devem ser descascados para remover fiapos. É lavado com água pura, se não funcionar, dissolva 1 colher de chá em líquido frio. refrigerante Deixe os alimentos nesta mistura por 30 minutos e enxágue em água corrente..
Como selecionar e preparar produtos
Você pode levar qualquer variedade de fruta, com ou sem acidez. Para evitar que o produto comece a fermentar e armazená-lo por muito tempo, é recomendado seguir as dicas abaixo:
- Todos os pêssegos são divididos em 2 tipos: com polpa amarelada pálida (doce) e amarelada escarlate (com sabor azedo).
- Os frutos são pré-classificados e os exemplares podres são retirados.
- Deve-se escolher frutas aromáticas, pois a compota terá um sabor rico.
- Após a compra ou colheita da fruta, a compota deve ser preparada em até 24 horas.
- Não é recomendado combinar frutas de diferentes tipos em um recipiente.
- A fruta deve ser bem lavada ou a costura explodirá.
- Se forem usadas fatias de maçã para preparar a compota, o interior é removido.
- Para evitar que os pedaços de maçã escureçam, eles são embebidos em água com néctar de limão, mas por não mais que 30 minutos.
Para preparar uma bebida aromática acrescentam-se temperos, pode-se levar canela.
Preparando recipientes
As latas devem ser levadas sem lascas, rachaduras, as tampas podem ser de metal ou náilon. O recipiente é lavado com refrigerante e água corrente.Os pratos são esterilizados por qualquer método, o mais popular é a desinfecção em água fervente. Recipientes com tampa são mergulhados em água fervente por 25 minutos. Em seguida, retire-o e coloque-o sobre uma toalha limpa.
Como fazer compota de pêssegos e maçãs
Existem várias formas de preparar a compota: o método clássico, com adição de limão ou hortelã.
O açúcar granulado pode ser substituído por mel ou análogo do açúcar.
Receita clássica
Para preparar a compota de acordo com a receita padrão, é necessário levar os seguintes produtos:
- pêssegos e maçãs – 1 kg;
- água – 2 litros;
- açúcar granulado – 1 xícara;
- limão – 1 peça.
As frutas preparadas são colocadas uniformemente em um recipiente desinfetado, despejado em água fervente e aguardado 20 minutos. Escorra, leve ao fogo, cozinhe até aparecerem bolhas. Adicione néctar de limão e ácido na quantidade de 1 colher de chá. Encha os recipientes com calda, enrole-os e cubra-os com uma manta. Quando o recipiente esfriar, você poderá transferi-lo para um local de armazenamento.
Opção com limão
Para preparar compota de maçã e limão, você precisará dos seguintes ingredientes:
- maçãs – 0,5kg;
- pêssegos – 0,3 kg;
- baunilha – ½ colher de chá;
- limão – 1-2 peças;
- canela – ½ colher de chá;
- água – 1 litro.
Frutas lavadas e cortadas são despejadas em água, colocadas no fogo e fervidas até aparecerem bolhas. As rodelas de limão são esmagadas e colocadas em compota. A bebida é fervida até adquirir o sabor desejado. Você pode colocar canela, baunilha e açúcar. Quando a compota ferver novamente, retire do fogo, tampe e deixe esfriar. Em seguida, despeje em potes e enrole.
Com adição de hortelã
Para preparar uma bebida com maçã, pêssego e hortelã são necessários os seguintes produtos:
- maçãs e pêssegos – 1 kg;
- açúcar – 200g;
- ácido cítrico – 1 pitada;
- hortelã – 1-2 ramos.
Corte as frutas lavadas em 4 partes. Despeje 1-1,5 litros de água na panela e adicione uma pitada de ácido cítrico.Coloque frutas e ramos de hortelã em potes preparados. Coloque água com ácido cítrico no fogão e ferva por 2-3 minutos. Encha as garrafas com líquido fervente até o gargalo e deixe por 15 minutos. Após o tempo previsto, escorra a água de volta para a panela, acrescente o açúcar granulado e leve ao fogo. Ferva a compota por 2-3 minutos. Encha os potes até o gargalo com a bebida, enrole, vire e embrulhe até esfriar completamente.
Como armazenar o produto acabado
É necessário guardar a bebida com maçãs e pêssegos em local fresco, como adega ou porão. A temperatura do ar na sala não deve ser superior a 20 graus Celsius. A vida útil do produto é de 1 ano.