Compota de espinhos com sementes para o inverno é um verdadeiro depósito de vitaminas. Dependendo dos aditivos e componentes utilizados, a bebida pode adquirir sabor e aroma requintados. O melhor é fazer os preparativos em setembro, para que os bagos tenham tempo de amadurecer e ganhar o máximo de nutrientes. Sujeito à tecnologia de preparo, a compota mantém suas propriedades por até 2 anos.
- Características de preparação de compota de abrunheiro
- Como escolher e preparar o ingrediente principal
- Regras para preparação de contêineres
- Como preparar compota de espinhos para o inverno
- Receita clássica
- Sem esterilização
- Com ossos
- Opção com maçãs
- Com abobrinha jovem
- Coquetel de frutas vermelhas
- Com ameixa cereja
- Como armazená-lo corretamente e por quanto tempo
Características de preparação de compota de abrunheiro
Os frutos do abrunho diferem das ameixas não apenas pelo tamanho pequeno, mas também pelo sabor rico e ácido. Ficam pendurados nos arbustos até a geada e não perdem suas propriedades benéficas. A tecnologia de preparo de compotas a partir delas possui características próprias.
Como escolher e preparar o ingrediente principal
Os frutos maduros do abrunho são de cor azul escuro com uma leve camada branca. As frutas frescas, não danificadas pela geada, apresentam textura densa. A cor da polpa dos bagos é verde, o sabor é ácido e azedo.
Antes de preparar a compota, os espinhos são lavados, separados e os talos retirados.
Os frutos com vermes ou que apresentem sinais de deterioração são retirados imediatamente, caso contrário prejudicam o sabor da bebida acabada.
Regras para preparação de contêineres
A compota de abrunho é mais frequentemente preparada em potes de litro, embora outras opções não sejam excluídas. Os recipientes de vidro são pré-lavados e esterilizados por qualquer método disponível. A maioria das donas de casa realiza esse procedimento em banho-maria, mas você também pode usar forno ou micro-ondas.
Como preparar compota de espinhos para o inverno
A compota de abrunho é fabricada desde a antiguidade, razão pela qual ao longo dos anos se acumularam muitas receitas desta bebida saudável e saborosa. Hoje em dia, as tecnologias culinárias continuam a melhorar, acrescentando novas receitas ao arsenal.
Receita clássica
Para fechar a compota usando a antiga tecnologia comprovada, você precisará de:
- 1 kg de bagas de espinho;
- 2,5 litros de água limpa;
- 500g de açúcar granulado.
Lave as frutas e separe-as bem, depois coloque-as sobre uma toalha e deixe secar um pouco. Despeje a água em uma panela e acrescente o açúcar, leve ao fogo e leve para ferver. Coloque o turno em uma peneira e escalde.Transfira as frutas para uma jarra e despeje a calda, cubra com uma tampa e esterilize. Em seguida, enrole a peça de trabalho e deixe esfriar.
Sem esterilização
Para preparar a compota de acordo com esta receita você precisará de:
- 1 litro de bagas de abrunho;
- 1,5 xícaras de açúcar granulado.
Separe as frutas e enxágue bem. É melhor que estejam um pouco verdes. Despeje as frutas em uma jarra limpa de três litros, enchendo-a no máximo um terço. Ferva água em uma chaleira e despeje sobre o abrunho, deixando em infusão por 15 minutos. Em seguida, despeje a água em uma panela, acrescente o açúcar e cozinhe a calda. A calda resultante é despejada sobre as frutas e imediatamente enrolada.
Com ossos
A bebida é preparada a partir dos seguintes componentes:
- 850 g de frutos espinhosos;
- 400g de açúcar granulado;
- 1,2 litros de água limpa.
Os frutos são separados, lavados e deixados secar. Coloque a água e o açúcar em fogo baixo e cozinhe a calda, mexendo de vez em quando. Após a fervura, adicione o abrunho e ferva por 5 minutos. A compota está pronta.
Opção com maçãs
Compota é preparada a partir dos seguintes ingredientes:
- 900 g de frutos espinhosos;
- 850g de maçãs;
- 950g de açúcar granulado;
- 4 litros de água limpa.
Os bagos são cuidadosamente separados, lavados e colocados em recipientes esterilizados. As maçãs lavadas são descaroçadas e cortadas em rodelas e depois colocadas em potes com abrunhos. Despeje água fervente ali e deixe repousar por 15 minutos. Em seguida, drena-se o líquido, despeja-se açúcar granulado e ferve-se a calda. Depois disso, encha os potes com a calda preparada e enrole rapidamente.
Com abobrinha jovem
Uma bebida inusitada, saborosa e saudável é preparada com os seguintes ingredientes:
- 700 ml de água limpa;
- 0,5 xícara de açúcar;
- 150g de abobrinha;
- 100 g de espinhos.
A abobrinha é lavada e cortada em cubinhos. Os espinhos são bem lavados e separados. Frutas e pedaços de abobrinha são colocados em um recipiente de vidro, e também é adicionado açúcar, enchendo um terço o frasco.Despeje água fervente sobre tudo e enrole rapidamente, depois embrulhe em uma manta e deixe esfriar.
Coquetel de frutas vermelhas
Para preparar uma compota rica, aromática e saborosa você precisará de:
- 0,5 kg de frutos espinhosos;
- 1 xícara de frutas vermelhas mistas (framboesas, amoras, cerejas, cranberries ou espinheiro);
- 5 maçãs;
- 300g de açúcar granulado.
Os bagos são lavados, separados, o miolo das maçãs é retirado e cortado em rodelas. Coloque tudo em potes, enchendo-os até um terço. Despeje água fervente sobre a mistura e deixe fermentar por 30 minutos, depois despeje o líquido em uma panela, acrescente o açúcar e ferva a calda. A calda preparada é despejada sobre a mistura de frutas vermelhas e enrolada.
Com ameixa cereja
Uma saborosa bebida natural é preparada com os seguintes ingredientes:
- 200 g de frutos espinhosos;
- 150 g de ameixa cereja amarela;
- 250g de açúcar granulado;
- 3 litros de água limpa.
As frutas devem ser lavadas e separadas, e a calda fervida em fogo baixo. Adicione os espinhos e as ameixas cereja e ferva por no máximo 25 minutos. Despeje a bebida pronta em potes esterilizados e enrole.
Como armazená-lo corretamente e por quanto tempo
Sujeito à tecnologia de preparo e às normas sanitárias, a compota de espinhos com sementes pode ser armazenada por até 1 ano. Claro que a bebida pode durar mais, mas acredita-se que após esse período as sementes liberem uma substância nociva ao ser humano. A área de armazenamento deve ser fresca, seca e protegida da luz.