Os morangos podem ser usados não só frescos, mas também como matéria-prima para os preparativos de inverno. A baga é ótima para fazer compotas, para as quais existem muitas variações de receitas. Você deve aprender com antecedência como preparar bem a compota de morango para o inverno, pois conseguir uma bebida saborosa só é possível conhecendo os meandros do processo.
- Preparando-se para cozinhar compota de morango para o inverno
- Sutilezas de cozinhar
- Receitas para fazer compota de morango
- Uma receita simples para o inverno
- Compota de morango congelada
- Compota de morango de inverno com hortelã
- Compota de morangos e maçãs para o inverno
- Compota de morango e groselha para o inverno
- Como armazenar compota
Preparando-se para cozinhar compota de morango para o inverno
A acidificação de compotas ou a explosão de latas enroladas geralmente ocorre não apenas devido à má esterilização das latas, mas também devido ao processamento de má qualidade das matérias-primas. Para cozinhar, deve-se escolher frutos maduros e de estrutura densa, o que evitará que os frutos se deformem e não permita que fervam.
Os morangos devem ser colhidos imediatamente antes do cozimento, pois se deterioram rapidamente e não podem ser armazenados por longos períodos de tempo.
O material é classificado por tamanho, cuidadosamente lavado e as caudas são removidas. Lave os bagos em água corrente com baixa pressão ou numa bacia grande. A última opção permite limpar ao máximo a matéria-prima de objetos estranhos, uma vez que os detritos flutuam na superfície da água e podem ser facilmente removidos.
Sutilezas de cozinhar
É importante processar adequadamente os recipientes e tampas, que devem ser previamente lavados e esterilizados. Para isso, a superfície dos potes é tratada com refrigerante e esterilizada a quente.
Para fazer isso, você pode usar as seguintes opções:
- fervendo em água;
- envelhecimento no forno;
- colocar no microondas;
- usando chaleira a vapor.
Após a esterilização, os frascos são virados de cabeça para baixo e cobertos com uma toalha limpa. Se a receita envolve ferver um recipiente, é mais conveniente usar um recipiente com volume não superior a 2 litros. Os morangos são um material maleável, por isso o processamento a quente a longo prazo não é recomendado, pois o fruto perde a forma.
Após enrolar, o pote deve ser virado de cabeça para baixo e coberto com uma manta quente, deixando esfriar. Ao adicionar mais açúcar, a compota fica mais concentrada.Posteriormente, pode ser diluído em água, o que aumentará o volume da bebida resultante.
Receitas para fazer compota de morango
Hoje existem muitas receitas com morangos. A principal diferença está relacionada ao método de processamento e à quantidade de açúcar necessária para preparar a bebida. Existem opções que exigem esterilização ou uso de ralo e enchimento de calda quente. Morangos podem ser o ingrediente principal de uma receita, mas outros ingredientes são frequentemente adicionados para adicionar riqueza de sabor.
Uma receita simples para o inverno
Você pode fazer uma bebida com morangos sem usar a esterilização tradicional. Para a receita você precisa usar:
- frutas vermelhas - 800 g;
- água - 2,5 litros;
- açúcar granulado - 1,5 colheres de sopa.
Esta quantidade de produtos é projetada para uma jarra de 3 litros. Os morangos são colocados num frasco lavado e tratado com água a ferver, enchendo 1/5 do recipiente, que é enchido com água a ferver; o recipiente é deixado arrefecer durante 15 minutos. Depois disso, o líquido é colocado em uma panela, levado à fervura e a calda é preparada dissolvendo o açúcar.
Em média, devem passar 3 minutos após a fervura. A solução quente é colocada em uma jarra e enrolada com uma tampa.
Compota de morango congelada
A vantagem deste método é que permite fazer compotas em qualquer época do ano. Para preparar a bebida você precisará de:
- morangos - 400 g;
- água - 2 litros;
- açúcar - 250g.
Primeiro, é preparado um xarope com água e açúcar. Após a fervura, os frutos congelados são adicionados à solução, que deve ser levada à fervura e mantida neste estado por mais 3 minutos.
Compota de morango de inverno com hortelã
A hortelã confere frescor à bebida e aumenta sua capacidade de efeito tônico.
A receita de um pote de 2 litros pressupõe a seguinte proporção de ingredientes:
- morangos - 300 g;
- açúcar granulado - 200 g;
- água - 1,8 litros;
- raminhos de hortelã - 2 peças;
- ácido cítrico - 6g.
Com açúcar e água é preparado um xarope, que deve ser fervido até que o açúcar se dissolva completamente e o líquido ferva. As bagas são colocadas em uma jarra e enchidas com uma solução quente. Adicione a hortelã ao recipiente e cubra com uma tampa de ferro, deixando por 10 minutos. As verduras são retiradas e a solução é cuidadosamente drenada, e a calda é levada à fervura. O ácido cítrico é adicionado ao frasco, cheio de solução e enrolado.
Compota de morangos e maçãs para o inverno
As maçãs complementam bem o sabor dos morangos, por isso esta combinação é considerada tradicional.
Para preparar tal compota, o produto acabado precisa de:
- água - 2 litros;
- açúcar - 300g;
- frutas vermelhas - 500 g;
- maçãs - 2 unid.
A quantidade de produtos é projetada para produzir 3 litros de bebida acabada.
As maçãs são cortadas em rodelas pequenas e o caroço é retirado. As matérias-primas preparadas são colocadas em potes e despejadas em água fervente. Após 1 hora, o líquido é escorrido, levado à fervura e a calda é preparada com adição de açúcar. A solução é colocada em potes e os recipientes enrolados.
Compota de morango e groselha para o inverno
As groselhas dão às compotas uma cor extraordinariamente rica e combinam bem com morangos.
Para preparar e obter 3 litros de compota você precisará de:
- morangos - 300 g;
- groselhas vermelhas e pretas - 360 ge 240 g;
- açúcar granulado - 360 g;
- água - 3 litros.
A mistura de frutas vermelhas é colocada em uma jarra, adiciona-se água fervente e deixa-se nesta forma por 20 minutos. O líquido é escorrido, levado à fervura em fogo e adicionado açúcar. A solução é mantida em ebulição durante 3 minutos, após os quais é vertida sobre os bagos. Cubra os recipientes com uma tampa e deixe esfriar.
Como armazenar compota
Para armazenar bem a compota, é importante fechar os potes com cuidado, o que evitará que o ar entre no recipiente e azede a bebida. As preparações são armazenadas em um local escuro e fresco, que geralmente é uma adega ou despensa. É importante que o ambiente não esteja muito úmido, caso contrário as tampas ficarão rapidamente enferrujadas.