Os preparativos para o inverno geralmente são feitos no verão ou no outono. Mas o caviar de cebola pode ser feito em qualquer época do ano. É versátil e acompanha bem qualquer prato principal como complemento. Também pode ser usado como lanche ou simplesmente barrado no pão. Além disso, o caviar ajuda a aumentar a imunidade durante a estação fria. A seguir, descreveremos em detalhes como preparar rapidamente o caviar de cebola e também descreveremos uma receita de preparativos para o inverno.
Características do preparo de caviar de cebola para o inverno
O caviar de cebola, preparado sem processamento especial e esterilização do recipiente, dura um mês na geladeira e não estraga. No entanto, esta opção não é adequada para armazenamento a longo prazo de preparações para o inverno.
Para evitar que estraguem e durem até o inverno, é necessário seguir as características de cozimento:
- os recipientes devem ser esterilizados por pelo menos 20 minutos;
- O pote não deve ser enchido até o topo, deixando um centímetro e meio a dois centímetros até a borda;
- Você não pode alterar repentinamente a temperatura de armazenamento e levar potes cheios de quentes para frios, caso contrário eles podem estourar.
Especificidades da seleção de ingredientes
O principal ingrediente deste caviar é a cebola. Cozinhar é mais fácil se você escolher cabeças grandes para isso. A receita clássica usa cebola normal, você também pode combiná-la com branca ou vermelha - isso deixará o sabor do prato mais interessante.
Como experiência, você pode enrolar cada pote com diferentes combinações e depois encontrar a receita perfeita para você.
Normalmente, as receitas de caviar de cebola também contêm tomates, mas você pode substituí-los por pasta de tomate. A cenoura também é um ingrediente comum no caviar; você pode usá-la para regular o sabor picante: quanto mais usar, mais macio e suave será o sabor. O óleo de girassol pode ser substituído por azeite ou óleo de milho.
Para quem gosta de acidez, acrescente suco de limão ou vinagre de vinho. Para adicionar tempero, adicione alho, pimenta preta ou pimenta à massa de caviar. As ervas aromáticas também não serão supérfluas: salsa, endro e manjericão servem.
Preparando recipientes
As preparações de inverno são tradicionalmente armazenadas em potes de vidro. São estes pratos, em combinação com tampas herméticas, que permitem um armazenamento a longo prazo.Porém, lembre-se da regra mais importante: a louça não deve apenas estar limpa, mas também esterilizada. Isso se aplica não apenas às latas, mas também às tampas.
Como esterilizar potes de vidro em casa:
- no forno;
- no microondas;
- vapor sobre uma panela.
Também é importante verificar se há rachaduras e lascas nos frascos. Para esterilização, as tampas devem ser fervidas em água por 15 minutos.
Métodos para preparar caviar de cebola
O caviar de cebola é injustamente inferior em popularidade ao caviar de abóbora e berinjela. Mas é muito mais fácil de preparar: você precisa de poucos ingredientes e leva menos tempo para preparar.
Para os preparativos para o inverno, a opção clássica com esterilização de potes é mais adequada. No entanto, você pode ficar sem ele se não planeja deixar o caviar de cebola sem vigilância por muito tempo.
Receita clássica
Esta é a receita mais popular para fazer caviar de cebola duradouro. É preferível preparar pratos esterilizados com antecedência para não se distrair do cozimento.
Ingredientes necessários:
- 1 quilo de cebola;
- uma lata de extrato de tomate ou meio quilo de tomate;
- 60 mililitros de óleo de girassol (ou outro);
- sal e especiarias - a gosto.
Instruções passo a passo para preparar caviar de cebola para o inverno:
- Descasque a cebola e pique-a grosseiramente.
- Frite metade da cebola picada em uma frigideira em fogo baixo. É preciso mexer constantemente o conteúdo da panela e tomar cuidado para que a cebola não queime. 15 minutos de fritura serão suficientes.
- O restante da cebola deve ser escaldado com água fervente e colocado em uma peneira.
- Agora você precisa misturar todas as cebolas e cozinhar em uma panela por 20 minutos. Você também precisa adicionar pasta de tomate (ou tomate) e temperos. Não se esqueça de mexer os legumes constantemente.
- Em seguida, a mistura resultante deve ser passada por um moedor de carne ou picada no liquidificador.
- Depois disso, a mistura deve ser fervida em uma frigideira por mais alguns minutos.
- Sem esperar que esfrie, o caviar deve ser transferido para potes preparados (após a esterilização devem estar quentes).
- Coloque um pano de algodão no fundo da panela e só depois coloque os potes. Em seguida, a panela é enchida com água quente (temperatura 80 graus). Assim, os potes devem repousar meia hora, só então podem ser bem fechados com tampas.
- As peças de trabalho devem esfriar até a temperatura ambiente, após o que podem ser guardadas em local fresco.
Opção sem esterilização
Se não houver necessidade de armazenamento prolongado de caviar de cebola, você pode prepará-lo sem esterilizar os recipientes.
Esta preparação pode ser guardada na geladeira por cerca de um mês. Neste caso, a receita culinária não difere da descrita anteriormente, exceto nos últimos passos.
Basta colocar o caviar de cebola em uma tigela limpa, deixar esfriar e levar à geladeira. É melhor não comer imediatamente, mas deixar fermentar por pelo menos 12 horas – então o sabor se desenvolverá melhor.
Como e por quanto tempo você pode armazenar
O caviar de cebola é armazenado em temperaturas de +2 a +7 graus. Para isso, é adequado o armazenamento em cave seca, na varanda ou no frigorífico. É importante monitorar a temperatura do ambiente onde os preparados são armazenados: em temperaturas abaixo de zero os potes podem estourar.
Não se deve deixar estoques de preparações de cebola por mais de um ano - existe o risco de estragarem. Um frasco aberto não deve ser armazenado na geladeira por mais de duas semanas.