Não apenas o borscht russo, mas também o kharcho georgiano para o inverno é preparado em potes pelas donas de casa durante o período de colheita de vegetais e frutas. É um prazer cozinhar com vegetais recém colhidos: são tão apetitosos e suculentos que as mãos ficam com vontade de cozinhar algo com eles.
O que você precisa para cozinhar
Avaliamos nossas reservas, verificamos se está tudo em estoque para nossas compras e compramos o que falta. Os vegetais na mesa da cozinha devem incluir:
- Tomates maduros (é melhor levar tomates grandes e carnudos, alface) - 2 kg.
- Pimenta (picante), vermelha - 1 vagem.
- Ameixas com sabor azedo, maduras - 0,2 kg.
- Cabeças de cebola (brancas) - 0,5 kg.
- Dentes de alho frescos - 100 g.
- Salsa - um monte.
- Coentro - um monte.
- Nozes sem casca - 110 g.
Com vegetais é claro. Agora estamos analisando os temperos necessários para o kharcho no inverno. Aqui está a lista deles:
- lúpulo-suneli (0,5 colheres de sopa ou um pouco
abençoar); - pimenta da Jamaica (3 unid.);
- folha de louro (1 unid.);
- Vinagre de mesa 6% (3 colheres de sopa);
- óleo vegetal refinado (girassol) - 100 ml;
- açúcar (2 colheres de sopa);
- sal (1 colher de sopa).
Se quiser pode fazer o molho com arroz. Você precisa de muito pouco - 50 G. Vale a pena levar não oblongo, mas arroz redondo Krasnodar. Desse volume de vegetais você consegue de 750 ml a 1 litro de sopa kharcho para o inverno.
Além de legumes e temperos, prepararemos uma panela de fundo grosso, uma frigideira, tábuas de cortar, um liquidificador ou um moedor de carne. Se não houver nem um nem outro - uma peneira. Além disso, você precisará de uma faca afiada, colheres medidoras, uma colher para mexer e um pote com tampa. Você precisa de uma balança de cozinha. Você preparou tudo? Então vamos começar.
Processo de cozimento
Para preparar os tomates é preciso lavá-los, retirar as “pontas” e pesá-los. Deve pesar 2 kg ou um pouco mais. Se você tiver preguiça de tirar a casca, pode picar os tomates no liquidificador ou no moedor de carne. Passe a massa resultante por uma peneira fina e reserve.
Descasque a cebola e lave em água fria. Em seguida, use uma faca afiada para cortar em cubos médios. Reserve a tábua com as cebolas.
Pimentas são as próximas. Não se esqueça que é afiado - não esfregue o dedo nos olhos ao cortá-lo. Retiramos da pimenta as sementes e as membranas que não são necessárias para a sopa (então ficará muito picante). Corte a pimenta em cubos pequenos.
Leve ao fogo uma frigideira, unte com azeite e despeje primeiro a cebola e depois, depois de um tempo, a pimenta. Frite em fogo moderado. Nosso objetivo é obter uma cebola transparente e macia.
A sopa Kharcho para o inverno inclui ameixas. Eles devem primeiro ser lavados e depois remover cuidadosamente as sementes. Obtemos um peso líquido sem sementes - 200 G. Despeje a cebola da frigideira nos tomates e coloque as ameixas na frigideira.
Eles precisam ser cozidos um pouco até ficarem macios em um pouco de água. Cozinhe por 10 minutos, fechando a tampa. O molho deve ser homogêneo, por isso as ameixas devem ser esmagadas em peneira. Despeje o purê resultante em uma panela com tomate e cebola.
As nozes já estão descascadas. Seque-os numa frigideira (os secos são mais fáceis de picar). A frigideira pode ser limpa com papel toalha até ficar limpa e seca, despeje as nozes nela e leve ao fogo. Frite até estalar levemente. Mexa continuamente.
Graças às nozes, a sopa kharcho para o inverno em potes adquire um sabor harmonioso. Você pode triturá-los no pilão, no liquidificador ou, ainda mais fácil, simplesmente colocá-los em um saco de comida, embrulhar em um pano de prato e enrolar com um rolo. Se você não tiver preguiça de lavar o moedor de carne, poderá moer as nozes.
A última etapa do cozimento é a evaporação do líquido da massa vegetal. É difícil dizer o tempo exato de cozimento. O molho precisa ser cozido até reduzir pela metade. Demora de 40 minutos a 1 hora.
Adicione à mistura:
- Açúcar.
- Sal.
- Pimenta da Jamaica.
- Lavrushka.
- Arroz.
Cozinhe os legumes, mexendo por 20 minutos. Nessa hora, enxágue a salsa e o coentro, seque, corte em pedaços pequenos e despeje em uma panela junto com o cereal e o alho. Os preparativos para o inverno estão quase prontos. Você precisa cozinhar por mais 15 minutos, despeje o vinagre bem no final.
Os potes e tampas devem ser submetidos a tratamento térmico: os potes devem ser esterilizados, as tampas fervidas. Louça limpa é garantia de armazenamento a longo prazo.
Misture a mistura e encha os potes até os ombros.Coloque os potes bem fechados com tampas de metal de cabeça para baixo e cubra com um cobertor para aquecer. É assim que você pode fazer um delicioso molho para sopa. As donas de casa gostaram desta receita de kharcho em potes para o inverno.
Como usar no inverno
No inverno, você pode preparar rapidamente uma sopa deliciosa e rica nesse pote. Você precisará, entretanto, de carne para preparar o caldo, mas os vegetarianos podem usar caldo de vegetais.
Despeje o conteúdo da jarra em caldo de carne (vegetais) fervente, ferva por 5 a 7 minutos e o almoço está pronto. Você precisa de 1,5 litro de caldo, a sopa terá a espessura ideal. O sabor do primeiro prato será excelente, rico e aromático. Se necessário, adicione sal à sopa.
A sopa Kharcho é deliciosa para comer com ervas, que podem ser congeladas no verão. Isso é feito de forma muito simples. Mergulhe as verduras (salsa, endro, coentro) em uma tigela com água fria. Depois de uma hora, enxágue em duas águas. Escorra a grama em uma peneira. Pique as verduras finamente quando a água escoar e a grama secar. Coloque em formas para freezer, acrescente água fervida e leve ao freezer. No inverno, esses cubos podem ser jogados na sopa kharcho. O aroma será como o de ervas frescas, assim como o sabor.
Pegue a receita e prepare um delicioso molho para sopa. Presenteie seus entes queridos e amigos com pratos saudáveis.