Os figos (figos) são famosos por suas propriedades benéficas. As frutas frescas são nutritivas, contendo muitos açúcares, potássio e vitaminas. Porém, é difícil encontrar a fruta na sua forma natural, estamos mais familiarizados com os figos como frutos secos de armazém. Mas as donas de casa ainda fazem preparativos de figos para o inverno. Apresentaremos receitas interessantes para processar esta fruta saudável.
Sutilezas da peça de trabalho
Para preparar figos para o inverno, é importante prestar atenção na casca e no cheiro da fruta. A casca da fruta é bastante fina, danifica-se rapidamente, a polpa começa a deteriorar-se e a exalar um cheiro azedo. Não se deve usar frutas macias para enlatar, é melhor comê-las frescas.
Como são colhidos os figos?
A figueira é colhida duas vezes por ano - em julho e setembro. As datas podem variar dependendo da localização da planta. A colheita das frutas é melhor feita na primeira metade do dia.
Isso deve ser feito com traje fechado e luvas, pois a parte frondosa da planta secreta um líquido que pode causar irritação na pele.
Para colher figos, leve frutos maduros, sem amassados ou sinais de apodrecimento. As frutas frescas devem ser armazenadas em local fresco e escuro por no máximo 5 a 6 horas.
Preparando os pratos
Os pratos à base de figos não estragam por muito tempo e mantêm o sabor se seguir as regras de utilização e processamento dos recipientes:
- Use pratos esmaltados ou panelas de aço inoxidável para cozinhar.
- Antes de usar, lave bem os potes com refrigerante e trate com vapor quente.
- Esterilize as tampas imediatamente antes de lacrar.
É melhor usar potes de vidro de tamanhos diferentes para armazenar alimentos enlatados. Antes de usar, verifique se há lascas e rachaduras.
Como preparar figos para o inverno em casa?
Os figos frescos não duram muito, por isso existem muitas receitas diferentes para enlatar, congelar e secar figos.
Produto seco
A figueira tolera bem a secagem e mantém as suas propriedades benéficas. Para fazer frutas secas, pegue frutas maduras que caíram da árvore. Eles são limpos de poeira e dispostos sobre uma gradinha em uma camada, levemente umedecida com água.
Durante o processo de secagem, a fruta pode começar a fermentar. Para evitar que isso aconteça, é mergulhado em calda de açúcar quente por alguns segundos.
Os figos embebidos em açúcar são colocados em tábuas e secos durante duas semanas. Em seguida, os frutos são achatados, amarrados em um fio e pendurados em local seco e com sombra.
Os figos podem ser congelados no congelador?
A única opção para preservar todas as substâncias benéficas dos figos é o congelamento. Para a colheita, retire frutos maduros, de cor escura, sem sinais de danos ou apodrecimentos. Você pode congelar os figos inteiros ou cortá-los em fatias.
Sequência de congelamento:
- lave a fruta e deixe secar;
- coloque as frutas em uma bandeja e leve ao sol para secar;
- depois de um dia, envie a peça ao freezer por 1-2 horas;
- Coloque as frutas congeladas em recipientes ou sacos.
O produto pode ser armazenado no freezer por no máximo 6 meses.
Geleia de figo
Uma opção de conservar figos para o inverno é fazer geléia. O processo de cozimento não levará mais de 15 minutos.
Ingredientes:
- figueira – 700 g;
- açúcar – 500g.
Limpe os restos dos frutos maduros e cubra com açúcar por 3 horas para liberar o suco. Em seguida, leve ao fogo o recipiente com as frutas e cozinhe por 5 minutos. Deixe esfriar e deixe de molho na calda por 10 horas. Escorra a calda, ferva e regue com os frutos silvestres, acondicionados em potes. Enrole o recipiente e coloque-o na adega.
Geleia de figo
Para a preparação você precisará de:
- figo – 1kg;
- açúcar granulado – 0,5 kg;
- limão – 1 unid.;
Lave as frutas e corte em pedaços pequenos. Reserve uma pequena quantidade de figos picados. Descasque o limão. Passe as frutas no liquidificador. Adicione o açúcar ao purê e cozinhe por 30 minutos. Adicione os figos e deixe ferver. Distribua em recipientes e feche com tampas.
Compota
Ingredientes:
- figo – 600 g;
- açúcar – 300g;
- água – 6 litros.
Para preparar a compota, adicione o açúcar e os figos preparados à água fervente ao mesmo tempo. Prepare a bebida por 10 minutos. Despeje o líquido em recipientes esterilizados e distribua as frutas por igual. Feche os potes e coloque-os em local escuro.
Figos em calda
Componentes:
- figos – 1kg;
- açúcar granulado – 750 g;
- limão – 1 unid.;
- água – 300 ml.
Coloque as frutas lavadas em uma panela com água fervente, cozinhe por 5 minutos e escorra em uma peneira. Ferva o xarope com água e açúcar e acrescente frutas levemente cozidas. Cozinhe a mistura por meia hora. Esprema o suco de limão nos figos em calda e cozinhe por 10 minutos. Coloque em potes e feche com as tampas.
Frutas em conserva
Ingredientes:
- figo – 1kg;
- açúcar – 700g;
- sal – 10 g;
- estrelas de cravo – 10 peças;
- folha de louro – 3-4 peças;
- Pimenta;
- canela em pó – 5 g;
- limão – 1 unid.;
- vinagre – 200ml;
- vinho do Porto – 100 ml.
Lave os figos e fure a casca com um palito. Coloque as frutas, o louro e as raspas de limão em recipientes. Numa panela separada, ferva a salmoura com açúcar, sal, vinagre, vinho do Porto e especiarias. Encha os potes de figos com líquido fervente. Durante 7 dias, escorra a marinada duas vezes ao dia, ferva e encha novamente o recipiente. Depois de uma semana, escorra a salmoura, distribua os temperos uniformemente entre os potes, despeje a marinada fervente sobre eles e feche os recipientes.
Vinho
Para preparar você precisará de:
- figos secos – 1,5 kg;
- açúcar – 1kg;
- fermento de vinho – 10 g;
- água – 4 litros;
Corte as frutas em pedaços pequenos e despeje em um recipiente de volume adequado. Ferva a calda e despeje na garrafa. Adicione água, adicione fermento. Cubra a garrafa com papel e faça furos.
Não mexa, esfrie ou aqueça a bebida por um mês.O final da infusão de vinho será indicado pelos frutos que assentaram no fundo.
Coe a bebida, despeje em garrafas limpas e transfira para local fresco e escuro.
Licor
Ingredientes:
- figos – 5-6 peças;
- água – 800ml;
- açúcar – 1kg;
- álcool – 1 litro.
Esmague a figueira até formar uma polpa, adicione água e deixe fermentar por uma semana. Coe bem a infusão com gaze ou peneira fina. Despeje o líquido em uma garrafa, acrescente o açúcar, acrescente o álcool e mexa bem. Infundir a bebida por várias horas. Coe novamente, despeje em recipientes e transfira para local fresco.