A compota de dogwood para o inverno é um excelente preparo para quem não bebe bebidas açucaradas, mas prefere sabores ácidos. São muitas as opções de preparo de uma bebida de inverno com frutas diversas. Uma dessas receitas inclui compota de dogwood e maçã doce. A bebida preparada ajuda a melhorar a imunidade e previne resfriados.
Características de preparação de compota de dogwood e maçãs para o inverno
Durante o cozimento, considere os seguintes pontos:
- dogwood é uma fruta azeda, então para ter um sabor bom é preciso adicionar muito açúcar;
- bagas combinam bem com frutas - uvas, maçãs, peras. Mas seu uso deve ser em quantidade tal que o sabor do componente principal não seja interrompido;
- Bagas maduras da Borgonha escura são usadas para a bebida. Se os frutos não estiverem maduros, são amarrados em um saco plástico. Em 2 dias eles estarão prontos.
Ingredientes da receita
Para fazer a bebida, você precisa levar:
- 200 gr. dogwood;
- 800 gr. maçãs;
- 2 litros. água;
- 500 gr. açúcar granulado.
Como escolher os produtos?
Para fazer uzvar, os frutos estão maduros e firmes. Frutas muito macias se desintegrarão durante o tratamento térmico. Os frutos são separados e lavados em água fria. Frutas verdes também não são adequadas para a bebida, por causa delas a compota terá sabor azedo. As maçãs para a bebida são obtidas de variedades duras e doces.
Preparando os pratos
Antes de encher os potes, primeiro deve-se enxaguar bem com bicarbonato de sódio e enxaguar. Em seguida, o recipiente é derramado com água fervente e colocado de cabeça para baixo sobre uma toalha.
Os recipientes para compotas devem estar secos. Após a secagem, você pode adicionar dogwood.
Importante! Para evitar problemas durante a conservação, a escolha dos potes deve ser cuidadosa. O contêiner é inspecionado quanto a rachaduras, ferrugem e lascas. Se os recipientes forem bem tratados, a compota de dogwood com maçãs durará muito tempo durante o inverno.
Etapas de cozimento
Para preparar a compota, você precisa seguir as instruções:
- Pegue maçãs pequenas e firmes. Variedades agridoces são mais adequadas para a receita. As maçãs não devem estar danificadas ou apresentar sinais de apodrecimento.
- O dogwood é processado, todas as sépalas são removidas e lavadas em água fria corrente.Depois é colocado em uma peneira para escoar a água.
- É colocado em recipientes preparados e secos.
- Coloque uma chaleira com água no fogão e deixe ferver. Água quente é colocada em um recipiente com dogwood e coberto com uma tampa de metal. O frasco é reservado por 15 minutos.
- As maçãs estão sendo preparadas. Eles são lavados, cortados em 4 partes e o miolo é removido. Corte cada parte em pedaços pequenos. A casca das maçãs não é removida.
- O líquido do recipiente com o qual as frutas são despejadas deve ser despejado na panela. Para evitar que o dogwood caia na panela, recomenda-se colocar uma tampa especial com furos no pote. Em seguida, adicione as maçãs e leve ao fogo, levando o fogo para médio.
- Açúcar é adicionado à panela, a mistura deve ser mexida o tempo todo até que se dissolva. Após ferver, cozinhe por 10 minutos. Antes de desligar, é preciso provar a calda para ver se há açúcar e decidir se ainda é necessário adicionar este produto.
- A mistura quente é colocada de volta na jarra e enrolada.
- O último passo é verificar se o recipiente está bem fechado. Os potes são virados de cabeça para baixo e cobertos com uma manta por 2 dias. Durante esse tempo, o uzvar esfriará uniformemente.
Métodos para armazenar compota
A bebida é armazenada no porão ou na geladeira por no máximo 2 anos. Aconselha-se embrulhar as tampas com filme de polietileno, caso contrário as tampas enferrujarão e os micróbios penetrarão nos recipientes.
A bebida aberta deve ser consumida um dia antes.