4 melhores receitas para fazer compota de maçã e espinheiro para o inverno

O espinheiro-mar é conhecido há muito tempo por suas propriedades benéficas, nutricionais e especialmente curativas para o corpo humano. Junto com a roseira brava, é uma baga que contém multivitaminas, ácidos benéficos e caroteno. Portanto, uma compota de bagas de espinheiro e maçãs de jardim, contendo vários micro e macroelementos, não será apenas saborosa, mas também uma preparação vitamínica para o inverno.


Sutilezas de preparar compota de maçã e espinheiro para o inverno

A essência é o tratamento térmico mais curto possível para preservar a maior parte das vitaminas e nutrientes. Além disso, você pode enrolar a compota com frutas vermelhas ou coando o líquido em uma peneira fina ou pano de algodão.

Características de escolha de ingredientes

Os frutos do espinheiro-mar são colhidos numa fase inicial de maturação para que sejam duros, elásticos e não se desfaçam durante a cozedura. Eles são limpos de restos de plantas e os frutos verdes, secos ou podres são descartados. Também são consumidas maçãs saudáveis, não estragadas ou podres.

Regras para preparar pratos

Para armazenamento a longo prazo das preparações, os frascos são pré-esterilizados. São colocados molhados no forno e aquecidos a uma temperatura de até +180 graus C até secarem completamente. Eles também usam um forno de micro-ondas, onde potes com água despejada no fundo são fervidos por 3 a 5 minutos. Ou tratam o recipiente com vapor quente.

potes para Kampot

Melhores métodos de cozimento

Existem várias opções de cozimento: do mais simples ao picante - com gengibre, ou completamente inusitado - com adição de polpa de abóbora. Mas todos têm em comum excelente sabor, aroma e grandes benefícios para o corpo.

Receita simples

Esta é uma receita rápida, fácil e prática que permite preservar a maior parte das vitaminas e nutrientes dos frutos e bagas. A compota assim preparada pode ser guardada em local fresco até 2 anos.

Ingredientes:

  • frutos de espinheiro marítimo – 400 gramas;
  • maçãs – 200 gramas;
  • água limpa – 3 litros;
  • açúcar – 100 gramas.

Tecnologia de cozimento:

  1. Todas as bagas e frutos são limpos de detritos e bem lavados com água.
  2. Em seguida, todos os ingredientes (incluindo o açúcar) são colocados em uma panela e, depois de ferver, cozinhe por 5-6 minutos em fogo alto.
  3. Em seguida, desligue, feche a panela com uma tampa e embrulhe bem com toalhas felpudas (quentes).
  4. Agora a compota precisa repousar e esfriar até a temperatura ambiente.
  5. O importante é que para se preparar para o inverno, a compota seja imediatamente (sem infusão) colocada em potes junto com os frutos silvestres. Para comer fresco, primeiro é filtrado em gaze ou peneira e resfriado na geladeira.

compotas para o inverno

Opção com abóbora

Esta compota tem um sabor invulgar, mas agradável e interessante, sendo também uma excelente fonte de energia e vitaminas nos dias de inverno. Além disso, cabe às donas de casa decidir por si mesmas se podem adicionar maçãs ao preparo ou prescindir delas.

Ingredientes:

  • frutos de espinheiro marítimo – 200 gramas;
  • polpa de abóbora – 150 gramas;
  • maçãs (opcional) – 150 gramas;
  • açúcar – 350 gramas;
  • água – 3 litros.

Tecnologia de cozimento:

  1. Bagas de espinheiro-mar, abóbora e maçãs são classificadas, o miolo com sementes é removido das maçãs e abóboras e bem lavado em água corrente.
  2. Em potes pré-esterilizados, coloque a abóbora cortada em cubinhos, rodelas finas de maçã e despeje o espinheiro por cima.
  3. Coloque a água em uma panela separada, deixe ferver e despeje em potes com o preparo até a borda.
  4. Após esfriar, despeje a água em uma panela, acrescente o açúcar, leve para ferver e cozinhe, mexendo até dissolver completamente.
  5. Em seguida, a calda quente é colocada em potes com espinheiro, fatias de maçã, cubos de abóbora e fechados com uma tampa.
  6. Em seguida, são virados e mantidos nesta posição até que a compota esfrie completamente, sendo então guardados para armazenamento permanente.

compota de abóbora

Com um sabor picante

Esta compota tem um sabor picante e doce da ilha e, sem exagero, excelentes propriedades curativas.

Para o cansaço crónico, para prevenção ou aos primeiros sinais de constipação, beber esta maravilhosa bebida vai ajudar.

Para preparar, tome 100 gramas de frutos de espinheiro, 2 colheres de sopa de aromático (mel de tília ou acácia), raiz de gengibre ralada - 50 gramas, 1 litro de água limpa, suco de meio limão e algumas colheres de açúcar.

compota variada

Receita multicooker

Uma opção prática, rápida e saborosa é cozinhar em panela elétrica. Você vai precisar de 400 gramas de espinheiro, 300 gramas de maçãs, 250 gramas de açúcar e 3 litros de água.

Para um sabor especial, adicione 1 laranja grande e alguns raminhos pequenos de hortelã.

As frutas e os frutos silvestres são lavados, as maçãs cortadas em rodelas, colocadas em uma tigela multicooker e depois enchidas com água e açúcar. Em seguida, ative o modo “sopa” ou “guisado”. Cozinhe por 40-50 minutos. A hortelã é adicionada à compota logo no final do cozimento.

Armazenando compota

Os blanks são armazenados em local escuro, seco e fresco por até 2 anos, sendo adequados porões e caves que não congelam no inverno. À temperatura ambiente (na despensa do apartamento) podem ser armazenados até 1 ano.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim