Grosso, perfumado e de aroma incomparável, o caviar de abóbora com alho para o inverno é surpreendentemente fácil e simples de preparar. Cada dona de casa tem seu próprio segredo. Algumas pessoas gostam de adicionar vinagre no final do cozimento, outras preferem suco de limão. Existem receitas que utilizam extrato de tomate, cenoura, cebola e outros ingredientes. A tecnologia de cozimento também difere em muitos aspectos. Mas, em qualquer caso, o prato acabado é um aperitivo delicioso que não tem vergonha de servir na mesa festiva.
- Características do preparo de caviar de abobrinha com alho
- Seleção e preparação de ingredientes
- Como preparar recipientes?
- Melhores receitas
- Caviar de abobrinha frita para lamber os dedos
- Versão picante com pasta de tomate
- Caviar de abóbora com pedaços de alho
- Receita de panela de pressão
- Períodos e regras de armazenamento
Características do preparo de caviar de abobrinha com alho
Os nutricionistas adoram adicionar abobrinha ao cardápio para emagrecer, pois é rica em potássio, ferro, caroteno, vitaminas C, B e microelementos. Para preparar o caviar, os vegetais são picados em um moedor de carne para ficarem homogêneos. Enquanto isso, podem ser cortados em pequenos pedaços, fritos e condimentados.
Todas essas manipulações são realizadas em pratos de ferro fundido ou aço inoxidável com fundo grosso. Em pratos esmaltados, os alimentos grudam no fundo e queimam.
Importante lembrar! Durante o cozimento, os vegetais devem ser mexidos a cada cinco minutos com uma colher de pau para evitar que grudem no fundo.
Seleção e preparação de ingredientes
A abobrinha deve ser jovem, de casca fina e de tamanho pequeno. Os frutos maduros têm sementes grandes e polpa madura demais. Durante o cozimento, a polpa e as sementes são retiradas. Para preparar o caviar de abóbora para o inverno, os vegetais são preparados com antecedência: descascados, lavados, ralados, passados na prensa e assim por diante.
Como preparar recipientes?
Não é difícil preparar cilindros para esterilizar caviar de abóbora com alho para o inverno. Os potes de vidro são bem lavados com refrigerante e levados ao forno frio. Ligue a 130-140 graus, espere até que os cilindros sequem e esterilize. Coloque as tampas em uma tigela pequena com água, ligue o gás e ferva por 5 minutos.
Outro tipo de esterilização é ferver o recipiente em água. Os recipientes são lavados, virados de cabeça para baixo e colocados em uma panela com água fervente.
Em seguida, o caviar quente é colocado em potes e coberto com uma tampa fervida. Resta enrolá-los ou fechá-los bem com a tampa.
Melhores receitas
Encontrar a receita perfeita requer paciência e prática.Somente aprendendo você poderá derivar a fórmula da melhor receita e obter um bom resultado.
Caviar de abobrinha frita para lamber os dedos
Para a receita, os vegetais devem ser picados finamente, fritos e picados. E embora o preparo seja demorado, o resultado final é um prato delicioso. Os seguintes produtos são necessários:
- abobrinha - quilograma;
- óleo vegetal – cem gramas;
- tomates - cinco peças;
- cebolas - três cabeças;
- cenouras - duas peças;
- alho - quatro dentes;
- pimentão – duas peças;
- verduras diferentes - um cacho;
- pasta de tomate – trinta gramas;
- sal - duas colheres de chá;
- pimenta preta - colher de chá;
- vinagre de maçã – cinquenta gramas;
- açúcar - uma colher de chá.
Os vegetais devem ser cortados arbitrariamente. Em seguida, frite em óleo de girassol e triture no liquidificador. Descasque os tomates, pique finamente e junte aos legumes. Sal e pimenta tudo, acrescente açúcar, ervas e cozinhe. No final adicione o extrato de tomate, o alho e depois de cinco minutos – o vinagre. Despeje em recipientes e enrole. O caviar de abobrinha “Você vai lamber os dedos” está pronto.
Versão picante com pasta de tomate
Esta receita é uma cópia exata de “Limber-lickin’ good”, só que aqui o pimentão é substituído por pimenta malagueta. Os vegetais precisam ser picados, fritos e picados. Retire as sementes da pimenta e enrole. No final acrescente os temperos, o tomate, o ácido cítrico. Retire do fogo, despeje em potes e embrulhe em um cobertor quente para esterilização. O caviar está pronto.
Caviar de abóbora com pedaços de alho
O caviar de abobrinha fica delicioso porque todos os vegetais são cortados à mão. A quantidade de ingredientes corresponde à receita “Você vai lamber os dedos”. Corte os vegetais em pedaços pequenos.As cebolas são fritas primeiro, depois as abobrinhas e os tomates. Esprema os dentes de alho numa prensa. Adicione aos vegetais. Adicione especiarias e cozinhe por uma hora. Despeje em potes e feche.
Receita de panela de pressão
Cozinhar na panela de pressão é um prazer. Utilizados: óleo vegetal, abobrinha, cenoura, tomate, alho, temperos. Tudo, exceto pasta de tomate e pimentão. A quantidade de produtos corresponde aos exemplos acima.
Rale as cenouras em um ralador fino ou pique no liquidificador e cozinhe no azeite. Adicione a cebola picadinha, a abobrinha picada grosseiramente, o tomate pelado e o sal. Rale o alho, jogue em um recipiente, polvilhe com açúcar e ligue o modo “Mingau”. Após o sinal, abra a tampa. Solte o vapor e escorra o excesso de água. Moa os legumes no liquidificador. Para conservar o caviar por muito tempo, coloque uma colher de sopa de vinagre em cada frasco.
Períodos e regras de armazenamento
Muitas pessoas esterilizam o caviar no forno. Coloque os potes de caviar de abóbora em uma assadeira, ligue o forno por vinte minutos, retire e enrole. A temperatura não deve ultrapassar cento e cinquenta graus.
Outro tipo de esterilização: coloque um pano de prato no fundo de uma panela funda, despeje a água e leve ao fogo. Assim que a água começar a ferver, abaixe os cilindros com caviar e ferva por mais quinze minutos.
A vida útil do caviar de abóbora caseiro é de um ano. Se a peça não tiver sido esterilizada, ela poderá ser armazenada por até um ano a uma temperatura de dez graus Celsius.
Caso contrário, a temperatura do ambiente onde estão armazenados os potes de caviar pode chegar a vinte graus. Recipientes abertos de caviar devem ser mantidos na geladeira.