Com a chegada do verão, todos aguardam uma nova colheita de maçãs. Porém, são tantas as frutas que, depois de comer bastante e cortar as secas, surge a melhor solução - preparar uma compota para o inverno com maçãs inteiras. As receitas são simples, exceto para maçãs, é preciso açúcar e água. Em uma hora de trabalho você pode enrolar um balde de maçãs de verão para o inverno. Deliciosa compota caseira ficará guardada até a próxima colheita!
Segredos para fazer compota de maçãs inteiras para o inverno
A compota de maçã, que é colocada inteira em uma jarra, pode ser preparada de duas maneiras: sem esterilizar os recipientes com compota ou com tratamento térmico completo.
Observação! Para preparar compota para o inverno sem esterilização, deve-se levar maçãs de tamanho médio e com polpa solta, caso contrário ficarão duras.
As variedades de maçã mais adequadas para enlatados de frutas inteiras são Bely Naliv, Papirovka, Melba, Grushovka Moskovskaya, Barnaulskaya rannyaya, Dubrovinka, Zhebrovskoye, Kuznetsovskoye, Lidiya, Geneva Earley, Nezhenka.
Se precisar de mais bebida, os recipientes são enchidos com frutas pela metade ou 1/3. Se forem necessárias mais frutas na torção, elas são colocadas em potes até os ombros.
Ingredientes necessários para a receita
As maçãs no preparo exalam todo o seu aroma, então para uma compota simples você só precisa das frutas e do açúcar. Para quem gosta do aroma de canela, menta ou alecrim, recomendamos adicionar pequenas quantidades dos seus temperos preferidos às conservas.
Seleção e preparação de ingredientes
As maçãs de verão não podem ser armazenadas por muito tempo. Dentro de 2-3 semanas, eles atingem o estágio de amadurecimento excessivo e começam a deteriorar-se rapidamente. Para a compota, pode-se levar frutas um pouco maduras demais, mas sem manchas escuras, buracos de minhoca e podridão. As frutas são lavadas e deixadas alguns minutos sobre um pano para secar. Se os frutos forem muito duros, você pode fazer 1-2 furos com um palito próximo ao pedúnculo.
Preparando recipientes
A compota de frutas inteiras é preparada em potes de três litros. Os recipientes são lavados em solução de bicarbonato de sódio. Se estiver muito sujo, use uma escova. Em seguida, são lavados em água corrente e esterilizados em uma panela grande com água fervente por 5-7 minutos. As tampas são mantidas em água quente antes de enrolar as latas.
Etapas de cozimento
Considere uma receita com tratamento térmico de potes cheios. Essas frutas são uma sobremesa maravilhosa para consumir no inverno.
Produtos necessários para 1 frasco:
- maçãs de tamanho médio – 7-12 peças;
- água - até que o recipiente esteja completamente cheio;
- açúcar – 300 gramas.
Encha o recipiente com frutas. Ferva água para preparar a calda. Despeje a calda quente sobre as frutas, tampe o pote e coloque em uma panela com água fervente para esterilização. Espere a calda ferver dentro dos potes e reserve por 10 minutos. Após esse tempo, enrole os potes, vire-os para verificar a estanqueidade, embrulhe-os para conservar o calor e deixe esfriar.
Receita sem esterilização - os mesmos ingredientes. Despeje água quente em recipientes com frutas e deixe por 15-20 minutos. Despeje a água em uma panela e ferva para preparar a calda. Despeje o líquido fervente com açúcar nos potes, enrole, embrulhe e espere esfriar completamente.
Tratar o armazenamento
Compotas preparadas com tratamento térmico podem ser armazenadas em temperatura ambiente por um ano. Os recipientes não devem estar expostos à luz solar direta. As condições ideais para armazenar todas as peças de trabalho são fornecidas no porão - uma temperatura constante de 3-4 graus e umidade do ar de 60-70%. É aconselhável comer frutas de um pote recém-aberto em até 24 horas.