A compota de framboesa e maçã é uma bebida saborosa e saudável que pode ser consumida fresca ou preparada para o inverno. Em qualquer época do ano pode ser utilizado como uma valiosa fonte de vitaminas. A combinação de maçãs e framboesas confere à bebida um sabor incomum, e os frutos silvestres a colorem com uma bela cor carmesim. Ao mesmo tempo, fazer compota é muito simples - para prepará-la bastam maçãs, framboesas e açúcar.
Especificações do preparo da compota de framboesa e maçã para o inverno
O método de preparo da compota depende de quando e de que forma se pretende consumi-la: fresca ou enlatada. Para preparar uma bebida para o inverno, você precisará de um recipiente especialmente preparado e o processo de preparo será mais trabalhoso.
Lista de ingredientes
Para preparar um pote de três litros da bebida, você precisará dos seguintes ingredientes:
- maçãs – 3-4 peças;
- framboesas – 150-200 g;
- açúcar – 200g;
- água – 2 litros.
Regras de seleção de produtos
Maçãs e framboesas para compota devem ser frescas. A presença de espécimes podres e infestados de pragas não é permitida entre bagas e frutos. As framboesas estragadas devem ser removidas e a podridão das maçãs parcialmente estragadas deve ser eliminada.
Como preparar recipientes
Para selar a compota para o inverno, você precisará de potes de vidro com tampas bem ajustadas. Os recipientes devem ser bem lavados com sabão e bicarbonato de sódio em água quente corrente. Em seguida, são enxaguados e, junto com as tampas, colocados com o pescoço para baixo sobre uma gradinha, sob a qual há uma panela com água fervente.
O recipiente é esterilizado desta forma por 5 a 7 minutos, após os quais o fogo é desligado e os pratos são deixados esfriar sem retirá-los sobre uma gradinha sobre o vapor.
Retire os potes resfriados da gradinha e coloque-os de cabeça para baixo sobre um pano limpo. As tampas também são dispostas sobre o tecido com a parte interna voltada para baixo.
Como preparar compota de framboesa e maçã
As maçãs devem ser lavadas, cortadas ao meio e sem caroço. Em seguida, as frutas são cortadas em rodelas.
As framboesas são separadas e, se necessário, enxaguadas em água corrente em uma peneira. Os frutos são agitados para retirar o excesso de água.
Se pretende beber a compota imediatamente após o preparo, ela é preparada da seguinte forma:
- Frutas e bagas são colocadas em uma panela, cheia de água e adicionado açúcar.
- Aqueça a mistura em fogo médio até ferver. Depois de ferver, cozinhe a bebida por 3 minutos em fogo baixo, cobrindo a panela com uma tampa para que fique um vão.
- Após desligar o fogo, feche bem a panela com uma tampa e infunda a compota por 20 minutos.
Para preparar o preparo de inverno, colocam-se framboesas e maçãs no fundo do pote, dissolve-se o açúcar na água e ferve-se em uma panela. A calda resultante é colocada em uma jarra e coberta com uma tampa. Coloque o recipiente em uma panela com água e esterilize por 7 minutos em fogo baixo. Em seguida, é enrolado e guardado para armazenamento.
Para deixar a bebida mais saturada, você pode alterar um pouco a tecnologia de seu preparo. Coloque as maçãs e as framboesas em uma jarra, cubra com açúcar e despeje água fervente até o pescoço. A solução deve ser deixada em infusão por 10 minutos e depois colocada em uma panela e levada para ferver. A água fervente precisa ser despejada de volta na jarra. Depois disso, o recipiente deve ser fechado com uma tampa, virado de cabeça para baixo, enrolado em uma manta para esfriar lentamente e deixado durante a noite em temperatura ambiente. Após o resfriamento, o recipiente pode ser virado.
Como armazenar guloseimas adequadamente
Compota em potes lacrados pode ser armazenada em temperatura ambiente. É aconselhável colocá-lo em local fresco e escuro. Quanto mais tempo a bebida permanece, mais rica e concentrada ela se torna.